
Jornal GGN – Os mercados de ações globais registraram suas maiores quedas desde a crise de 2008, nesta segunda, depois de queda no preço do petróleo, ampliado com as preocupações com o aumento do custo econômico do surto de coronavírus.
Em Londres, quase 125 bilhões de Libras foram varridos do valor do FTSE 100 no quinto pior dia da história para o índice das principais ações de empresas do Reino Unido, que caíram 7,7% e terminaram o dia abaixo dos 6 mil pontos, seu nível mais baixo desde a Votação do Brexit em 2016.
As negociações em Wall Street foram congeladas poucos minutos após a abertura do mercado, pois o sistema de compra e venda de ações falhou em acompanhar os eventos. O Dow Jones fechou em mais de 2.000 pontos pela primeira vez, uma queda de 7,8%.
Enquanto isso, com o surto de coronavírus, vários episódios se deram:
– O número de mortes no Reino Unidos aumentou de três para cinco.
– Ocorre uma disputa para repatriar, no Reino Unidos, centenas de turistas britânicos no norte da Itália, que agora cerra suas portas.
– A Alemanha e a Irlanda anunciaram pacotes de financiamento de emergência no valor de bilhões de euros, com Berlim declarando que faria “tudo o que é necessário para estabilizar a economia e garantir empregos”.
Algumas das maiores empresas britânicas mergulharam em valor em bilhões de libras, com os estoques de petróleo registrando as perdas mais graves. A BP caiu de valor em quase 20% e a Shell caiu 18%. Nos EUA, a Chevron perdeu 14% e o total da França caiu 17% na pressão sustentada de vendas globais. As pequenas empresas petrolíferas no índice britânico FTSE 250 foram atingidas ainda mais.
As bolsas de valores caíram na Europa, com perdas na França, Alemanha e Espanha de cerca de 8%, superando as profundezas da crise da dívida soberana da zona do euro. A maior venda ocorreu na Itália, com as ações em Milão caindo mais de 11%.
A capitulação do mercado de ações global – nos níveis vistos pela última vez nas semanas após o colapso do Lehman Brothers em 2008, que desencadeou a pior recessão global desde a Grande Depressão da década de 1930 – ocorre em meio a um impasse cada vez mais amargo entre Arábia Saudita e Rússia sobre cortes na produção de petróleo , enquanto o surto de coronavírus reduz a demanda internacional por petróleo.
Os comerciantes estabeleceram paralelos com a Black Monday em 1987, quando as ações caíram em todo o mundo, dizendo que as salas de negociação haviam acelerado do “modo de pânico para a pura histeria”, enfrentadas pelas ameaças gêmeas do coronavírus e pela guerra de preços do petróleo.
Diante do colapso do mercado financeiro, cresce a pressão sobre o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu para reduzir as taxas de juros a partir desta semana, juntamente com outras medidas para apoiar as crescentes frágeis economias do Reino Unido e da UE.
O Federal Reserve dos EUA emitiu seu primeiro corte nas taxas de emergência desde a queda de 2008 na semana passada, embora economistas tenham dito que mais cortes, possivelmente próximos de zero do atual nível de 1 a 1,25%, podem ser necessários para reforçar a confiança, à medida que os temores aumentam.
Na Grã-Bretanha, o chanceler Rishi Sunak deve usar o orçamento de quarta-feira como uma declaração de emergência de fato para revelar um pacote abrangente de medidas críticas de impostos e gastos para proteger empresas e famílias.
No entanto, analistas alertaram que a falta de uma resposta internacional coordenada à medida que os países se retiram para a formulação de políticas protecionistas poderia ameaçar desestabilizar ainda mais os mercados globais, enquanto aumentava dramaticamente as chances de uma recessão global este ano.
Com informações do The Guardian.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
A cidade chinesa de Wuhan começa a fechar hospitais temporários com a contínua queda de novos casos de Covid-19 e a população em geral vai retomando suas atividades:
https://espanol.cgtn.com/n/2020-03-09/DEAIcA/la-ciudad-china-de-wuhan-cierra-once-hospitales-temporales-a-medida-que-se-estabiliza-la-situacion/index.html
https://espanol.cgtn.com/n/2020-03-09/DEBHcA/gente-en-china-empieza-a-volver-al-trabajo-con-la-disminucion-de-nuevos-casos/index.html
Na cidade de Wuhan, China, começam a fechar hospitais temporários com a contínua queda de novos casos de Covid-19 e a população em geral vai retomando suas atividades:
https://espanol.cgtn.com/n/2020-03-09/DEAIcA/la-ciudad-china-de-wuhan-cierra-once-hospitales-temporales-a-medida-que-se-estabiliza-la-situacion/index.html
https://espanol.cgtn.com/n/2020-03-09/DEBHcA/gente-en-china-empieza-a-volver-al-trabajo-con-la-disminucion-de-nuevos-casos/index.html
Seja como for, com coronavírus ou não, o fato que está se tornando cada dia mais notável, é que o tal “mercado” jamais perde: estão atacando agora as reservas do país, e a cada dia que passa, o BC se faz de inocente e coloca em leilão mais e mais montantes de dólar para os espertos comprarem. “É necessário para segurar o dólar “, é o que dizem. Em 2008 o Tesouro de lá dos USA também colocou em favor do mercado, bilhões e bilhões de dólares ” -para manter a economia estável, é o que dizem!!!!
O camarada – tovarish – corona, fazendo o que tem que ser feito, enquanto o Irão responsabiliza os steites por epraiar o vírus. Tá tudo nos conformes.
Seria esse o gene que Marx dizia que o capitalismo trás em gênese?
Tudo muito mal, tudo péssimo, mas, se muitos venderam despenhadeiro abaixo, quem comprou? Quem sabe que a “guerrinha” do petróleo não dura uma semaninha? E, aqui neste país de merrecas, seria possível verificar quem se lambuzou em compras-na-bacia-das-almas enquanto os migrados – olha o milagre, olha o milagre das xps da vida! – da renda fixa, que os desguedeou pra baixo e pra baixo e pra baixo, agora ficam sem o fixo e sem o móvel? Todos sabiam que a baixa da selic era para desacreditar a poupança e induzir os trouxas de sempre pra bolsinha-de-valores-pra-poucos: como sempre foi neste país que não tem nem 1000 empresas com capital na bolsinha.
Andei lendo puraí que a China, alem de passar a ter vantagens com a queda do preço de commodities, arrebanhou grande parte das ações de empresas chinesas que despencaram 40%, ou seja, se capitalizou e concentrou poder. Oportunistas, ou criadores de fantasmas? Se alguem tiver conhecimento, por favor,me explica.
Prezado, enquanto os lambaris vendem, os tubarões vão as compras!
Afinal, são tubarões que provocam o pânico!