Dados da Abin contradizem queixa de Bolsonaro

Ao contrário do que presidente diz, agência recebeu 1.272 relatórios de inteligência para encaminhar informações ao Palácio do Planalto

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), coordenado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), recebeu 1.272 relatórios de inteligência produzidos por órgãos governamentais, com o objetivo de repassar informações estratégicas ao Palácio do Planalto para auxiliar na tomada de decisões.

Os números contradizem o presidente Jair Bolsonaro, que recentemente declarou que não estava recebendo informações eficientes e que precisava de um sistema “privado” de inteligência que funcionaria melhor.

Informações do jornal O Globo mostram que, segundo dados do Sisbin, o sistema registrou o recebimento de 951 documentos de inteligência em 2019 e 321 até agora no ano de 2020. Conforme a área de informação, os relatórios foram encaminhados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República ou aos setores de inteligência dos ministérios do governo federal.

Apenas a Polícia Federal produziu 54 documentos de inteligência em 2019, e 11 neste ano. Segundo a classificação feita pela Polícia Federal, os relatórios de inteligência encaminhados em 2019 tratavam de temas como crime organizado (16), fluxos migratórios (15), terrorismo e extremismo violento (13), contrainteligência (5), conflitos (3), processo decisório e Estado democrático de Direito (1) e segurança cibernética.

A entidade responsável por definir o encaminhamento das informações é justamente a Abin, atualmente comandada por Alexandre Ramagem, que Bolsonaro tentou indicar para comandar a PF, mas foi barrado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

 

Leia Também
Advogado ligado a Flávio Bolsonaro multiplica capital de chocolateria
O domingo truculento como único ansiolítico de Jair Bolsonaro, por Álvaro Miranda
A vida pregressa de Moro: GGN investiga a trajetória do ex-juiz com ajuda de leitores

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Documentos revelam vaivém no gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara

4 comentários

  1. É preciso neutralizar as FFAA como apoiadores do miliciano.
    Sugiro campanha de massas tipo :
    #FFAA#apoiam#Queiroz.
    #FFAA#apoiam#Milicia.
    #FFAA#apoiam#Bandidos.
    Não podemos esquecer que foi com supremo e com tudo.

  2. Saber ler interpretar textos, este é o problemas para analfabetos funcionais.
    Somaro é o jabuti colocado no galho mais alto e que acredita ser alpinista.

  3. Nassif: os caras têm razão. O Ôme e seus ministros militares não são chegados a leitura. Pessoas próximos a baioneta e a bala, formadas no estilo PowerRangers, preferem ver “Mangá’s” que perder tempo nos rebuscados literários. Os sabujos do PríncipeParisiense e o TogaSuja estavam desavisados desse talento. Por isso pisaram na bola. Prum pessoal assim classificado escrever é inútil. Tem mais é que desenhar…

    PS: você chegou a ver o panfleto-manifessto dos 89 VerdeSauvas? Interessantes. Um general-de-exército, dois de brigada, oitenta coronéis, dois major, um advogado, um engenheiro, um promotor-de-justiça e um sem indicação de graduação ou profissão civil. Correspondem a ~28% da Turma, de 316 formandos. Pena que o primeiro classificado (José Alencar) e o premiado por aptidão (Paulo Afonso) não estejam entre os signatários. Dizem pretende instalar a RepúblicaDosCoroneis, com aquelas mordomias de viagens ao exterior (com direito a levarem a esposa e as “teudas-manteudas” à reboque e por conta dos cofres públicos), dentre outras mumunhas. Seria bom verificar se algum deles já não está mamando nas tetas do atual governo.

    • Olá, jcordeiro,
      não precisa desqualificar os mangás por conta da falta de leitura de pr e ministros. Há mangás maravilhosos, verdadeiras obras de arte, e há merdas também, como em todas as áreas literárias e de entretenimento. Talvez eles prefiram os mangás de merda…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome