
Jornal GGN – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pretende endurecer as medidas de isolamento social na capital do estado, São Luís, nas próximas semanas. A medida pretende conter o colapso do sistema de saúde público e privado da cidade, superlotados em consequência do aumento do número de casos do novo coronavírus. Dino prometeu um novo decreto próximo ao “lockdown”, bloqueio total dos comércios e da circulação da população. As informações são do UOL.
De acordo com o governo, dos 149 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na capital, 119 estavam ocupados nesta quarta-feira, 29 de abril. No mesmo dia, o estado contabilizou 184 vítimas fatais da Covid-19.
“O novo decreto vai na direção da restrição de reduzir a circulação de pessoas, se aproximando de lockdown. Estamos analisando a forma e a graduação de atuação para publicar. A previsão é que na terça-feira eu edite esse novo decreto para a capital; para o resto do estado não é necessário”, disse o governador.
Mas, apesar da crescente no número de casos, a doença ainda não atingiu o pico no estado – previsto para o final de maio. Com isso, Dino afirma que há uma preocupação muito grande sobre a capacidade do sistema de saúde do Maranhão, principalmente em relação a capital.
“Nós estamos com tendência de aceleração de casos na capital. Por isso a previsão desse próximo decreto ter um endurecimento de medidas preventivas, de distanciamento, para a gente passar pela pandemia. Mas a trajetória é fortemente ascendente e a situação no estado é gravíssima. Hoje fiz esse alerta à população”, afirmou.
Além do novo decreto, o estado recebeu nesta madrugada respiradores comprados na China para auxiliar no atendimento das vítimas. Dino também disponibilizou mais 27 leitos de UTI nesta quinta-feira. “Neste momento, antes do novo decreto, estamos priorizando a contratação de médicos e leitos e no aumento de fiscalização do decreto em vigor. Já aplicamos multa a comércio, bancos”, explicou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.