24 de junho de 2026

Congresso prepara ofensiva contra partidos que acionam o STF: “Querem nos amordaçar”, alerta Sâmia Bomfim

“Querem nos amordaçar. O problema não é [só] o IOF. É o fato de que foi o PSOL quem acionou o Supremo no caso do orçamento secreto", alerta deputada do PSOL
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional se articula para aprovar, antes do recesso, um projeto de lei que restringe o direito de partidos políticos acionarem o Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta, liderada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mira partidos como o PSOL, que vêm atuando como freio institucional contra medidas do centrão e da extrema-direita em prol dos mais ricos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Querem nos amordaçar. O problema não é [só] o IOF. É o fato de que foi o PSOL quem acionou o Supremo no caso do orçamento secreto, dos direitos reprodutivos, da população LGBTQIA+. É isso que eles querem parar. Se eles conseguirem aprovar isso, perdem os partidos pequenos. Perde o povo. Porque o Congresso passa a ser juiz de si mesmo. E ninguém mais terá como contestar as suas ilegalidades”, alertou a  deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), em entrevista à TV GGN [confira abaixo].

Na quarta-feira (02), o senador Davi Alcolumbre (União-AP) disse em plenário que “Todo mundo pode acessar o Supremo e questionar qualquer coisa. Temos que discutir com urgência quem pode fazer isso. Esse é um problema seríssimo que temos no Brasil.”

De acordo com o G1, o texto quer limitar essa prerrogativa, hoje garantida no artigo 103 da Constituição, a critérios como número mínimo de deputados ou representação nas duas Casas Legislativas. Na prática, o objetivo é impedir que partidos menores, como o PSOL, recorram ao Judiciário para barrar abusos do Congresso.

“Eles podem criar a regra que quiserem. Número mínimo de deputados, ter senador, ser da base. Tudo isso pode ser colocado num substitutivo. E tudo sob medida para excluir o PSOL”, denunciou Sâmia.

A ofensiva ganhou fôlego após o PSOL ingressar com ação no Supremo questionando a manobra do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que derrubou um decreto presidencial sobre o IOF. Desde então, o partido tem sido alvo explícito de lideranças que impedem direitos mínimos para o povo.

“É uma tentativa de nos calar por lei, mas é inconstitucional. Essa prerrogativa está na Constituição. Não pode ser retirada por um projeto simples“, disse a deputada.

Quando o PSOL acionou o STF

O incômodo do centrão e da extrema-direita com o PSOL não é novo. Mesmo com uma bancada reduzida, o partido tem protagonizado ações decisivas no Supremo Tribunal Federal.

Em 2021, foi o autor da ação que levou à derrubada do orçamento secreto. No ano seguinte, contestou decretos de Bolsonaro que facilitavam o acesso a armas, resultando na suspensão parcial das medidas.

Em 2023, acionou o STF pela descriminalização do aborto até 12 semanas, tema ainda em pauta na Corte. Agora, volta ao Supremo após manobra da Câmara sobre o IOF.

Sempre que o Congresso se nega a legislar sobre temas centrais, como saúde reprodutiva, direitos civis, desigualdade, é no Supremo que buscamos socorro. Essa é uma prerrogativa democrática. E querem nos impedir justamente por isso”, resumiu Sâmia.

Assista a entrevista completa abaixo:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    5 de julho de 2025 8:17 am

    Pra muitos não são necessárias mordaças, bastam focinheira.

    A maioria dos parlamentares fala demais mas não dizem

Recomendados para você

Recomendados