Começa vazamento de delação oficial de Leo Pinheiro contra Lula

Os principais implicados na delação negam ou dizem que Pinheiro "inventou" a história. Procurada, a defesa de Lula afirmou que o acordo se deu no contexto de "perseguição contra pessoas pré-estabelecidas" pelos procuradores

Jornal GGN – A delação de Leo Pinheiro, ex-OAS, aguarda desde dezembro do ano passado pela homologação do Supremo Tribunal Federal. Ou seja: ainda não foi aceita pela Justiça e tampouco se sabe quais provas corroboram o depoimento, ou mesmo se ele terá utilidade na instrução de uma ação penal. Mas o vazamento do conteúdo oficial entregue à Lava Jato já começou a preencher o noticiário.

Nesta quarta, 1º de maio, Folha de S. Paulo publicou reportagem em que revela que Pinheiro arrastou para a operação o nome da ex-assessora de Lula, Rosemary Nogueira. A empresa de seu marido, a New Talent Construtora, teria supostamente sido favorecida pela OAS, para agradar Lula.

O curioso é que, pela narrativa de Pinheiro, Lula não pediu diretamente a ele que a New Talent fosse contratada. Ele teria, inclusive, recuado do “pedido”, feito por Paulo Okamoto (que nega), por aparente “irritação”. Mais uma vez, Pinheiro, cita reunião com o ex-presidente no Instituto Lula, o que não prova exatamente o que foi discutido no encontro.

Também chama atenção que a Lava Jato repete o expediente de criminalizar contratos e serviços que de fato existem e foram executados.

E pelo teor divulgado, o depoimento é mais um do tipo “palavra de delator contra palavra de acusado”. Folha não publicou uma linha sequer sobre como Leo Pinheiro teria provado o que disse contra Lula aos procuradores.

Os principais implicados na narrativa de Pinheiro negam ou dizem que ele “inventou a história”.

Procurada, a defesa de Lula afirmou que a delação certamente se deu dentro do contexto de “perseguição contra pessoas pré-estabelecidas” pelos procuradores.

A reportagem não informa o que Lula supostamente fez, qual a contrapartida à OAS, em troca do suposto pedido de favorecimento à New Talent.

Folha, ainda assim, manteve a cobertura do gênero “cão de guarda da Lava Jato” (veja artigo sobre isso aqui) e deu destaque total as acusações feitas por um candidato a delator que permaneceu muito tempo preso antes de mudar de versão e aceitar os termos do Ministério Público.

Com base na delação informal de Pinheiro, Lula está detido em Curitiba, condenado no caso triplex a 8 anos e 10 meses de prisão.

A DELAÇÃO

Segundo a delação, a OAS e a Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil) eram sócias na Invepar. Em 2012, o então presidente da Previ, Ricardo Flores, teria pedido a Leo Pinheiro para contratar, via Invepar, a empresa New Talent, de João Vasconcelos, marido de Rosemary.

Pinheiro afirma que repassou o pedido para Carlos Henrique Lemos, então superintende da OAS em São Paulo.

A New Talent Construtora de fato foi contratada e fez a obra de duplicação da rodovia Raposo Tavez, conduzidas pela Cart (Concessionária Autoestrada Raposo Tavares), que pertence à Invepar.

Folha afirma que “os serviços realmente forma prestados pela New Talent Construtora”.

Dois anos depois, em 2014, segundo Pinheiro, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, teria lhe dito que a New Talent teve prejuízo no contrato com a Invepar, e pediu uma “nova oportunidade” para a empresa.

Pinheiro afirma que, de novo, acionou Carlos Henrique Lemos, mas dessa vez a contratação demorou.

E aí entra a cereja do bolo:

“O ex-presidente da OAS disse que em outubro de 2014, num encontro com Lula e Okamoto no Instituto Lula, ele foi pressionado pelo ex-presidente da República, que teria se mostrado profundamente irritado com a demora na contratação e disse para que esquecessem o pleito.”

O papel de Lula na trama toda teria sido ficar irritado e recuar do “pedido”.

Lemos, então, teria se reunido com Rosemary e o marido em 5 de novembro de 2014 para discutir a questão. Antes do ano terminar, a New Talent foi contrata pela OAS para “realizar obras num empreendimento de revitalização da favela do Real Parque, na zona sul da capital paulista. A Folha apurou que a New Talent recebeu da OAS mais de R$ 1,8 milhão pelos contratos.” O jornal não informa não indício de irregularidade ou suspeitas quanto ao serviço.

Procurada, a defesa de Carlos Henrique Lemos disse à Folha que não acredita no que Leo Pinheiro fala porque ele muda de versão o tempo todo. “Eu não confio no que disse esse cidadão. Eu tenho informação de que ele chegou a mudar o depoimento dele. Qual é o correto? O primeiro ou o segundo. Ele é inconfiável”, disse.

A defesa de Lula reclamou em nota que a delação, sem valor probatório, foi vazada no contexto de “perseguição contra pessoas pré-estabelecidas” depois que o ex-presidente deu entrevista à Folha e El País. Folha afirmou que tinha “informações” sobre esse tema desde antes da entrevista.

Okamoto afirmou que a delação é um “invenção” de Pinheiro.

Rosemary não quis se manifestar.

Ricardo Flores disse que desconhece a delação, mas pelo que recebeu de informações da Folha, “ela não procede”.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resta saber se o leo pinheiro é apenas o leo pinheiro ou se o leo pinheiro também é leonardo etc e tal, conforme a juizita agora inocentada pelo corregedor (epa!) do tribunal da quarta. Será que o ínclito agora titular da décima terceira engolirá mais essa traquinagem desprocurada?

  2. Será que agora o Gilmar Mendes, o seu marionete, o Toffoli e o tucano Kojak vão ficar indignados e revoltados com mais esse vazamento criminoso?

  3. o stf ao aceitar esses vazamentos, irá sinalizar para a lava jato que a quadrilha de curitiba pode continuar a atacar o stf até a derrubada do mesmo.

  4. Cobertura paga, acredito…
    porque assim vão minando, ou sujando, algumas das garantias necessárias à defesa

    Folha colaborando para a antecipação do juízo de culpabilidade, mesmo que com delações duvidosas e mesmo sabendo que este tipo de cobertura muitas vezes já norteou a convicção de um Moro, por exemplo

    1. O procedimento manjado não é? Eles nem podem mudar porque agora estão afogados nisso.
      Interessante é a necessidade de ainda vazarem contra alguém já condenado e preso. pra mim, esse vazamento é pra conter a euforia com a entrevista de Lula. Claro que não ficará só na Falha.

  5. Se fosse qualquer outro país da America Latina, o povo sairia pras ruas para defendelo, mas o povo brasileiro e cordeiro. Só o Povo pode tira LULA do enclasuramento. O obejetivo desses pessoal Moro, e os q o seguem e manter LULA Preso, e q ele morra na cadeia. Vamos pra Rua Irmãos vamos defender o Brasil e o Melhor Prsidente q o Brasil teve Depois de Getulio. Vamos mostra q nós não somos os zumbis q eles pensão. Vamos povo Brasoleiro nao queremos ser colonia NorteAmericana.

  6. DELAÇÕES diversas mas concretas e pior a cada mês vemos os “paraísos fiscais”, revelando diversos montantes e os devolvendo ao GOVERNO (Petrobrás) e agora veremos TB a devolução a UNIÃO.
    E o 4 DEDOS é “preso político” como somos todos IDIOTAS.

    1. Se as delações são concretas, por que o MP só fala em indícios?
      Quem tem conta em paraíso fiscal? Até agora a gente sabe de Aécio, Serra, Paulo Preto, os diretores ladrões da Petrobrás.
      Até teu presidente admitiu que Lula é preso político, pois quando ele diz que vai trabalhar para mantê-lo preso, é porque a prisão é política. Foi aquele favorzão que Moro fez para seu candidato. Isso é fato. Moro era juiz, condenou Lula, impediu HC para Lula em férias, negociou o cargo de ministro durante a campanha eleitoral. Nada disso é delação, é tudo fato. Assim como é fato que Moro não se empolga se o investigado for da familicia.
      Vai comentar no Anta Gonista.

  7. Sera que uma pezinho de coelho ajudaraia o homem que se compara a cristo? Porque seus advogados ja milionários nao estao dando conta. E muita bronca em cima de um inocente. Te amamos lula! Seja uma Mandela… saia daqui a 20 ou trinta anos e ensine como governa um pais! Mas como o bozo ta vendendo tudo, como vai ter governo do pt sem propina

  8. Brasil meu Brasil brasileiro ,do mulato ao estrangeiro , o PIS mais rico do mundo em todas as riquezas naturais , água , petróleo , derivados do óleo , pedras preciosas ,gases naturais , minérios de todas as variedades ,ouro , diamante , madeira recursos naturais , medicamentos naturais , plantas , terra o clima , Será que vamos entregar de braços abertos para o EUA , todo sempre ….o meu Deus , só você para fazer a nação acordar com os seus filhos e lutarem para a liberdade da pátria filho….

  9. O Brasil inteiro já percebeu que procuradores da lava jato + réus apavorados + PGR + TR4 + STF + grande imprensa + PF + STJ sempre fazem vista grossa para as Fake News constantemente fabricadas contra Lula e integrantes do PT. Toda vez que Lula e o PT consegue desvendar um pouco do véu da mentira que envolve várias autoridades da justiça, da polícia e da grande imprensa, lá vem eles fabricar fatos e forjar indícios para tentarem transformar em provas. Imagino que pensam sermos imbecis ou que somos feito eles, que compram com facilidade fatos e noticias fabricados para enganar o público. Cegos e surdos para as substanciais provas apresentadas pela defesa de lula e do PT não se cansam de transgredirem a lei a honra a ética a verdade a decência e o juramento que fizeram e pelo qual deveriam se dedicar a proteger com altruísmo. Mas fazem o contrário quando promovem o desrespeito a todo instante. Porém, eles sabem que logo logo irão virar chacotas e figuras rejeitadas pelas verdades que surgirão para desmascarar a todos e todas.
    “MORO: Sr. Lula, o triplex é seu?
    LULA: Não.
    MORO: Mas o Sr. tinha interesse em adquirir?
    LULA: Não.
    MORO: Mas visitou?
    LULA: Sim.
    MORO: Por quê?
    LULA: Porque queriam me vender.
    MORO: Mas o Sr. comprou?
    LULA: Não.
    MORO: Mas o triplex é seu?
    LULA: Não.
    MORO: Mas porque visitou?
    LULA: Porque queriam me vender.
    MORO: Mas o Sr. não comprou?
    LULA: Não.
    MORO: Mas…
    Moro: o documento tem uma rasura
    Lula : quem rasurou?
    Moro: não sei….
    Lula : então como eu vou saber também?”
    Moro: Tem um documento aqui que fala do triplex….
    Lula: Tá assinado por quem?
    Moro: Hmm… A assinatura tá em Branco…
    Lula: Então o senhor pode guardar por gentileza!
    Moro: O sr. Não sabia dos desvios da Petrobras?
    Lula: Ninguém sabia dos desvios da Petrobras. Nem eu, nem a imprensa, nem o senhor, nem o ministério público e nem a PF. Só ficamos sabendo quando grampearam o Youssef.
    Moro: Mas eu não tinha que saber. Não tenho nada com isso.
    Lula: Tem sim. Foi o sr. quem soltou o Youssef.
    Moro: “saíram denúncias na folha de São Paulo, e no jornal O Globo de que…”
    Lula: “Doutor, não me julgue por notícias, mas por provas.”
    Moro: Senhor ex-presidente, você não sabia que Renato Duque roubava a Petrobras?
    Lula: Doutor, o filho quando tira nota vermelha, ele não chega em casa e fala: “Pai, tirei nota vermelha”.
    Moro: Os meus filhos falam.
    Lula: Doutor Moro, o Renato Duque não é seu filho.”

  10. Lula, limpe sua honra se você diz ao mundo que é inocente, faça delação premiada. Aí sim! Nós saberemos que você é um cara de caráter…

    1. Delação premiada é feita por criminosos. Se o Lula é inocente, como ele pode fazer delação premiada?

      Esse tal de Iridilson ouviu o galo cantar mas não sabe onde. Mas perdido do que cego em tiroteio.

  11. os caras punem até o ar que lularespira…
    por extensão, o ar que respiramos…
    esse é o estado de exceção..
    .pode ser seletivo
    mas que é estado de exceção,
    isso é, ninguém duvida….

  12. Essas delações parecem ser “estória” infantis de tão pueris que são.
    Enquanto isso onde está o QUEIRÓZ e sua maquina de lavar salário de assessores?

  13. Desculpe, Nassif, mas você poderia ter incluído as firmas privadas de comunicação social naquela chamada na chincha que fez em “É hora de parar Bolsonaro”…

    Sei lá, às vezes um texto claro e límpido como aquele pode, porque não?, colocar uma pulga atrás da orelha de jornalista, donos de jornal… Sabe? Falar do que estão fazendo contra o próprio país, questionar o tiro que essas firmas estão dando nos próprios pés, que talvez seja hora de porém as mãos nas consciências, de olharem com responsabilidade, sem arroubos inconsequentes, para o que estão fazendo…

    A propósito desse papel ridículo dessas firmas, li um texto bem bacana n’O Observatório da Imprensa (Salve, velho Dines!). Sei lá, apenas como curiosidade, talvez você já tenha lido: “Três anos do impeachment: o que a mídia tem a ver com isso?”, http://observatoriodaimprensa.com.br/dilemas-da-imprensa/tres-anos-do-impeachment-o-que-a-midia-tem-a-ver-com-isso/

  14. O velho método da lava jato, toda vez que está em evidência ou quando vai sair alguma alguma decisão a respeito dele.
    Vem uma delegação.

  15. OAS – Principal parceira do tucanato Em SP, Pedagios, Metrô, Rodoanel etc. Dificil não acreditar em interesses contrariados dos tucanos e o favorecimento da OAS com esta delação.

  16. Mim desculpe moro não estava fazendo um interrogatório e sim fazendo um questionário de aluno pra ver se Lula tirava dez lembrei quando eu estudava a professora perguntava e eu respondia.

  17. Deve o povo todo ir pras ruas dizer lulas livre.
    Leo Pinheiro pagou uma fortuna pra seus diretores fazerem delação premiada, tudo forjado.
    Onde fica o STF diante dessas coisas? Precisa se posicionar cmo STF, não deve ter medo.

  18. O Leo (ou Leonardo ?) Pinheiro é bom negociador… Conseguiu indicar o seu genro para presidente da Caixa Economica Federal… talvez porque o seu “modificado” depoimento tenha sido a peça principal utilizada pelo Moro para “convencer-se” da culpa do réu Lula da Silva… e ele utilizou bem, sabendo da importância da sua “delação premiada” para dar aparência legal à condenação feita pelo juizo da 13ª VF da republica de cu-ritiba, sede internacional da “farsa jato”…

  19. Sr Iridilson,
    Se um cara faz delação premiada é porque se reconhece culpado. Lula, inocente, não tem por que fazer delação premiada. Elementar!
    Tem cada um que aparece por aqui!

  20. Ele está se contradizendo, quem saiu calota do pela AOS foi Lula, até teve que entrar na justiça para rever seu dinheiro pago, e ainda não quer pagar.

  21. Quanta baboseira. Não seria mais simples dizer que os fatos, inventados ou verídicos, não constituem nenhum crime. Indicar uma empresa para fazer um serviço a outra empresa particular, mesmo tirando vantagem, não é crime nenhum. Quanta gente vive disto neste país?

  22. Muitos se engaram com relação a uma suposta e, para muitos – desejável, trégua, envolvendo a chamada imprensa corporativa(ou grande imprensa) e o lulo petismo.
    Primeiro: porque, como se constata agora, mirar nos erros e nos absurdos do novo governo não implicaria abdicar do ranço contra o ex-presidente Lula e seu partido. Não houve, e nunca poderia haver, qualquer condescendência.
    Segundo: afastar de vez Lula do processo político sempre foi a meta dela. Para eles, nesse sentido, talvez seja até um mal menor.
    Então, nada de novo front. O delenda Lula continua como missão, meta, objetivo, e coisa parecida.

  23. não consigo ler asmaterias do siteporque tem umanúncioi do ggogle à esquerda que nãodá – ou eu não sei tirar – pra retirar clicando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador