Cuidado com a tesoura do Tribunal Superior Eleitoral, por Luis Nassif

É preciso cuidado com as propostas de coibir os fakenews, as notícias falsas. Não que não devam ser coibidos. A questão é o critério que será adotado.

Desde 2005, o principal estimulador do fakenews foi a própria imprensa. Confira em “O Caso de Veja”, a série que escrevi quase dez anos atrás sobre o jornalismo da revista.

A relação é extensa:

1. A história das Farcs no Brasil.

2. Os dólares de Cuba.

3. O suposto lobista que jantou na casa de Erenice Guerra e denunciou pedido de propina jamais comprovado.

4. O consultor inventado pela Folha, que tentou financiamento de R$ 7 bilhões para uma empresa de fundo de quintal (e, depois, se descobriu que tinha saído há um mês da prisão, por estelionato).

5. O grampo sem áudio e o grampo no Supremo, criado pelo presidente do STF Gilmar Mendes e endossado por toda a mídia.

6. A história de Dilma assassina de crianças, endossada pela própria esposa de José Serra.

7. A ficha falsa de Dilma.

8. A compra da tapioca com cartão corporativo.

9. A entrega da mala de dinheiro para o Ministro

A lista é infinita e sempre é turbinada em períodos eleitorais.

O que acende o sinal amarelo é que, duas eleições atrás, a procuradora eleitoral Sandra Cureau denunciou uma única publicação, Carta Capital, por suposta propaganda eleitoral. E no primeiro dias após a eleição de Dilma Rousseff, o presidente do TSE Gilmar Mendes apresentar como crime grave até o enquadramento Contábil de máquinas de picotar papéis.

Ficou nítido naquele julgamento que o TSE se tornou instrumento de poder, nessa algaravia que transformou cada órgão público em uma ilha de poder

O que vai acontecer se o poder de veto couber ao Tribunal o Superior Eleitoral (TSE), sob o comando de Luiz Fux? Haverá discernimento para identificar os fake news em qualquer veículo, identificar apenas os veículos falsos ou investir contra a mídia da contracorrente?

Carmen Lúcia, a indizível presidente do STF e do Conselho Nacional da Justiça montou um grupo em defesa da liberdade de imprensa contando apenas com representantes dos veículos tradicionais. As reuniões convocadas em Brasilia para discutir o tema, padecem do mesmo mal: qualquer notícia que venha da mídia, seja falsa, parcial, partidária, é aceita em nome da liberdade de expressão; o que vem de fora ou é fakenews ou não é considerado jornalismo.

É bom acender uma luz amarela para essa decisão.

 
Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O foco deve ser em quem manda…

    Não há uma terceira opção .

    É a destruição da Globo ou a escravização desta e das demais gerações .

    Resultado de imagem para roberto marinho e gilmar mendes

  2. CLARAMENTE DEMONSTRADO QUE O

    CLARAMENTE DEMONSTRADO QUE O PODER JUDICIÁRIO TOMOU DE ASSALTO O PAÍS.

    SEM PUDOR E A REVELIA DA LEI… FAZEM O QUE QUEREM..

    A DITADURA DO JUDICIÁRIO..

  3. desculpe, Nassif, mas ilhas

    desculpe, Nassif, mas ilhas se tornaram os blogues progressistas. estamos tentando repercutir denúncia gravíssima de fraude em 2018 do Calasans/Rômulus/Cafezinho, aliás, repetidas hoje por Nocaute/Aline Piva, sobre reiteradas idas de gilmar mendes à Washington e nada de um pool de vocês, nenhuma reação a altura do conteúdo denunciado. é lamentável como somos incompetentes. ou vamos chorar leite derramado ou vamos reagir. esperemos.

    1. Está corretissima companheiro

      Está corretissima companheiro baader a sua observação.Os Blog’s progressistas,sujos,imundos ou mal lavados tornaram-se “Ilhas”.Faltou você explicar de que tipo.Talvez uma Ilha habitada em sua grande maioria por papagaios de repetição.Ou do elogio facil,ou da discordancia corriqueira.O mais do mesmo.A ligação do nada com coisa alguma.Uma “Ilha” de aragem imutável.Os ventos são os mesmos,permanentes,constantes todo dia Santo.Uma “Ilha” onde se predomina a pasmaceira,a apatia,o  temor,a timidez,o amedrontamento,a ausência de coragem.As conversas entre seus poucos habitantes,sempre fitando boquiaberto um ceu estrelado,são tão modorrentas que um ou outro,terminam cochilando ou dormindo.Vida mansa,deitados em uma rede.Enfim,como deve uma ser numa “Ilha Paradisiaca”.Tudo isso que lhe relatei é uma miragem,uma quimera,uma ilusão optica.A “Ilha” que se transformaram esses ditos blogues progressistas são na verdade,de naufragos entregues a propria sorte,  que vivem a acenar com um pano branco,geralmente oriundos das vestes maltrapilhas,para um Transatlântico visto há kilometros de distancia,que venha nos salvar.Não há saída,morreremos todos abraçados uns aos outros,com certeza tendo como causa mortis o acovardamento.

      1. Disse exatamente isso no
        Disse exatamente isso no comentário guilhotinado de ontem,a não existência de estrelas no rodapé dos meus comentários,indicam claramente a minha condição diferenciada,o total distanciamento do efeito manada e o caráter criativo,moderno e essencialmente destemido dos meus textos,léguas de distância dos que insistem a escrever da mesma forma dos que verberavam a 1.000 anos a.c.

  4. Cadê os grupos radicais de
    Cadê os grupos radicais de esquerda partindo pra cima de todo golpista, da política, da mídia, do judiciário, do empresariado? Tem que tocar o terror fazer o inferno não deixar esses pilantras em paz. Querem condenar lula sem provas e tirá-lo das eleições não é? Então fogo neles, tem que saber onde esses juízes tomam café, almoçam, jantam, os lugares que frequentam e onde moram e encurrala-los como ratos! Esses juizes e procuradores canalhas, corruptos, criminosos e politiqueiros tem que sentir a fúria do povo, serem escurraçados banidos do cargo e presos!

  5. O facão vai cair em cima dos blogs…

    O partidarismo no Judiciario é tanto que nem escondem mais nada. Vão atacar os blogs progressistas e todos os que, por (des)ventura, possam fazer qualquer matéria que seja “pro” Lula ou PT.

  6. cuidado….

    “…Algaravia que tornou cada orgão público em uma ilha…” Será que somos assim tão lunáticos? Algaravia? Somos o resultado da Anistia de 79. Da Redemocratização de 82. Da Constiuição, Constituição Cidadã, de 88. Plantamos um abacateiro. Todos agricultores que queríamos. Esperavámos colher o que? Azeitonas? Atitudes e Consequências. 

  7. Na prática eles querem acabar

    Na prática eles querem acabar com os blogs de noticias, para manter a midia tradicional e empoderar ainda mais essa elite do atraso através da opinião da imprensa amiga deles.

  8. A maior fake news da história

    A maior fake news da história brasileira será lembrada como a notícia da época (caixa baixa mesmo) de que o Lula era o dono do triplex. Uma história sem verossimilhança (falaram que gastaram uma fortuna numa reforma para o Lula se mudar para o triplex ao mesmo tempo que falaram que estava no nome da construtora pois era um patrimônio oculto, ou seja, um cara famoso como o Lula morando escondido numa praia popular do litoral paulista). Mas a fake news da época, amparada numa fofoca de um porteiro com pretensões políticas e um corretor de imóveis com pretensões comerciais, serviu para o parcialíssimo juiz Sérgio antes de 2003 não vem ao caso Moro condenar o ex presidente.

  9. Papai vivia a me dizer,o que

    Papai vivia a me dizer,o que seria de nósoutros se não houvesse o amanhã.Ontem,fiz um breve comentario(fiz outro hoje em complemento ao do companheiro baader),onde eu colocava ao senhores e senhoras componentes da ACCEBLON,a falta de coragem,da valentia,a apatia,a timidez,a pasmaceira,a inutilidade dos comentarios,isto é,o mais do mesmo,a ligação do nada a coisa alguma,em verdade um chamamento à realidade dos nossos dias.A Editoria do Blog mandou-o a lata do lixo,à guilhotina,sei lá onde.Hoje Nassif faz um artigo sobre o perigo do TSE, mais a repercussâo do julgamento da Ação Delenda Lullla.Eu nunca vi tanto valente e candidato a rebelde como hoje aqui no Blog.Antes tarde do que nunca,e mais uma vez o Blog se equivoca,e dá margem que se diga sem medo de errar,que o castigo vem a cavalo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador