Copa do Mundo e o orçamento da Saúde entre 1995-2014

A recente entrevista do Ney Matogrosso à RTP, canal de televisão estatal português, é, para mim, um dos mais claros exemplos do complexo de vira-latas, como dizia Nelson Rodrigues, que atormenta parte das nossas classes A e B. A zeitgeist anti-petista da classe média brasileira foi exposta em canal de TV aberta na Europa através de um conjunto de preconceitos, dados incorretos, total incompreensão sobre os temas abordados e repetição acrítica de chavões difundidos ad nauseam pela grande imprensa.

Não me levem a mal, não considero o Ney Matogrosso uma pessoa mal-intencionada. Posso estar sendo inocente, mas achei a sua indignação real. Ele identificou o sintoma, mas errou miseravelmente o diagnóstico. O alvo da minha crítica não é a sua inconformidade com o problemas sociais brasileiros. Isso é legítimo e essencial para avançarmos como democracia. O problema é achar que, por ser uma figura pública, com reconhecimento internacional, pode-se fazer proselitismo sobre assuntos ou causas que ele claramente nunca estudou.

De todos os equívocos ditos pelo Ney, uma frase me incomodou o suficiente para me tirar da inércia e escrever este texto: “Se existia tanto dinheiro disponível para gastar na Copa, por que não resolver os problemas do nosso país?”.

Todos se lembram que ano passado, no auge das manifestações de Junho, surgiu um vídeo no Youtube com uma linda jovem brasileira falando inglês e desancando a realização da Copa Mundo no Brasil. O vídeo, que de amador e espontâneo não tinha nada, introduzia inúmeras mentiras e distorções de valores sobre a preparação para a Copa. O projeto foi tão espertamente concebido que conseguiu conquistar os corações da nossa classe média (quase sempre acrítica) em uma época na qual as pessoas apresentavam-se abertas a mudar de opinião sobre praticamente qualquer assunto de política. Não só por isso, mas desde então, a opinião pública virou, e a Copa do Mundo, que era apoiada maciçamente pelo povo, tornou-se um Judas em Sábado de Aleluia.

O fato é que a mudança de humor em relação à Copa se deu basicamente quando parte da sociedade se convenceu de que aqueles bilhões de reais investidos em estádios poderiam estar sendo usados para melhorar a saúde, educação, segurança, etc. No fundo foi uma efetiva estratégia de contrapropaganda.

Como eu não sou uma linda jovem e não tenho uma equipe profissional por trás para criar um vídeo explicativo sobre a Copa, vou tentar me apoiar apenas na verdade factual para mostrar que a tal frase dita pelo Ney é um disparate descomunal.

Deixo desde já claro que o que eu pretendo defender aqui são apenas 2 simples pontos:

1- A realização da Copa não interfere de forma relevante na saúde e na educação no Brasil.
2- A oposição, nomeadamente o PSDB, é extremamente hipócrita ao querer tirar partido desta falácia.

Vou dar prioridade aos dados sobre a saúde, por ser, segundo todas as recentes pesquisas de opinião pública, a área que mais preocupa os brasileiros atualmente. Mas o raciocínio que será exposto vale também para a educação, que tem orçamento anual semelhante.

Antes de compararmos os valores investidos em saúde com os gastos com a Copa, vamos ver rapidamente os números abaixo:

Durante os 8 anos de governo FHC, quando não houve Copa do Mundo no Brasil, o orçamento da saúde foi massacrado de forma, penso eu, inédita na nossa história recente. Já no seu primeiro ano de orçamento, segundo dados da Consultoria de Orçamento da Câmara, o governo FHC cortou em 45% os investimentos em saúde. Para piorar, ao longo dos 7 anos seguintes, a recuperação foi lenta, com reajustes homeopáticos, sempre abaixo da inflação. No total, houve apenas um singelo incremento de 10% no orçamento entre 1995 e 2002, período no qual, é bom destacar, a inflação acumulada foi de 114%. Resultado: em 8 anos, em números reais corrigidos pela inflação, o governo do PSDB cortou praticamente pela metade o dinheiro que ia para a pasta da saúde.

De todas as chamadas “heranças malditas” do governo FHC, a saúde foi com certeza uma das mais perniciosas. Só para se ter uma ideia, apesar da recuperação dos investimentos em saúde nos anos Lula, agora sim, com correções do orçamento sempre acima da inflação, o país só voltou a ter em 2012 o nível real de investimento em saúde semelhante ao que tinha em 1995 (esses cálculos de correção pela inflação podem ser feitos na calculadora online que o site do Banco Central fornece).

Vejam bem, o corte no orçamento da saúde no período FHC foi tão virulento, que foram necessários 16 anos para que a pasta recuperasse o padrão de investimento pré-FHC. Isso significa que somente há cerca de 2 anos o país voltou a aumentar de forma real os investimentos em saúde. Nos anos anteriores, estávamos apenas recuperando de forma progressiva aquilo que foi vergonhosamente cortado na segunda metade da década de 1990. Em uma pasta na qual os gastos são cada vez maiores por conta do constante avanço tecnológico, do envelhecimento da população e do aumento da prevalência de doenças crônicas, o país ficou 16 anos “correndo atrás do prejuízo”.

Se contarmos somente os anos dos governos Lula+Dilma, houve um aumento de 246% no orçamento da saúde. Descontada a inflação, o aumento real é de quase 80%. A diferença de investimento no orçamento da saúde entre PT e PSDB é colossal e não permite nem sequer uma crítica dos tucanos sobre o assunto.

Vamos agora ver os valores da Copa, que, segundo o senso comum, deveriam ter sido usados para resolver a saúde, a educação, o transporte público e tantas outras mazelas do Brasil, conforme afirmou Ney Matogrosso.

Segundo dados oficiais, os gastos totais com a Copa do mundo giram em torno dos 30 bilhões de reais. Porém, aqui vem a grande pegadinha: a construção de estádios consumiu “somente” cerca de 8 bilhões de reais. Destes, “apenas” 3,9 bilhões são do Governo Federal, através de empréstimos do BNDES (a juros iguais a qualquer outro empréstimo que o banco faz para grandes empresas). É importante destacar que esses valores são acumulados desde 2007. O restante dos 30 bilhões foram, segundo o portal da transparência, investidos, entre outros, em aeroportos (cerca de 6 bilhões), mobilidade urbana (cerca de 8 bilhões), segurança pública (cerca de 2 bilhões), telecomunicações (cerca de 400 milhões) e portos (cerca de 600 milhões). Acho que é ponto pacífico que esses gastos em infra-estrutura não são desperdício de dinheiro.

Portanto, o governo federal, principal alvo da fúria dos protestos contra a Copa, cedeu através de empréstimos – valores que obviamente serão devolvidos ao próprio banco, corrigidos por juros – 3,9 bilhões de reais entre 2007 e 2014 para a construção de estádios (média simples de R$ 500 milhões por ano). Só como comparação, o BNDES emprestou, apenas em 2012, um total de 156 bilhões de reais; 50 bilhões só para pequenas e médias empresas.  Em uma matemática bem simplista, podemos dizer que o BNDES empresta anualmente para pequenas e médias empresas 100 vezes mais que a média anual emprestada para estádios da Copa.

Esses dados por si só já desmentem várias “verdades” sobre os gastos da Copa que têm sido propagadas nas redes sociais e na grande imprensa. A jovem do vídeo fala em gastos de 30 bilhões de dólares com estádios (o equivalente a mais de 60 bilhões de reais no câmbio atual). Uma superestimação de mais de 750%. O Arnaldo Jabor, em coluna recente, afirmou que o Governo Federal gastou mais de 30 bilhões de reais em estádios. Também mente e superestima os gastos federais em quase 1000%. O Jabor é só um exemplo. Há vários outros jornalistas distorcendo sem nenhum pudor os valores gastos na construção dos estádios. 30 bilhões virou o número mágico que serve para tudo. Mas a imprensa, que deveria esclarecer a população, infelizmente, prefere explorar o tema Copa do Mundo de forma a beneficiar a oposição em ano eleitoral.

Vamos agora comparar esses valores da Copa com o orçamento da saúde para vermos o quanto o país poderia estar melhor nesta área.

Reparem que os valores acima são comparados apenas com o orçamento da saúde. Se fossemos incluir também o orçamento da educação, o percentual de gastos do governo federal, via BNDES, cairia para menos de 0,4%.

Mesmo se usássemos todos os 30 bilhões como comparação, isso ainda representaria apenas 5% do orçamento da saúde desde 2007. Incluindo saúde + educação, o percentual cai para menos de 3%. Se incluirmos mobilidade urbana, cai para cerca de 1%. Concluindo, os gastos com a Copa do Mundo, qualquer que seja o valor usado, corresponde a menos de 1% do orçamento das principais pastas da área social. Desde 2010, o governo investiu 968 bilhões apenas em educação, saúde e mobilidade urbana. Isso equivale a construir todos os 12 estádios da Copa 121 vezes.

Agora me respondam, fala sério alguém que diz que o dinheiro dos estádios poderia ter sido usado para dar jeito no país? Só quem não faz a menor ideia do que é o orçamento da União pode repetir esse tipo de bobagem.

O orçamento anual da União é de 2.4 trilhões de reais. Nos últimos 5 anos, o país gastou cerca de 1 trilhão de reais só com o pagamento de juros da dívida pública. Esse é o dinheiro que realmente deixa de ser investido em saúde e educação. Não são os R$8 bilhões dos estádios.

Estudos mostram que a sonegação de impostos pelos mais ricos retira do orçamento cerca de 415 bilhões de reais todos os anos, dezenas de vezes mais que a corrupção. Isso significa que entre 2007 e 2014, o Estado deixou de arrecadar cerca de 3 trilhões de reais. Alguém ainda acha que os 30 bilhões totais da Copa são o problema?

Querem mais exemplos? Em 2007, a oposição, com essencial apoio da imprensa, conseguiu derrubar a CPMF, imposto que ajudava a identificar sonegadores e poderia render cerca de 40 bilhões de reais por ano para a Saúde. Com o fim da CPMF, estima-se que o orçamento da saúde perdeu cerca de 280 bilhões de reais entre 2007 e 2014, 35 vezes mais que o custo dos estádios pra Copa.

Para terminar os exemplos, caso os ricaços do Brasil pagassem IPVA pelas suas lanchas, helicópteros e jatinhos privados (sim, você é obrigado a pagar imposto sobre veiculo motorizada do seu Gol 1000, mas os milionários do Brasil têm isenção em seus motorizados de luxo) o estado arrecadaria cerca de R$ 8 bilhões de reais a mais todos os anos. Ou seja, com esse dinheiro daria para reconstruir anualmente todos os 12 estádios da Copa.

Acho que não preciso dar mais exemplos para você entender que não é a Copa que impede investimentos relevantes em saúde e educação.

Também não posso deixar de lembrar que a Copa do Mundo não é um evento deficitário, muito pelo contrário. Um estudo recém divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) demonstrou que o impacto da Copa das Confederações, ocorrida em 2013 durante duas semanas, foi de R$ 9,7 bilhões adicionados à economia até a véspera do evento. Isso é mais do que o gasto total com os 12 estádios. Para a Copa, estima-se um adicional de 30 bilhões de reias à economia. O dinheiro da Copa não está sendo jogado no lixo, ele está gerando milhares de empregos e contribuindo para expansão econômica do país em um período de grave crise mundial, no qual as principais economias do mundo sofrem com estagnação econômica e aumento do desemprego.

Para finalizar, vale a pena comentar mais um dado. Segundo a constituição, os principais responsáveis pela gestão do dinheiro do SUS são os estados e municípios. O Governo Federal é diretamente responsável por, literalmente, apenas 1% de todos os hospitais do Brasil. Além disso, das 74.755 unidades de serviço de saúde público do país, apenas 563 (0,7%) são geridas diretamente pelo Governo Federal. Gestão da saúde é, por lei, dever de estados e municípios. O Governo federal é responsável pelo orçamento, mas quem aplica o dinheiro, na maior parte dos casos, são prefeitos e governadores.

Do montante de R$ 106 bilhões do orçamento da Saúde desde ano de 2014, cerca de 74,6% (R$ 79,1 bilhões) são recursos transferidos pela União aos demais entes federados (Estados, Distrito Federal e Municípios) para custeio de ações de assistência médico-hospitalar e de atenção básica à saúde. A cada 4 reais investidos em saúde, 3 são de responsabilidade exclusiva de estados e municípos. Dos 106 bilhões de reais, somente cerca de R$ 9 bilhões (9,3%) são gastos diretos do Governo com unidades sob resposabilidade Federal, como hospitais federais, ANVISA, Fundação Oswaldo Cruz e a Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O mesmo raciocínio da Saúde vale para a educação. A constituição é claríssima: o ensino básico e a educação infantil são responsabilidades dos municípios; o ensino médio é responsabilidade do estado. O Governo Federal é responsável pelo ensino superior e por repassar verbas da União para estados e municípios.

Portanto, se você quer fazer discurso político e cobrar das autoridades melhores condições de saúde e ensino, tudo bem. Mas, pelo menos, estude um pouco sobre o assunto. Seja pró-ativo, use a Internet, não fique passivamente esperando que os meios de comunicação lhe digam o que pensar. Não terceirize sua opinião para grupos empresariais que usam a classe média como massa de manobra para defender seus privilégios e interesses.

Redação

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Análise tendenciosa e errada.

    Teve época que a inflação durante o governo FHC foi de 70% em um mês, desde quando em 8 anos a inflação acumulada vai dar 114% se teve mês com 70%?

    Outra coisa que devia ser considerada é a inflação mensal ou inflação por período ao invés da somatória, já que a inflação mensal no governo FHC era absurdamente maior e o Plano Real foi o que estabilizou isso. 

    Esqueceram das 7 crises econômicas afetaram o governo FHC…foi tendenciosa essa análise, pq não levou em conta várias coisas que afetariam o investimento em saúde. Como investir em saúde com o país quebrado e com uma inflação absurda ao mês, tendo meses que chegou a 70%?

    É óbvio que o país cresceu e consequentemente aumentou o PIB, o que aumentou a arrecadação do Estado e portanto foi possível aumentar o investimento, considerou o aumento do PIB na análise? Não né! Claro que não!

    Quando se considera o gasto com a copa com os 12 anos de mandato também está errado, pois as obras foram feitas no último mandato e a grana utilizada foi a grana arrecadada em 1 ano. Dividindo 591 por 12 anos temos 49,25 bilhões, logo temos que foi 7,92% do orçamento em saúde gastos com a copa, é ridículo utilizar o valor de 12 anos.

    Pra mostrar como a pesquisa é tendenciosa, temos que foi 1,3% do gasto em saúde, uma diferença do real de apenas 609,23%, pois 6,0923 x 1,3 = 7,92. Que tal? Apenas 6 vezes o valor correto.

    É muito fácil comparar 2 governos onde um deles pegou um país em crise com uma inflação ridícula e o outro pegou o país estável, comparar esquecendo do fator CRISE é errado! O quanto custou uma crise para o governo? Quanto foi difícil sair da crise e estabilizar a economia?

    1. Caraca,
      Vc leu meus

      Caraca,

      Vc leu meus pensamentos, li e entendi a mesma coisa.

      Tão tendenciosa quanto acusar a Copa como culpada pela falta de investimento na sauda.

      Troca de acusações básicas de todas oposições, mas como são poucas pessoas que procuram saber o que de fato acontece, fica tudo dito pelo não dito, e o pais embarcando em uma nova crise.

      Lembrando que no governo FHC, o risco Brasil teve patamares baixissimos, aumentando a visibilidade e investimento no país!

      Agora… nem tem o que falar…

    2. Erros da sua Análise

      Amigo, apenas algumas correções na sua análise. O governo tucano nunca teve inflação de 70% ao mês, foi o governo Collor/Itamar Franco do qual FHC foi ministro. O governo tucano tem médias inflacionárias entre 9 e 10% anuais entre 95 e 2000. Nos primeiros meses de plano real, o país alternou inflação de 20% ao mes com deflação de igual tamanho em outros, mas isso ainda em 1994 e algum resquicio em 95 e 99…

      Outra coisa, você está equivocado que todo os 3.8bi sairam do BNDES em 01 ano. Já tivemos até Copa das Confederações antes disso, e ela contou com estadios novos e/ou reformados com parte desse dinheiro. Portanto esse argumento não é válido. O autor dividiu e somou tudo por 07 anos e não por 12, mas não fiz a equação pra ver se está correta.

      E por ultimo, existem vários aspectos para avaliar o quanto uma crise é grave e o quanto ela nos afeta. A crise Asiatica, Russa e Mexicana, não chegaram aos pés da ultima que Lula enfrentou. Em nenhum dos casos citados o Brasil sofreu realmente os efeitos delas a longo prazo (a inflação ficou estavel em 9% nos tucanos (tinham meta de 5%) e em 6% nos petistas (tinham meta de 4,5%) e o desemprego estável em 12% com FHC e 7% com PT).

      FHC propos outro modelo de investimentos no Brasil, diferentes do PT. Ele vendeu estatais e assumiu emprestimos com o FMI. Tudo isso gerou uma politica que privilegiava o investimento privado e arrocho nas contas publicas – obrigações assumidas com o Banco Mundial. Nada teve a ver com crises e sim com o tipo de politica adotada. Detalhe: TODOS os economistas o apoiaram e grande parte da população que o reelegeu também.

      Fontes: 

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Real

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_desemprego_no_Brasil
      http://economia.ig.com.br/2012-07-02/veja-a-trajetoria-da-inflacao-ibovespa-e-o-cambio-antes-e-depois-do-plano-real.html

      http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/135896/Copa-das-Confedera%C3%A7%C3%B5es-j%C3%A1-pagou-est%C3%A1dios-diz-estudo.htm

       

  2. Copa do Mundo e o orçamento da Saúde entre 1995-2014

    Vamos a pratica. Deixem depoliticagem barata e defesa de seus protegidos. A Saude e a educação nunca tiveram tão deterioradas. Não olham o noticiario? Em quanto aumentou o faturamento da união estados e municipios? Os investimentos são minimos pelos resultados obtidos. Temos pessoas morrendo nos corredores dos hospitais e escolas caindo aos pedaços. Criminalidade aumentando vertiginosamente. O que melhorou foi para poucos. Estao comprando o voto do povo com manipulações, com bolsas de fome. Por favor. Parem de manipularem os indices em causa propria e olhem para o mundo.

    1. QUEM DISCORDA QUE APRESENTE OUTROS NÚMEROS E AS FONTES

      Esse é o problema, se ocupassem o tempo buscando as informações nos lugares corretos,ao invés de se deixarem manipular por “noticiários”, talvez tivéssemos uma “Classe Média” habilitada minimamente para travar um debate razoavelmente realista. Os nossos “noticiários exploram a miséria humana em todas as suas dimensões na busca por audiência e para convencer os incautos que nada presta no Brasil, portanto “a solução final seria trazer o passado de volta à Presidência”, ainda que estes “Fantasmas do Passado” não tenham qualquer compromisso com a melhoria dos serviços públicos e seus candidatos tenham sido fabricados no interior de uma redação de uma certa rede de TV.

  3. M BOM E UMA CORREÇÃO

    Texto fundamental!

    Obejtivo.

    Lúcido.

    Coerente.

    Com dados e suas fontes.

    Apenas uma correção: O ensino fundamentã é tarefa dos municípios. Aos estados, o médio.

    Arruma aí que vai ficar perfeito.

    Liana

  4. COPA DO MUNDO

    INFANTIL E TENDENCIOSO DA SUA PARTE EM DIZER QUE COM 30 BILHOES NAO DA PRA RESOLVER O PROBLEMA DA SAUDE,QUALQUER INVESTIMENTO COM SANIDADE PRA SAUDE,EDUCACAO,CULTURA E SEGURANCA PUBLICA E BEM VINDO !!OU SERA QUE 30 BILHOES APARTIR DA COPA DO MUNDO NAO E DINHEIRO ? 

    1. Ótima ideia

      O problema é que esses 30 bilhões não  foram tirados de um cofre até então guardado na Presidência da República e que bastaria uma simples canetada, e esse seu “qualquer investimento” seria feito, ainda que para issoi  fosse necessário uma máquina do tempo para voltar atrás até 2008 quando TODOS (governo federal, governos estaduais, clubes, midia, opinião pública)  apoiaram a candidatura do Brasil. Os gastos federais (na verdade, investimentos, mas deixa pra lá)  praticamente são somente as obras em infra-estrutura (necessárias com ou sem copa). Quanto aos estádios seria necessário convencer governos estaduais e municipais (de todos os partidos) e clubes (Corinthians, Atl Paranaense, Inter etc) a abrir mão desses estádios e aplicar tudo nesse seus belo projeto. Até o Palmeiras (que está construindo um estádio que não tem nada a ver com a copa) deveria ajudar. E tb. devia-se aproveitar e cancelar todo patrocinínio governamental (e por que não privado)  que fosse supérfluo: carnaval, campeonatos em geral, festas juninas, virada de ano, paradas gays, paradas religiosas etc. 

  5. é…..

    Texto um tanto tendencioso do autor, praticamente isenta o governo….numeros interessantes, porém duvido de sua veracidade. Digo isso, com fontes melhores do que qualquer uma……olhando como estamos:
    Educação, concordo que é estadual, porém é inegável que está decadente!! O governo federal não tem muito compromisso em alterar tal situação. A presidente tem VARIOS artificios que poderiam sim melhora-la, embora o governo estadual também tenha sua culpa pela falta de investimento.
    Saude: Chega ser engraçado, pra nao dizer trágico……vá em um hospital publico….tente ser atendido…com 30 bilhoes não se resolveria tudo, porem daria pra construir alguns hospitais. Daria pra investir em remédios, equipamentos, etc…
    Faltou um item: Segurança, hoje esse é meu principal ponto falho do pais, como se produzir algo sabendo que a qualquer momento será roubado…digo por experiencia própria, é desanimador.

    A Copa não é a culpada, porém fazendo uma analogia simples, é como ter uma casa bagunçada, sem alimentos, sem acabamento, somente tijolo e telha e querer fazer uma festa pro bairro……ou seja….a questão aqui são as prioridades…..quando culpamos o governo, não é somente o federal, são estaduais e municipais…..porém, a figura mais poderosa de todas, claro que é a presidente…..

    Tenho medo dos proximos 20 anos, sem o investimento em educação, vamos importar mais do que médicos……

  6. Erro grosseiro…
    Acho que um erro grosseiro que há nesse artigo é a diferença gritante no tamanho da “amostra”: Compara o gasto com alguns estádios (que beneficiará poucos) com o gasto em saúde em todo território nacional durante 7 anos(que beneficia toda a população). Acho que o correto seria comparar os custos federais com esses estádios (não sei quantos estádios foram) e comparar com o custo com construção do mesmo número de hospitais. Assim teria uma comparação mais “realista”. E mesmo que com esse “miseros” 3,9Bi só seja possível construir um hospital e mantê-lo durante um ano, garanto que beneficiaria bem mais pessoas que a construção destes estádios.
    Se o gasto representa uma parcela “insignificante” do orçamento, mais insignificante ainda é a população que será beneficiada pela construção/ampliação destes estádios
    De resto concordo com o que ele escreveu, principalmente em relação à época FHC e sobre a sonegação de impostos.

  7. Para contrabalancear a opinião pública no Brasil

    Este texto deve ser amplamente difundido no Brasil porque a massa está sendo muito manipulada, todos os veículos de comunicação estão difundindo informações forjadas, eles não têm compromisso algum com o que é real.

    O PSDB está tentando de todas as formas voltar ao poder e estão utilizando todos os artifícios que lhes vierem às mãos.

    Porque os sanguessugas do goverdo FHC não foram julgados e tão pouco condenados?

    Enfim, vamos ver se conseguimos nivelar esta balança porque na direção para onde estamos caminhando são mais 4 ou talvez 8 anos de sofrimento nas mãos do PSDB.

    1. Olha, está um pouco

      Olha, está um pouco equivocado, você sabe como o governo investe em saúde?

      Eu sei, eu trabalho em hospital, e funciona por meio de liciação, sabe o que isso significa?

      Significa que existem milhões e milhões nos cofres brasileiros destinados a area da saúde porem nenhum hospital consegue  tem acesso a esse recurso, para ter acesso a tal ele tem que criar uma campanha, reforma ou projeto, que deve ser aprovado por lei e inspecionado… E tudo isso no nosso pais, leva um tempo bem preocupante, enquanto pessoas morrem esperando atendimento, os hospitais tem que criar uma area administrativa voltada para projetos só para ter acesso ao dinheiro que deveria ir para eles manterem as contas basicas.

      Por falar em contas basicas, despesas com medicação (se não for a disponivel na rede) alimentação dos pacientes, e salario de cerca de 30% dos funcionarios acabam saindo de emprestimos, porque o governo não libera a verba, assim o hospital vai se enrolando até ficar na falencia, eu trabalho em um hospital particular então não ocorre esse problema, mas na prestação de contas de uma Santa Casa da cidade visinha aqui tem uma divida de 12 milhões de reais, ai vai o governo e da o dinheiro para o multirão da catarata, depois vira as costas e esquece do resto do atendimento que o hospital oferece.

      E se a intenção foi proteger o PT, saiba que foi com eles que foi adotada essa forma de se distribuir a verba, alegando que assim haveria menos desvio de dinheiro (menos desvio pelo pessoal da saúde = mais desvio para eles, porque o dinheiro que é bom a area da saúde nem ve)

  8. “Lembrando que no governo
    “Lembrando que no governo FHC, o risco Brasil teve patamares baixissimos, aumentando a visibilidade e investimento no país!”

    KKKKK…
    Claro que tinha ! O tio San que mexia as Cordinhas do FHC!

  9. Falta eficiência e efetividade.

    Não vou contestar os números, de princípio vou concordar com o que foi posto pelo autor, e a partir deles tecer considerações.

    Estando estes números corretos, temos mais que comprovada a ineficiência e incompetência da gestão Petista, pois amplia demasiadamente os gastos com saúde, sem que se faça a correção da tabela de remuneração dos serviços prestados pelos hospitais (tabela SUS), e sem efetifidade nos gastos, digá-se, dinheiro literalmente pela janela.

    Neste caso, só há a comprovação decimal da imconpetencia, refletida no números que se expõe pelo autor da presente matéria, porque se considerarmos que 25% da população brasileira (fonte: “Globo”) possue planos de saúde, temos que o orçamento percapto atinge o montante de R$ 650,00/ano.

    A matéria não deixa claro se este recurso é destinado pelo Governo Federal ou se é o montante somado de todas as unidades da federação (estados e municípios).

    Quanto a obrigação de investimento em educação, que no caso o autor busca jogar a responsabildiade para os estados e municípios, cumpre lembrar que a gestão do FUNDEB (Fundo para a Valorização da Educação Básica) pertence a União, que deveria complementar os valores para melhoria dos montantes repassados para os demais entes da Federação, ou seja, o investimento é sim de responsabilidade do Governo Federal, a quem o autor busca poupar.

    Se o problema não é falta de dinheiro é de competência, o que é ainda pior.

    Os recursos da saúde vem dos suor de nós, brasileiros, cuja carga tributária vem subindo ano a ano, e que torna o desperdício ainda mais revoltante.

  10. Resposta ao pronunciamento do Sr. Pedro Saraiva sobre a Copa.

    Os números apresentados são de mero interesse de quem não quer resolver o problema da saúde no Brasil.

    Sou médica, ginecologista, obstetra e sanitarista há 36 anos; Moro e trabalho no interior do RJ; Conheço, de perto, a realidade da nossa assistência à saúde neste país. 

    Medicina de verdade, aqui no Brasil, é só para ricos e para alguns planos de saúde.

    Não há hospitais suficientes, nem postos de saúde para atender  e resolver as  verdadeiras necessidades da população, que é, as vezes atendida, mas não é solucionado o problema, sendo feito apenas “empurroterapia” e os pacientes não têm seus problemas efetivamente solucionados, pela carência de serviços de resolução, em todas as instâncias.

    E só para exemplificar:

    Uma paciente demora até 6 meses para receber o resultado do preventivo do câncer de colo uterino e se este exame vier alterado, ela fica perambulando pelos corredores dos hospitais, para fazer seu tratamento.

    Uma criança com alergia respiratória não tem atendimento específico.

    Um Idoso não consegue fazer um RX de tórax para avaliar uma febre. 

    Isso pode ser resolvido com o dinheiro e o esforço, que os governantes tiveram para realizar a Copa do Mundo.

    Analizar os problemas apenas através de números não resolve o problema.

     

     

     

    1. Resposta a Doris

      Doris,

       

      Como disse a matéria, quem dirige os hospitais são os municípios e o estado. O Governo é responsável por 0,7%. Entendo que suas críticas (justas) foram a eles, não ao governo PT.

  11. Ledo engano seu. Em recente
    Ledo engano seu. Em recente entrevista, a Roberto Davila, o proprio FHC disse que nao poderia julgar o governo em referencia a copa porque ele mesmo tentou trazer quando presidente.
    Outra coisa, voce so mostra que o governo tucano medmo com menos dinheiro fez mais, soube ferenciar nelhor os re urdos do que o governo petista. Uma vez que havia muito mais programa do qud ha hoje.
    Nao tente tampar o sol com peneira. O governo ta horrivel sim.

    1. Resposta ao Rodrigo….

      Cabra, se vai falar algo fale algo,que se aproveite. Nitidamente não viveu no Brasil no governo de FHC ou se faz de idiota! Dizer que houve algo bom no governo Fernando Henrique é no mínimo leviano e desenformado, leia e cresça e deixe de defender opinião pronta. Paz e muita sabedoria pra ti.

  12. COPA É EVENTO. SAÚDE É POLITICA PÚBLICA


    Só uma estupidez incentivada pode comparar gastos com a Copa com os gastos com as politicas públicas. As mentes que hoje estão raivosamente se votando contra Copa, como se ela fosse a causa de nossos problemas centenarios, nunca se mobilizaram contra a sangria de recursos públicos muito bem citada no texto: juros da divida pública, sonegação dos ricos, isenção do IPVA e fim do CPMF.  Por que não se indignam contra a sangria de recursos públicos através do aumento da taxa selic? Por que não se indignam contra  a sonegação dessas grande empresas, inclusive aquelas que hoje ganham dinheiro vendendo jornais e revistas que desinformam e sonegam informações? Os 3,9 bilhões que o governo federal emprestou não resolveriam nada nas carentes areas de educação e saúde.  Se os 700 bilhões investidos nos últimos anos não resolveram…

  13. Plítica e copa do munod

    Senhores, é de fundamental importância, quando se faz referência a governos anteriores, principalmente os dois últimos – FHC e LULA – observarmos o cenário tanto nacional quanto internacional de suas épocas. São momentos distintos e que precisam ser levados em conta antes que se faça quaisquer ponderações. Sempre digo em meus debates que não advogo pra FHC e que sempre fui anti Lula, entretanto, fazer uma comparação entre essas duas figuras e seus respectivos governos é salutar, pois pode-se verificar o que cada uma fez ou contribuiu para a nação. O primeiro, sociólogo, sagaz e preparado, deixou um legado indiscutível para a nação – o controle inflacionário – cometeu erros, porém, preparou o país, inteligentemente, para concorrer no mercado internacional. O segundo, um sindicalista, do qual, nunca se esperou boa coisa, fez com que o medo do mercado levasse o dólar à casa de r$4,00, isso pode ser comprovado pelos noticiários da época. Graças a Deus, esse chefão do PT deu continuidade ao que vinha fazendo FHC, não resolveu inventar, inovar, apenas demonstrou que sabia que as maluquices da ideologia de seu partido era uma loucura capaz de levar o país ao fracasso. A frase mais inteligente desse senhor foi dizer: “Eu fui um cara de sorte”, e foi mesmo, não só ele como todos os brasileiros, visto que, deu-se continuidade a um projeto feito para longo prazo, projetado para o futuro. Não foi à toa que passamos períodos difíceis ao implantar-se o plano real, ao mecher no câmbio para que as empresas brasileiras pudessem adquirir ativos e a partir daí iniciar uma corrida para a concorrência com o mercado internacional. Mostrar a evolução do orçamento da saúde e de qualquer outra área do país é simples, mas faz-se necessário mostrarmos qual era a arrecadação do país à epoca em que esses recursos foram aplicados. Como dizia um velho amigo – macacos me mordam – se não teremos dados que demonstram a irresponsabiliade desse governo com vários setores da sociedade. Porquê é que não se pode remunerar bem um professor? Ah sei, porquê eles são muitos e qualquer aumento gera um impacto enorme na folha de pagamento. Conversa pra boi dormir, descaso, falta de vontade política. Quando se quer realizar algo, seja o mais supérfulo possível, arruma se verba para fazê-lo. Precisamos de alguém comprometido com a nação e não com seus partidos, com o bem estar social e não com entidades internacionais que compram a soberania da nação! Querem palhaçada maior que deixar que crianças com 12 anos sejam voluntárias na copa? Rasguemos pois a Constituição Federal, a qual afirma que trabalho para criança somente a partir dos 14 e em trabalho como aprendiz, não é qualquer atividade, é preciso estar estudando e o trabalho, necessariamente, precisa ser técnico, acompanhado por um analista, especialista. Não sou contra menor trabalhar, acredito que a ruína da sociedade passa por essa política de que não se pode trabalhar antes dos 14 anos. Sou contra escravisar ou atribuir a responsabilidade que é dos pais às crianças, mas a responsabilidade deve ser aprendida bem cedo, estamos criando uma geração que não quer saber de quase nada, só querem tablet, celular, etc, nem mesmo aprender a tabuada essa criançada quer mais, o que fazer? Não temos saída, resta nos acreditarmos que serão homens e mulheres de bem, mesmo vendo as circunstâncias apontarem em outra direção. Esse parêntese aberto é só pra demonstrar o quanto observo e vejo a que destino nossa sociedade caminha. Voltemos pois à análise entre os governos. O país passava por período de recessão, o controle inflacionário não veio de mão beijada, políticas austeras foram necessárias, porém, ao final de tudo, quando nosso “companheiro” assumiu o comando da nação o país estava preparado para o início do crescimento. Analisemos a arrecadação da época de FHC e o quanto ela aumentou, acham que isso foi por competência de LULA? Não me façam rir amigos. Agora verifique o percentual aplicado nos setores vitais da sociedade e vejam se houve alguma implemento significativo. Outrossim, vejamos qual era a quantia desviada de recursos para a corrupção e como ela se aprofundou. Os entendidos sabem muito bem que o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva é conivente com todos os seus companheiros de partido, porém, sempre foi blindado para que não fosse abalada as estruturas políticas do país que vinha bem. Lembram do Sr. Palocci, quanta “petulância” (não resisiti), mesmo após o escândalo provado pelo Caseiro Francenildo, ainda quis voltar a ser ministro no governo! quanta cara de pau! os mensaleiros, não senhores, LULA não sabia de nada, afinal, até hoje ele não tem conhecimento de nada…(momento mode irônico). Agora temos um cenário obscuro, a companheira Dilma cai dia após dia nas pesquisas, a pressão aumenta para o “companheiro” voltar, há um clamor da sociedade – diga-se parte analfabeta, assistidos pelo governo LULA – para que o “salvador da pátria” volte. Me enoja esse governo, sua política, seus engodos, suas mentiras, seus projetos para acabar com a família brasileira. Precisamos que o “GIGANTE ACORDE”, não para o futebol, não para as olimpíadas, mas para o “FUTURO DESSA NAÇÃO”. Fica aquí meu grito de clamor, para que haja mudança, mesmo que erremos, mudemos à procura de algo melhor, pois pior que o que está instalado no poder nesse país é difícil surgir! 

    1. Gosto de sinceridade, mas bobagens são bobagens.

      Claudemir, ao contário dos outros, dei-me ao trabalho de ler suas longas perorações. Você não diz nada de novo, apenas repete o que a liderança do PSDB tonitroava e a imprensa “amiga” repercutia. Lula NÃO DEU continuidade ao governo FHC. As épocas eram diferentes, sim, como você diz. Por exemplo, FHC afundou-se com crises em países desimportantes para a economia mundial como Tailândia, México e mesmo Rússia, dirigida por um bêbado itinerante e traidor (Bóris Yeltsin havia sido Secretário Geral do PC em Moscou). As privatizações milionárias não renderam um centavo para o Brasil, visto que o BNDES financiou empresas estrangeiras sem nenhuma expertise e muito mal-administradas a apoderar-se de nossas empresas estratégicas. Qual a “tecnologia” das empresas espanholas Santander &  Telefonica tinham a dar para o Brasil? Técnicos do segundo grau espanhóis vieram dar ordens para nossos engenheiros eletrônicos da USP, do ITA, etc. E a ENRON, que ganhou a Eletropaulo e faliu pouco tempo depois? E os juros de 45% a.a., promovido por Armínio Fraga, que duraram um trimestre, depois de QUATRO anos de governo?

      Quer saber? FHC em 1999 herdou a herança maldita de…FHC! Em 15 de janeiro de 1999 o dólar pulou de R$ 1,00 para R$ 2,00. Isso é preparar o futuro do país? Proibindo por lei a criação de escolas técnicas? (lei essa que Lula derrubou quando assumiu). Depois de oito anos se viu que o custo do Real, em crise, desemprego e desesperança, não valeu.

      Lula enfrentou a maior crise dos últimos 80 anos. Essa sim, foi a mãe de todas as crises. Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão, Candá ficaram de joelhos. o desemprego explodiu, em alguns países da zona do Euro está em 25% até hoje, enquanto o desemprego só fez despencar no Brasil. Mas uma coisa eu tenho de reconhecer em você, Claudemir. Foi sufucientemente honesto para dizer que é anti PT. Mas seus dotes intelectuais, infelizmente, estão no mesmo nível dos demais coxinhas que frequentam este blog.

      1. Cumprimentando!

        Avaro Tadeu, 

        Cumprimento-o pela BOA RESPOSTA ao sr. Claudemir, enquanto ele defendia interesses interrogativos, o Sr vem colocar   uns pingos no is que estavam faltando. Eu tb li os outros comentários, mas o seu, mereceu parte do meu tempo para um CUMPRIMENTO SINCERO. 

  14. Correção monetária

    O autor nem se deu ao luxo de corrigir os valores absolutos, se é assim, vamos ser retardados também:

    A passagem de ônibus era 50 centavos em 1994 aqui em São Paulo. Queremos este preço de volta! ahhh queremos agora! ahhhh, não existe inflação, o dinheiro é sempre o memso, sempre paguei o mesmo preço em tudo no supermercado, logo, 20 bilhões em educação em 94 é 1/5 de 100bilhões de hoje. SÓ QUE NÃO!

    Meu Deus.

    1. Antes de sair compartilhando,

      Antes de sair compartilhando, estude um pouco de matemática financeira básica, reajuste os valores presentes por um índice confiável e, mais do que isso, PENSE antes de pagar mico repetindo baboseiras. O orçamento da saúde é ANUAL, atendendo, ainda que pessimamente, uma população de 200 milhões de pessoas numa necessidade BÁSICA, enquanto a Copa, se somar todos os jogos, é um evento de alguns dias, perfeitamente dispensável, para meia dúzia de gatos pingados que vão aos estádios. A grande maioria assiste pela TV, e aí tanto faz se a Copa fosse na Conchinchina, concorda ? E nem perca tempo tentando argumentar que ficarão os “legados”, pq não há legado que justifique essa irresponsabilidade do PT. E se insistem em comparar com o tempo do FHC ( caramba, já lá se vão 12 anos !!!) lembro que sem gastar um tostão furado em Copa, fomos campeões em 1994 e 2002 . E isso sim deixou um legado.

  15. Ata baboseira

    Ei, vc se esquece que era início do plano real e que se os investimentos aumentaram é porque o plano real deu certo e de mais a mais um texto totalmente tendencioso, ninguém quer voltar ao passado mas é preciso que haja alternância no poder para que a nossa democracia se consolide, o resto é tudo baboseira

    1. gasto público

      Da democracia o futebol e o Brasil estão longe. Os gastos aumentaram, os focos são outros. Ninguém dos que viveram a década de 90 esqueçeram o ótimo trabalho e engajamento de FHC no plano real e, admitem que a atitude faz bem até hoje. Fazia muito tempo que eu não via graça nenhuma num evento do porte da Copa do Mundo de Futebol acontecendo no Brasil depois de tantos e mais tantos casos de corrupção e violência intoleráveis ou inadimissíveis nos últimos governos. Só que não é ser tendencioso dizer sobre como aconteciam as coisas no passado, é? Pra quem considerava o Brasil, o país do futebol, ficou claro que ainda temos muito o que aprender fora dos “estádios”.

    2. E por acaso antes havia

      E por acaso antes havia alternância no poder? Tudo tonalidade da mesma cor, todas as legendas representantes das elites por 100 anos republicanos. Se for assim, faltam 90 anos pra classe trabalhadora ceder a vez.

  16. A resposta é simples! Uns

    A resposta é simples! Uns roubam mais outros menos.

    A verdade era que o PT nunca tinha dado uma volta na galinha dos ovos de ouro.

    Depois q subiu na bicha pra dar uma volta, não quer mais sair.

    E os outros estão querendo dar a sua “volta” de direito.

  17. QUANTA BABOSEIRA E QUANTO ABSURDO

    Ainda bem que as pessoas que leram este lero-lero são todas letradas e “críticas”, como sugere o autor. Enxergar qualquer correlação entre os dados apresentados é não ter o menor senso crítico. Qualquer bom cidadão sabe que a arrecadação do país é em regra desvinculada e que os exemplos orçamentários citados são exatamente as exceções. Os investimentos em educação e saúde são todos amarradinhos, são percentuais e vinculados. Logo, se o PIB cresce, a arrecadação cresce e consequentemente o investimento cresce. Seu Lula, sabendo de quão amarradinho são os gastos públicos, tratou logo de aprovar a Emenda à Constituição nº 68, a qual trata de desvincular mais recursos. Pelo menos teve a nobreza de não mexer nos recursos destinados à educação. Note, isto não é uma crítica, é um elogio, a EC nº 68 mereceu uma salva de palmas.

    Agora dizer que a copa não está pesando nos cofres públicos aí são outros 500. Qualquer aluno bolsista de uma instituição pública federal de ensino sabe o porquê de suas bolsas estarem atrasando, há uma copa para pagar. O prestador de serviços das instituições federais de ensino sabem o porquê de seus pagamentos estarem atrasando, há uma copa para pagar. E agora o governo chega ao absurdo de determinar datas para que os pagamentos sejam liquidados ou ficarão para o mês seguinte. E vamos empurrando os gastos com a barriga… Enquanto isto, nos pregões da copa, o dinheiro flui que é uma beleza.

    Agora se você quer dizer que o governo atual não vale nada, não presta, eu até concordo com você. O Brasil inteiro concorda. Mas também concordamos que há motivos muito maior para não votar nas duas “oposições” que estão aí, “prometendo a mudança”.

  18. Fraco
    Esse texto, além de várias falácias lógicas também tem umas análises incompletas/desonestas.A começar com a comparação com o Governo FHC, o autor simplesmente não contextualizou nada! Durante os 8 anos do FHC, só de cabeça consigo lembrar de umas 4 crises internacionais que balançaram fortemente nossa economia, contra apenas 1 no período Lula/Dilma. Sendo que a situação econômico-institucional do país estava muito mais sólida no Governo atual do que estava há 20 anos.No cenário interno é incomparável a situação da recém implementação de (mais um) novo plano econômico que deu fim a anos de hiperinflação com a economia estabilizada que o Lula recebeu. Outro ponto fundamental que o autor passou por cima é olhar em como foi a arrecadação do Governo do período. Tanto o porcentual arrecadado como o volume do PIB aumentaram consideravelmente no período, logo a receita do Governo subiu monstruosamente, mas essa análise que desabonaria um pouco a tese do texto foi omitida.  Fora as falácias lógicas, em relação à Copa, como falar que o valor que o Governo colocou é baixo segundo estes ou aqueles pontos de vista. Apesar de corretísimo em dimensionar o valor dos gastos em face ao total do Orçamento , fato é que houve uma promessa anterior de que nenhum centavo de dinheiro público seria investido em estádios privados, e essa promessa foi solenemente ignorada.Pequeno ou não, foi dinheiro que poderia ser destinado a áreas mais urgentes e vai para investimentos privados. E só porque o BNDES faz outros empréstimos a juros ridículos para empresários não anula o fato que esse dinheiro retornará (será? Eike Batista discorda um pouco) com baixíssimo retorno financeiro.Além do fato de outros maus usos de dinheiros público, como foi a isenção de mais de 400 milhões em impostos para o Itaquerão. Uma manobra apartidária (de um Kassab, ainda aliado tucano, com aprovação e emprenho do Lula, que agora migrou para a base do PT) de muito dinheiro que não entrou os cofres da Prefeitura. E toda a patacoada “mimimi classe média isso”, “o PSDB aquilo” e “não é culpa só do Governo Federal” (lê-se PT aqui) não adiciona argumento nenhum. Todo esse mar de críticas à Copa acaba convergindo para a figura do PT e Dilma/Lula porque, em partes, por ignorância desse mar de acéfalos sem conhecimento e senso crítico (que não é característica só da famigerada classe média), mas também  por culpa dos próprios que vincularam fortemente a sua imagem à conquista de trazer esses grandes eventos esportivos ao país. Estão colhendo alguns frutos podres. 😉 Essa revolta toda é generalizada à classe políticas pelo péssimo uso dos recursos públicos, onde os principais serviços básicos do país vão muito mal das pernas e mesmo assim gastamos dinheiro financiado evento privado (ainda que uma fração pequena do orçamento, fato). É uma revolta pelos desmandos em coibir manifestações democráticas, desalojamentos dos mais truculentos atrasos enormes nas obras de infraestrutura em face o emprenho em finalizar os estádios. E essa realidade não é culpa de tal esfera do Governo ou tal partido, mas sim um grande conjunto da obra. Se a população é desinformada e ignorante ao ponto de colocar tuso isso na conta da Dilma, aí já é outro problema em partes educacional partes de manipulação midiática (que tem desdobramento novamente na educação, afinal população dem educada não é facilmente manipulada).   No geral, conconrdo com o argumento que o dinheiro que o Governo pôs na Copa foi troco de pinga. Mas o complicado é que mesmo sendo troco de pinga, foi um dinheiro gasto para financiar evento privado, enquanto ainda não temos capacidade de providenciar leito para doente em hospital ou uma educação com o mínimo de qualidade.Claro que não seria com esse $ que as coisas se resolveriam (como abestadamente falou o Ney), mas é uma realidade difícil de engolir que houve preferência do Governo de usar esse dinheiro dessa forma a salvar nem que apenas 1 única vida que seja de alguém em um hospital público.

     

  19. Desespero

    O PT está desesperado. Não é só o Lula e a Dilma não. Na verdade o PT tenta comparar um mercedes com um fusca turbinado. Não tem comparação. Não acredito, mas a Dilma pode até ganhar de novo, sem mérito nenhum, e o grande perdedor vai ser o Brasil.

    1. PT?

      Enquanto não percebermos que o PT é o boi de piranha da vez, os outros mesmos e velhos partidos, usando legendas novas ou velhas, cruzarão o rio das eleições e voltarão a se instalar no Governo por mais um período de sabe-Deus-quanto-tempo, elegendo-se por indivíduos que já estiveram lá (ou por seus acólitos) e que não foram em nada melhores que os que ainda estão lá.

  20. POR FALAR EM CIFRAS

    Os doze maiores projetos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), chamados estruturantes, ficaram R$ 42 bilhões mais caros de 2010 para cá, como mostra reportagem publicada hoje no “Valor”. Em dezembro daquele ano, custavam R$ 131,6 bi; agora, R$ 174,3 bi.

    Um dos casos mais impressionantes é o da ferrovia Norte-Sul, a Transnordestina que, além de ter aumentado muito, teve uma alta recente. Dia 18 de fevereiro deste ano, estava em R$ 6,9 bi. O “Valor” conseguiu, então, pela lei de acesso à informação, dados de 17 de abril, quando já estavam em R$ 7,5 bi. Ou seja, em dois meses, o custo aumentou R$ 518 milhões. Já o da transposição do Rio São Francisco saiu de R$ 4,8 bi em dezembro de 2010 para R$ 8,2 bi agora. A hidrelétrica Santo Antônio, de R$ 14 bi para R$ 19 bi. Jirau, de R$ 9,6 bi para R$ 16,6 bi e, segundo a reportagem, o consórcio diz que já deve estar em R$ 17,4 bi.

    Isso sempre ocorreu no Brasil, mas o governo tinha prometido que não aconteceria mais. No caso da refinaria Abreu e Lima, começou-se a gastar dois anos antes de o estudo de viabilidade econômica sair e pegar empréstimo no BNDES. Além do mais, é um escândalo, porque começa com R$ 4 bi e termina em R$ 40 bi.

    Em época de campanha eleitoral, como agora, é bom prestar atenção. Ano após ano, o contribuinte brasileiro fica sabendo de coisas desse tipo. E é sempre ele que paga. Mesmo obras feitas pelo setor privado têm como sócios empresas estatais, que assumem uma parcela maior da conta. Com um bom estudo de viabilidade econômico financeira e levantamento dos riscos, pode-se chegar a um preço realista que pode ser comprido. Mas eles jogam para baixo para ganhar a concorrência e depois fazem aditivos aos contratos. É triste que esse mesmo truque seja repetido governo após governo.

  21. POR FALAR EM CIFRAS

    Os doze maiores projetos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), chamados estruturantes, ficaram R$ 42 bilhões mais caros de 2010 para cá, como mostra reportagem publicada hoje no “Valor”. Em dezembro daquele ano, custavam R$ 131,6 bi; agora, R$ 174,3 bi.

    Um dos casos mais impressionantes é o da ferrovia Norte-Sul, a Transnordestina que, além de ter aumentado muito, teve uma alta recente. Dia 18 de fevereiro deste ano, estava em R$ 6,9 bi. O “Valor” conseguiu, então, pela lei de acesso à informação, dados de 17 de abril, quando já estavam em R$ 7,5 bi. Ou seja, em dois meses, o custo aumentou R$ 518 milhões. Já o da transposição do Rio São Francisco saiu de R$ 4,8 bi em dezembro de 2010 para R$ 8,2 bi agora. A hidrelétrica Santo Antônio, de R$ 14 bi para R$ 19 bi. Jirau, de R$ 9,6 bi para R$ 16,6 bi e, segundo a reportagem, o consórcio diz que já deve estar em R$ 17,4 bi.

    Isso sempre ocorreu no Brasil, mas o governo tinha prometido que não aconteceria mais. No caso da refinaria Abreu e Lima, começou-se a gastar dois anos antes de o estudo de viabilidade econômica sair e pegar empréstimo no BNDES. Além do mais, é um escândalo, porque começa com R$ 4 bi e termina em R$ 40 bi.

    Em época de campanha eleitoral, como agora, é bom prestar atenção. Ano após ano, o contribuinte brasileiro fica sabendo de coisas desse tipo. E é sempre ele que paga. Mesmo obras feitas pelo setor privado têm como sócios empresas estatais, que assumem uma parcela maior da conta. Com um bom estudo de viabilidade econômico financeira e levantamento dos riscos, pode-se chegar a um preço realista que pode ser comprido. Mas eles jogam para baixo para ganhar a concorrência e depois fazem aditivos aos contratos. É triste que esse mesmo truque seja repetido governo após governo.

    1. E dai, caro? O que tens a

      E dai, caro? O que tens a dizer acerca do contido no post? Faltam argumentos, não é? Aí para não com cara de tacho lasca esses mesmos argumentos de alterações de orçamentos em obras públicas.

      Mesmo considerando que teus dados são reais, pergunto: é anormal aditivis em contratos de obras complexas, caras e demoradas, como as citadas no teu comentário? 

      Pura falácia esse estória de “começa em R$ 4bi e termina em R$ 40 bi”. Demonstre com dados e argumentos porque é um escândalo e não fique apenas papagaiando o que lês acriticamente. SIga o exemplo do autor do post, ou seja, procure se informar melhor e diversificar as fontes. 

      O post te incomodou muito, não foi? A verdade dói, não?

      1. JB Costa, vc foi pago pra

        JB Costa, vc foi pago pra defender o autor do texto ou algo parecido? O artigo esta bem escrito, traz dados, informações, mas tem uma coisa que não dá pra esconder, a realidade em que vivemos. A verdade é que esses dados não servem pra nada! Ninguém se dá conta dos desvios de verbas absurdos que existem e sempre existiram, mas a coisa agora ficou muito mais evidente e escancarada! Não é questão de ser contra ou a favor de um partido, mas contra governantes que não tem o minimo interesse na população e sim somente em Poder e ganância.

        Portanto, certamente que a Copa não ferrou o Brasil, isso já vem de tempos atrás, mas que o PT afundou o país, isso é inegável… Abraços

  22. Ahhhh claro que não iria

    Ahhhh claro que não iria mudar nada com ou sem copa, essa foi só uma desculpa para fazerem o maior roubo da história, e não tem como comparar coisas de 1995 quase qdo eu nasci pra agora, qdo eu era criança pagava 10 centavos em um doce, hoje posso pagar até 50 centavos no mesmo doce ou em um pior!! e o pior que o mesmo aconteceu com tdo, alimentação, vestuário, remédios e tudo, tudo mesmo!! 

    Há três anos minha escola estadual foi reformada pela primeira vez em quase 30 anos! 30 anos!!! a escola estava caindo aos pedaços e toda cagada de pomba! tinha duas placas imensas que faziam propaganda do estado e governo fedaral, os valores somados davam mais de um milhão de reais. Sabe quais foram as reformas? pintaram, refizeram a calçada do pátio e da frente, fizeram uma quadra coberta de merda que pega sol e chuva, cortaram as janeja que já tinham e colocaram no alto e pintaram o muro com uam tinta tão podre que com menos de um ano já estava toda desbotada, tamparam alguns buracos onde ficavam as pombas e cobriram a parte do pátio onde fica a cantina. Uma boata de reforma! 

    Agora imagina a merda de estadios que estão sendo feitos com orçamentos milionarios, não precisa enterder muito pra perceber isso!

    Ainda mais num país que está esse descaso todo! COPA NÃO É PRIORIDADE!! Saúde, educação, etc, sim, e essa é sim uma ótima desculpa pra não ter copa!! E é bem assim mesmo, você não vai deixar de comprar aroz e feijão pra comer pra comprar um video game por exemplo!! (quem faz isso é gente burra que não vai pra frente) É a mesma coisa com a copa!!!!

    Se o país não melhora é por má vontade dos políticos sim!!

  23. Por falta de tempo só agora

    Por falta de tempo só agora li este PRIMOROSO e EDUCATIVO texto. Vai compor a minha coleção “TEXTOS DE OURO” pela: 1) Qualidade técnica: argumenta com dados  e faz correlações absolutamente pertinentes. 2) Traz para discussão aspectos até então desconhecidos para muitos. 

    E sabem qual é a comprovação definitiva de que o post é arrasador, irrespondível? Pela quantidade de desconhecidos comentaristas que desandaram a comentar querendo desqualificá-lo. Quando iniciei a leitura dos comentários levei um susto: eita! nunca tinha presenciado tantos apartes do “outro lado”, dos anti-petistas; dos anti-Copa; enfim, dos anti-TUDO no mundo. 

    Mas, tadinhos, fizeram foi reforçar ainda mais esse verdadeiro tratado do Pedro Saraiva. 

    Vou compartilhar para aonde for possível.

    1. Antes de sair compartilhando,

      Antes de sair compartilhando, estude um pouco de matemática financeira básica, reajuste os valores presentes por um índice confiável e, mais do que isso, PENSE antes de pagar mico repetindo baboseiras. O orçamento da saúde é ANUAL, atendendo, ainda que pessimamente, uma população de 200 milhões de pessoas numa necessidade BÁSICA, enquanto a Copa, se somar todos os jogos, é um evento de alguns dias, perfeitamente dispensável, para meia dúzia de gatos pingados que vão aos estádios. A grande maioria assiste pela TV, e aí tanto faz se a Copa fosse na Conchinchina, concorda ? E nem perca tempo tentando argumentar que ficarão os “legados”, pq não há legado que justifique essa irresponsabilidade do PT. E se insistem em comparar com o tempo do FHC ( caramba, já lá se vão 12 anos !!!) lembro que sem gastar um tostão furado em Copa, fomos campeões em 1994 e 2002 . E isso sim deixou um legado.

  24. É triste ver tanta sordidez

    É triste ver tanta sordidez pra mascara os fatos, em 1995 o real valia 4 vezes mais que vale agora(http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2014/02/18/apos-20-anos-real-perde-poder-de-compra-e-nota-de-r-100-vale-so-r-2235.htm) o que significa dizer que não houve ganho algum durante os dois governos do PT, fora que esse gráfico deveria estar acompanhado do crescimento demográfico e da alta dos impostos cobrados, ai sim teríamos a prova de quanto do nosso dinheiro esta sendo desperdiçando.

    1. Se você tivesse lido a
      Se você tivesse lido a matéria que você citou, você teria lido isso:”Mas isso ainda é uma vitória. Porque mesmo passados 20 anos, ela ainda mantém um certo poder aquisitivo. O histórico anterior era de uma inflação que chegava a 5.000% ao ano.”

  25. Fonte dos dados

    Gostaria de saber do autor do texto onde ele conseguiu os dados anteriores à 2013…. nas fontes informadas só consegui encontrar consolidados por setor os de 2013.
    Existem outros dados espalhados no sistema fiscalize, mas apenas por órgão e programas e de 2005 pra cima… 

  26. Gastos copa e saúde

    Gostaria de dizer que números, nalores, não condiz  com a realidade. A educação tem caído a nível mundial.

    Então, o que acontece?

    30% segundo sites, vão para corrupção, falta merenda  devido a desvios etc.

    Qualidade dos professores.

    O que o escrito deveria ver é o resultado e comparar, daí teríamos alguma idéia.

    Mesmo se o pouco gasto na Copa não fosse gasto, a educação e saúde seria precária.

    Falta competência  e isso ovalores montários. dificilmente conseguem. neste caso

    Grato

    C’cero

     

  27. Análise equivocada

    Fofo, investimento  na saúde, de acordo com as determinações legais (leia-se emenda constitucional número 29 de 2000), é medido não em números absolutos, mas em relação ao PIB. Obviamente, se o PIB aumenta, não é por pura discricionariedade que o governa aumenta em valores absolutos o valor gasto, mas por imposição legal. E nesse quesito, ambos governos possuem políticas semelhantes em relação à saúde. 

     

    Leia um pouco mais: SOARES, A.; SANTOS, N. R.. Financiamento do Sistema Único de Saúde nos governos FHC, Lula e Dilma. Saúde em Debate. Rio De Janeiro: v. 38, n. 100, jan-mar, p. 18-25, 2014.SOARES, A.; SANTOS, N. R.. Financiamento do Sistema Único de Saúde nos governos FHC, Lula e Dilma. Saúde em Debate. Rio De Janeiro: v. 38, n. 100, jan-mar, p. 18-25, 2014.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador