Coronavírus pode reduzir a população da Austrália em 4% em 20 anos

Um declínio no crescimento da população, conforme previsto em cada um de nossos cenários, terá um impacto inevitável em muitos setores da economia

Do Medical Express

Nos estágios iniciais do COVID-19, grande parte do foco dos demógrafos – que estudam populações – tem sido compreensivelmente sobre mortalidade e morbidade.

Mas, à medida que a pandemia avança, a atenção também agora está voltada para o impacto do COVID-19 no tamanho , estrutura e distribuição da população .

Nossa nova modelagem mostra que, no pior cenário , a Austrália será 1,4 milhão de pessoas – ou 4% – menor em 2040, do que se o COVID-19 não tivesse acontecido.

Isso é em grande parte impulsionado por uma redução maciça na migração internacional .

Migração sob COVID-19

Quando o governo australiano implementou uma proibição internacional de viagens em março , os pensamentos de muitos demógrafos se voltaram para o impacto no futuro crescimento populacional da Austrália.

Na última década, a migração líquida no exterior tem sido o principal fator de crescimento populacional na Austrália, contribuindo com 2,2 milhões de residentes adicionais .

Nossa análise dos dados do Australian Bureau of Statistics mostra que o fechamento das fronteiras da Austrália levou a uma queda de 97% nas chegadas permanentes e de longo prazo no exterior em abril de 2020 em relação ao ano anterior, a maioria dos quais migrantes.

O fechamento das fronteiras do estado e a recessão do COVID também aumentaram a perspectiva de um declínio significativo na migração interestadual. Os impactos domésticos ABS da pesquisa COVID-19 sugerem que, para a maioria dos australianos, a pandemia ainda não impactou seus planos de mudança. No entanto, nossa pesquisa indica que a migração interestadual caiu após as recessões australianas anteriores.

Nascimentos e mortes

O aumento natural da população – o excesso de nascimentos e mortes – também pode ser impactado pelo COVID-19. A fertilidade geralmente diminui durante as crises econômicas, à medida que as pessoas se tornam mais avessas ao risco.

Do outro lado do livro, a Austrália teve a sorte de até agora evitar um número significativo de mortes por COVID-19 . Portanto, não se espera que a pandemia tenha um impacto populacional na mortalidade na Austrália.

Modelando o impacto do COVID-19

No entanto, a rápida mudança em alguns dos componentes da mudança populacional – particularmente a migração – significa que as projeções populacionais anteriores não refletem mais nossa nova realidade demográfica.

Agora são necessárias novas projeções para ajudar a planejar a recuperação econômica e social do COVID-19. Em um novo artigo , desenvolvemos três cenários para calcular o futuro populacional plausível para a Austrália.

Dada a natureza sem precedentes do COVID-19, adotamos uma abordagem de várias vertentes para informar nossas suposições.

Primeiro, realizamos uma revisão da literatura acadêmica sobre respostas demográficas a choques. Em segundo lugar, revisamos dados históricos para entender o impacto de choques passados ​​nos vários componentes da mudança demográfica na Austrália. Em terceiro lugar, pesquisamos demógrafos australianos sobre o provável impacto do COVID-19 na migração internacional e interna.

Três cenários para uma futura Austrália

Nosso modelo produziu três cenários.

Impacto leve : assume que a migração líquida no exterior se recupera rapidamente no final de 2020. A migração interestadual cai ligeiramente em 2019-2020, antes de se recuperar em 2020-21. Também se supõe que a fertilidade diminua em 2020-21, antes de se recuperar rapidamente.
Impacto moderado : assume que a migração líquida no exterior cai substancialmente em 2020-21, antes de se recuperar nos próximos anos. A migração interestadual cai acentuadamente nos próximos dois anos, antes de retornar à média de longo prazo. A fertilidade cai neste exercício e não se recupera totalmente até o final da década de 2020.
Impacto grave : assume que a migração líquida no exterior cai para zero em 2020-21 e leva oito anos para retornar à média de longo prazo. A migração interestadual cai em até um terço nos próximos dois anos, antes de se recuperar lentamente. A fertilidade cai para mínimos históricos e leva uma década para se recuperar ao valor de longo prazo.
Nos três cenários, presume-se que a expectativa de vida no nascimento continue sua trajetória ascendente de longo prazo .

É tentador nomear um cenário “mais provável” aqui. Mas a incerteza sobre a duração e a escala do COVID-19 e as restrições em torno dele tornam isso inviável. A melhor opção atualmente disponível para os demógrafos é desenvolver cenários que modelem uma gama de futuros populacionais plausíveis.

Possível queda de 4% na população esperada

Com base nos cenários modelados, espera-se que o COVID-19 tenha um impacto mensurável e persistente na população da Austrália.

Sob o cenário severo, a população da Austrália alcançará 26,6 milhões em 2025, 29 milhões em 2030 e 31,8 milhões em 2040. Isso é 1,4 milhão ou 4% menos que o cenário “sem pandemia”.

Sob o cenário leve, a população da Austrália diminuirá 180.000 pessoas até 2040. No cenário moderado, reduziremos 580.000 pessoas.

O impacto do COVID-19 será sentido mais fortemente no curto prazo. O crescimento anual da população teria sido de 1,38% em 2020-21 sem a pandemia. Isso será de apenas 0,41% no cenário de forte impacto. Essa queda no crescimento anual da população foi vista pela última vez em 1916, devido à Primeira Guerra Mundial. Mesmo durante a Grande Depressão, o crescimento anual permaneceu acima de 0,70%.

Estados e territórios

Nossa modelagem mostrou diferentes impactos no crescimento da população na Austrália. Em grande parte, isso se deve à concentração de chegadas de imigração em Sydney e Melbourne, bem como a um sistema interno de migração que desloca a população para longe de New South Wales e para Queensland e Victoria.

Portanto, o maior impacto sobre o número da população será em NSW e Victoria, seguido por Queensland e Austrália Ocidental.

Se o cenário severo acontecer, a população de NSW será quase meio milhão de pessoas menor até 2040 do que sem a pandemia. Victoria verá uma queda de 400.000, Queensland cairá cerca de 200.000 e WA cairá mais de 160.000 pessoas.

Apesar do tamanho menor da população, o impacto da pandemia no envelhecimento da população parece ser relativamente modesto. A proporção de australianos com 65 anos ou mais chegará a 20,8% no cenário severo, em comparação com 20% sem a pandemia.

Isso ocorre porque a migração tem um impacto limitado em idades mais avançadas.

O que isso significa para a Austrália?

Um declínio no crescimento da população, conforme previsto em cada um de nossos cenários, terá um impacto inevitável em muitos setores da economia. No curto prazo, os setores dependentes do crescimento populacional, como construção, bens de consumo e estudantes estrangeiros, serão os mais atingidos.

Também é provável que haja conseqüências contínuas para o crescimento econômico, o planejamento urbano e regional e a oferta de mão-de – obra .

Mas também existem benefícios em potencial, incluindo uma redução nos impactos ambientais e menor congestionamento, principalmente nas capitais da Austrália.

Mais pesquisas sobre as respostas demográficas ao COVID-19 nos permitem refinar suposições e aumentar nossa confiança no resultado modelado.

Mas o potencial de uma queda sem precedentes no crescimento populacional e seus vários impactos devem estar no radar dos tomadores de decisão. Temos que começar a planejar a vida após a pandemia agora.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador