Coronavírus: recomendações para cobertura jornalística

Rede de jornalismo investigativo dá dicas para que assunto seja abordado da melhor forma possível; recomendação inclui ênfase na prevenção

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A epidemia global de coronavírus tornou-se o maior caso jornalístico do mundo atualmente, ao atingir mais de 100 países, infectar 121.564 pessoas e vitimar 4.373 pessoas, segundo os últimos dados do mapa global elaborado pela Universidade Johns Hopkins.

Considerada uma emergência de saúde pública global – a sexta anunciada nos últimos anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir da gripe suína de 2009 – , a epidemia cortou bilhões de dólares da economia global. Estimativas elaboradas pela agência Bloomberg projetam um custo econômico total de US$ 2,7 trilhões.

Contudo, mesmo com todas essas estimativas, não se sabe ao certo até que o ponto o COVID-19 pode se disseminar e quais serão suas consequências finais. Por conta disso, a Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) elaborou uma espécie de cartilha para ajudar os profissionais da área na cobertura do assunto, para ajudar principalmente no combate à desinformação e ao medo.

Inclusive, o medo tem desempenhado um papel fundamental na abordagem do assunto, o que tem ajudado a aumentar o clima de pânico. A recomendação é que as ações preventivas sejam enfatizadas, além da redução de adjetivos subjetivos nos textos e que se evite o uso de clickbaits nas manchetes.

Sobre o tratamento das vítimas, entre outros pontos, a recomendação é que a vítima dite o momento e o local de seu depoimento, que ela seja tratada com dignidade e de forma transparente – inclusive na forma como ela prefere se identificar. E principalmente, o profissional também deve se preservar.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador