Congresso quer convocar Braga Netto após ameaça às eleições

Ameaça por conta do voto impresso foi alvo de críticas de autoridades de todos os escalões e de diversos políticos

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Jornal GGN – Representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário criticaram abertamente o general Walter Braga Netto, que ameaçou abertamente a realização das eleições de 2022 caso o voto impresso não seja aprovado pela Câmara dos Deputados.

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo destaca que, além da defesa da democracia e do funcionamento das instituições, autoridades também defenderam a ida de Braga Netto ao Congresso para que se explique sobre tais afirmações.

Dentre as autoridades que criticaram a fala do militar, estão os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Edson Fachin – que, inclusive, é o atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

No Congresso Nacional, os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Fábio Trad (PSD-MS) apresentaram requerimentos de convocação do ministro da Defesa para que se explique sobre as ameaças ao sistema eleitoral brasileiro.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) enviou um ofício para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, apure tais ameaças, enquanto o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), repudiou quaisquer incertezas existentes sobre as eleições programadas para o ano que vem e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) cobrou a exoneração de Braga Netto por conta de sua atitude.

Na manhã desta quinta-feira, Braga Netto transmitiu um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (DEM-AL), por meio de interlocutor político, afirmando a quem interessasse que as eleições de 2022 não iriam ocorrer se não houvesse voto impresso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome