Dados da Abin contradizem queixa de Bolsonaro

Ao contrário do que presidente diz, agência recebeu 1.272 relatórios de inteligência para encaminhar informações ao Palácio do Planalto

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), coordenado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), recebeu 1.272 relatórios de inteligência produzidos por órgãos governamentais, com o objetivo de repassar informações estratégicas ao Palácio do Planalto para auxiliar na tomada de decisões.

Os números contradizem o presidente Jair Bolsonaro, que recentemente declarou que não estava recebendo informações eficientes e que precisava de um sistema “privado” de inteligência que funcionaria melhor.

Informações do jornal O Globo mostram que, segundo dados do Sisbin, o sistema registrou o recebimento de 951 documentos de inteligência em 2019 e 321 até agora no ano de 2020. Conforme a área de informação, os relatórios foram encaminhados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República ou aos setores de inteligência dos ministérios do governo federal.

Apenas a Polícia Federal produziu 54 documentos de inteligência em 2019, e 11 neste ano. Segundo a classificação feita pela Polícia Federal, os relatórios de inteligência encaminhados em 2019 tratavam de temas como crime organizado (16), fluxos migratórios (15), terrorismo e extremismo violento (13), contrainteligência (5), conflitos (3), processo decisório e Estado democrático de Direito (1) e segurança cibernética.

A entidade responsável por definir o encaminhamento das informações é justamente a Abin, atualmente comandada por Alexandre Ramagem, que Bolsonaro tentou indicar para comandar a PF, mas foi barrado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

 

Leia Também
Advogado ligado a Flávio Bolsonaro multiplica capital de chocolateria
O domingo truculento como único ansiolítico de Jair Bolsonaro, por Álvaro Miranda
A vida pregressa de Moro: GGN investiga a trajetória do ex-juiz com ajuda de leitores
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É preciso neutralizar as FFAA como apoiadores do miliciano.
    Sugiro campanha de massas tipo :
    #FFAA#apoiam#Queiroz.
    #FFAA#apoiam#Milicia.
    #FFAA#apoiam#Bandidos.
    Não podemos esquecer que foi com supremo e com tudo.

  2. Saber ler interpretar textos, este é o problemas para analfabetos funcionais.
    Somaro é o jabuti colocado no galho mais alto e que acredita ser alpinista.

  3. Nassif: os caras têm razão. O Ôme e seus ministros militares não são chegados a leitura. Pessoas próximos a baioneta e a bala, formadas no estilo PowerRangers, preferem ver “Mangá’s” que perder tempo nos rebuscados literários. Os sabujos do PríncipeParisiense e o TogaSuja estavam desavisados desse talento. Por isso pisaram na bola. Prum pessoal assim classificado escrever é inútil. Tem mais é que desenhar…

    PS: você chegou a ver o panfleto-manifessto dos 89 VerdeSauvas? Interessantes. Um general-de-exército, dois de brigada, oitenta coronéis, dois major, um advogado, um engenheiro, um promotor-de-justiça e um sem indicação de graduação ou profissão civil. Correspondem a ~28% da Turma, de 316 formandos. Pena que o primeiro classificado (José Alencar) e o premiado por aptidão (Paulo Afonso) não estejam entre os signatários. Dizem pretende instalar a RepúblicaDosCoroneis, com aquelas mordomias de viagens ao exterior (com direito a levarem a esposa e as “teudas-manteudas” à reboque e por conta dos cofres públicos), dentre outras mumunhas. Seria bom verificar se algum deles já não está mamando nas tetas do atual governo.

    1. Olá, jcordeiro,
      não precisa desqualificar os mangás por conta da falta de leitura de pr e ministros. Há mangás maravilhosos, verdadeiras obras de arte, e há merdas também, como em todas as áreas literárias e de entretenimento. Talvez eles prefiram os mangás de merda…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador