Coronavírus: cidades da Grande SP suspendem transporte público

Interrupção foi decidida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e será feita de forma gradual; paralisação total vai ocorrer a partir do dia 29

A cidade de São Caetano do Sul, um dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – Os prefeitos de sete cidades da Grande São Paulo decidiram suspender de forma temporária o serviço de transporte público municipal.

O anúncio foi feito pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e a suspensão do período será feita de forma gradual até o dia 28 de março. O serviço será interrompido de forma total, por tempo indeterminado, a partir de 29 de março. A decisão integra um esforço da região de conter o avanço do novo coronavírus e, assim, minimizar os danos à população.

O consórcio é composto pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comentário no meu zapzap: ????????Sábia decisão. Com isto a peãozada tem uma justificativa para ficar em casa e o patrão não poderá efetuar o desconto nem mandar embora. Eles os patroes que vão para cima dos governos municipais, estaduais e federal para os ajudar a arcar com os custos.É o que tem que fazer em todas as cidades.

    Nassif, escreva um artigo defendendo a extensão de tal medida pelo Brasil, assim sai das costas do trabalhador e trabalhadora a responsabilidade em justificar a falta e transfere para todas as empresas de todos os ramos a pressão sobre os governos para racharem os custo com o afastamento do seu quandro de funcionário. Tipo: Não pagamento de encargos trabalhista durante o afastamento, sem prejuízo para quem trabalha entre ouras coisa.

  2. Universidade de São Paulo, na vanguarda do atraso, por meio de medidas temerosas, coloca funcionários da instituição em risco.

    Enquanto diversos setores da sociedade não ignoram o peso do coronavírus em nível global, a reitoria da Universidade de São Paulo, tem agido de modo desigual entre docentes, funcionários e alunos.
    De modo resumido. Para os docentes e alunos, tem sido adotadas formas online de aulas, evitando as aglomerações em ambientes fechados.
    Para os funcionários administrativos, o cenário é mais sombrio.
    Desde sexta-feira, a Universidade tem dado orientações diferentes. Inicialmente, a reitoria deixou a critério das Faculdades a forma de organização do trabalho, sem dar alguma proposição concreta e efetiva, situação diversa em relação aos alunos e docentes.
    Neste caminho, funcionários fizeram reuniões locais e até reuniões com diretores e dirigentes de cada Faculdade, o Sindicato dos funcionários e a Associação de docentes tentaram se reunir com a reitoria, que, depois de 3h de espera, atendeu os representantes, mas com um assessor que mal sabia das notícias recentes, demonstrando descaso. Enquanto isso, a reitoria também se reunia com os diretores das Faculdades, que tinham dado orientações gerais.
    Após a reunião com os dirigentes e diretores de Faculdades, a reitoria divulgou diversos documentos com diretivas, passando por cima de qualquer decisão tomada anteriormente e de qualquer forma de decisão dos funcionários.
    Dentre as diretrizes, a reitoria da USP busca claramente limitar as formas de trabalho home office (recomendado pela OMS, Ministério da Saúde e diversos órgãos de Saúde), fazendo com que os funcionários, em esquema de rodízio ou horário reduzido, façam atendimento presencial e colocando-os em exposição em locais com aglomeração. A consequência de horários reduzidos, rodízio e atendimento presencial é explosiva. Os próprios funcionários podem se tornar responsáveis pela contaminação de seus familiares.
    O Sintusp, sindicato que representa os funcionários administrativos, convocou assembleia emergencial e foi deliberada paralisação das atividades até a suspensão do trabalho presencial na USP.

    Para ler
    https://coronavirus.usp.br/
    http://www.esquerdadiario.com.br/Trabalhadores-da-USP-criam-comando-de-delegados-eleitos-para-enfrentar-crise-do-Coronavirus
    http://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/105-condicoes-de-trabalho/3580-carta-corona
    http://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/105-condicoes-de-trabalho/3582-preserva-vida
    http://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/3581-adusp-e-sintusp-cobram-suspensao-de-todas-as-atividades-na-usp-e-elaboracao-conjunta-de-um-plano-de-contingencia-contra-o-novo-coronavirus
    http://www.esquerdadiario.com.br/Trabalhadores-da-USP-votam-paralisacao-ate-a-suspensao-do-trabalho-presencial-na-USP

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador