CPI chega a contas de disparo irregular de Whatsapp nas eleições

Números são dos Estados Unidos, Vietnã, Inglaterra e Brasil, mas registros de internet apontam que envios partiram do Brasil; 24 números fizeram maior envio em massa

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A CPI das Fake News em andamento no Congresso conseguiu identificar as linhas telefônicas de WhatsApp que responderam pela maior quantidade de envios de mensagens em massa durante a campanha eleitoral de 2018.

Segundo informações do portal UOL, 55 mil dentre as 400 mil contas que foram banidas pelo aplicativo apresentaram comportamento considerado anormal – e 24 desses números respondem pela maior parte dos envios realizados. Em setembro de 2018, uma rede de envio de fake news com o uso de robôs pró-Jair Bolsonaro que funcionou durante as eleições seguia com 80% dos contatos ativos no Whatsapp.

As linhas telefônicas relacionadas a tais perfis ativos possuem números dos Estados Unidos, Vietnã, Inglaterra e Brasil, mas os IPs (endereços da conexão de internet utilizada para operar as contas suspeitas) relacionados mostram que todas as mensagens foram enviadas do Brasil. Atualmente, pelo menos três dos 24 números possuem contas ativas no serviço de mensagens.

A expectativa dos parlamentares da CPMI com esses resultados é chegar aos responsáveis pelas contas e endereços de IPs, para assim intimá-los e revelarem o que sabem a respeito do esquema.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E daí? Alguém tomará medidas corretivas que, sabemos todos, passam pela destituição dessa chapa-bandalheira e pela reintrodução do estado democrático de direito em nosso país. Quem topa? Com certeza não serão os preclaros parlamentares e, muito menos, qualquer mpfédemais ou stfoloide ou luxeano. Segue a tramoia mantendo o mais novo (?) estropício-negocial dentro do planalto (aliás, sendo terraplanistas, melhor ir desbastando a planaltina até chegar no submundo criminoso que ora manda e desando este país de merrecas.

  2. Legal!
    Frajola descobriu o piu-piu, o coyote visualizou o papaleguas e o agente 86 identificou o espião. Tudo ja está nas mãos do inspetor Jacques Clouseau para montar o processo e prender os homens maus.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador