Deficiência de vitamina D e a perna quebrada de Anderson Silva

Sugerido por Stanilaw Calandrelli
Do naturalnews.com
 
Por Mike Adams
 
Sou fã de Anderson Silva, da sua filosofia, coragem e dedicação, portanto o que digo não é uma crítica, é uma explicação de um cientista de nutrição, que todos os atletas do UFC precisam ouvir:
 
Como muitos lutadores do UFC, sua pele tem a pigmentação escura, e poucos sabem que a pigmentação escura interfere na criação da vitamina D induzida pelos raios ultravioletas da luz solar. A pele escura é um protetor solar biológico que bloqueia a radiação de UV, uma característica adquirida pelos povos originários de áreas localizadas geograficamente próximas ao Equador, onde a luz solar possui muito mais intensidade.
 
Como resultado, quase todas as pessoas de pele escura sofrem da deficiência crônica de vitamina D, especialmente aquelas que passam longo tempo em ambiente coberto como academias, escritórios, etc. Essa deficiência é responsável pelo enfraquecimento dos ossos, pois reduz a absorção e transformação do cálcio, estrôncio e outros micro-elementos da nossa dieta que formam o esqueleto humano. Por isso, todos aqueles com baixo nível de vitamina D possuem ossos com baixa densidade mesmo com dieta suplementar, que, geralmente, fornecem uma quantidade muito aquém do necessário para suportar a densidade desejada.
 

Mas, Anderson Silva tirou proveito dessa sua característica. O fato de ter ossos mais leves, ele compensou com uma musculatura muito forte e pôde atuar em uma categoria mais leve. A combinação dessa musculatura com longas pernas e braços deu-lhe enorme vantagem tática no ringue. Sua excelente envergadura para a categoria foi um forte handicap para se manter invencível por um longo tempo.
 
Um chute errado e a carreira pode chegar ao fim. Foi o que vimos na luta, os ossos de sua canela foram, literalmente, divididos em partes. Provavelmente, o nosso Spyder nunca mais volte a lutar profissionalmente, o que é uma grande tristeza, pois trata-se de um atleta “fora de série”.
 
Veja, no video, mais detalhes sobre luz do sol, vitamina D, cancer de pele, pigmentação da pele escura e mais..

http://www.youtube.com/watch?v=agxvOfTiX0g

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu temho outra tese. Todo
    Eu temho outra tese. Todo lutador do UFC tenta se enquadrar numa categoria de peso abaixo do seu fenótipo para obter vantagem extra. Mas para conseguir isso deve emagrecer radicalmente até 16 Kg em apenas 1 semana. Eles conseguem isso ficando sem comer e perdendo água e, é claro, minerais. Teve um brasileiro que morreu esse ano durante essa “preparação”.

  2. …. nao sou fã desse tipo de

    …. nao sou fã desse tipo de esporte mas minha visao eh outra:  o golpe foi desferido em momento inadequado, por estar um pouco mais longe do q o necessario  e fora de angulo, e o pior …  nao se usa a canela no golpe e sim o pe.

    repare q o choque foi canela esquerda contra joelho esquerdo.  isso eh normal ….  ?!?

    o normal seria a perna esquerda acertar o lado direito do adversario, da cintura para cima ou para baixo …. infortunio.

    1. Realmente há essa questão do
      Realmente há essa questão do golpe mal aplicado, o que nos leva a outra questão
      : que tipo de treino, técnica e preparação esses lutadores tem? O acidente foi tão primário e amador!

  3. Já que o blog repete esse
    Já que o blog repete esse post esdrúxulo, vou repetir o que eu escrevi no outro post:

    Nassif, eu recomendo mais cuidado na seleção de posts de caráter científico. Nesse campo o blog dá várias barrigas (como essa explicação sem pé nem cabeça pra fratura do Anderson Silva)

    1. NH alemanha, quem é você? Se

      NH alemanha, quem é você? Se apresenta, por favôr. O sombra que sempre me ataca no anonimato!!!! Faz parte da SS do blog. Lógico, só pode ser uma pessoa!!!!!!!!

  4. Outro detalhe …
    Esse site
    Outro detalhe …

    Esse site (naturalnews.com) é considerado uma das piores porcarias anti-científicas da internet.

    E o site reproduz o texto desses charlatães sem conferir a reputação da fonte. Isso é jornalismo científico de má qualidade.

    1. Também achei toda explicação
      Também achei toda explicação furada. Mas acho que Anderson Silva perdeu cálcio na rotina absurda de preparação e também errou completamente o golpe.

    2. É só uma questão de pele

      O que Mike Adams escreveu no texto, até as criancinhas da minha rua tem conhecimento disso, ele não trouxe nenhuma novidade.

      Pesquisando no Google podemos encontrar milhares de informações sobre a diferença da pele branca e morena em relação à receptividade do UV e todos batem na mesma tecla.

      Não vejo motivo de seu desespero para com o Mike, talvez vc tenha pesquisado o site racionalwiki, um site anônimo que contém críticas ao Mike, classificando seu blog como antisciense, mas tem como marca:

      RationalWiki is open-content and collaborative, anyone can edit almost any page on the site. 

      Any material obtained through the use of RationalWiki is done at your own discretion and risk and you will solely be responsible for any damage to your computer system or loss of data that results therefrom.

      Much of the content on this website may touch upon issues relating to medical, legal, or other professional topics. This information in no way constitutes professional advice. RationalWiki cannot be held liable for actions arising from its use. For professional advice, always seek out people licensed or knowledgeable in the field in question.

       

      Talvez vc acredite no Wikipédia e na Revista Planeta ou no Laboratório São Lucas:

       

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_D

       

      Hipovitaminose[editar | editar código-fonte]

      A deficiência de Vitamina D pode ser observada em indivíduos que tenham pouca exposição ao sol, e naqueles que tenham problemas na absorção de lipídios ou problemas na dieta. Em crianças, a deficiência de vitamina D pode resultar no raquitismo, doença decorrente da inadequada mineralização do osso durante o crescimento com conseqüentes anormalidades ósseas, entretanto, isso é raro nos dias atuais, devido sobretudo à fortificação dos alimentos. A deficiência grave em adultos leva à osteomalácia, condição caracterizada pela falha na mineralização da matriz orgânica do osso, resultando em ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos proximais e frequência de fraturas aumentada. Em idosos, a deficiência de vitamina D é decorrente das alterações fisiológicas e mudanças no hábito de vida decorrente deste grupo, como por exemplo, a diminuição da exposição ao sol e mudanças na dieta. A relação entre o envelhecimento e queda dos níveis desta vitamina é tanta que a ingestão de referência de vitamina D baseia-se nas necessidades de indivíduos idosos, mantidos no interior de suas residências sem exposição ao sol, e é o nível de ingestão que manterá os níveis plasmáticos de [25(OH)D3], iguais aos observados em indivíduos jovens com adequada exposição solar, no período de inverno. Em mulheres pós-menopausa, o baixo estado nutricional em relação a vitamina D pode ser responsável pela menor absorção de cálcio e portanto, tem efeitos importantes no desenvolvimento da osteoporose . 6 Deficiências de vitamina D também podem ser decorrentes de algumas enfermidades, tais como, litogênese, colestase, Crohn, doença hepática crônica e insuficiência renal crônica.(1)

      Hipervitaminose[editar | editar código-fonte]

      A ingestão excessiva de vitamina D, mas não a excessiva exposição ao sol, causa fraqueza, náuseas, perda de apetite, dor de cabeça, dores abdominais, câibras e diarreias. Ainda mais grave, pode causar também hipercalcemia, com concentrações plasmáticas de cálcio atingindo 2,75 a 4,50 mmol/l, comparada com variação normal de 2,20 a 2,55 mmol/l. O limiar tóxico para adultos não foi estabelecido mas a maioria dos pacientes diagnosticados com hipercalcemia ingeria doses excessivas de 250µg/dia. 

      Referências[editar | editar código-fonte]

      1-     Grudtner, V.S; Weingrill, P; Fernandes A.L. Aspectos da absorção no metabolismo de cálcio e vitamina D. Ver. Bras. Reumatol-vol 37- 1997. 2- Chemin, S.M. & Mura, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 1ed. São Paulo: Roca, 2007. 3- Premaor, Melissa Orlandin; Furlanetto, Tania Weber. Hipovitaminose D em adultos: entendendo melhor a apresentação de uma velha doença. Arq Bras Endocrinol Metab vol.50 no.1 São Paulo Feb. 2006 4- Premaor, Melissa Orlandin. Hipovotaminose D, Um estudo realizado em pacientes internados no Hospital Geral do Rio Grande do Sul.2006. 5- Castro, L.C.G. O sistema endocrinológico vitamina D. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2011, vol.55, n.8 6- Canto, Marcelo; Lauand, Thais Cabral Gomes. Deficiência de Vitamina D e fatores determinantes dos níveis plasmáticos de 25-hidroxivitamina D.2008 7- Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 3.ed. São Paulo: Manole; 2009 8- Vieth, R. et al. “Efficacy and safety of vitamin D3 intake exceeding the lowest observed aderse effect level”. Am. J. Clin. Nutr. 73:288-94, 2001. 9- Silva, B. C. et al.Prevalência de deficiência e insuficiência de vitamina D e sua correlação com PTH, marcadores de remodelação óssea e densidade mineral óssea, em pacientes ambulatoriais. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2008, vol.52, n.3, pp. 482-488. ISSN 0004-2730. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302008000300008.

      http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ciencia/e-so-uma-questao-de-pele

      Ciência

      Quanto mais melanina, mais escura é a pele – mas por que mais melanina? Porque, sob o sol forte das regiões equatoriais, a cor escura protege o ácido fólico sem impedir a produção de vitamina D pelos raios UV do sol. Inversamente, quanto menos melanina, mais clara é a pele, e a razão disso é que, nas regiões onde a insolação é menor, o ácido fólico não precisa da mesma proteção, mas a pele tem de produzir a mesma quantidade de vitamina D. Por isso, os habitantes do norte do planeta são majoritariamente brancos.

      A COR DA PELE NAS DIVERSAS ETNIAS NÃO SE DEVE SÓ A UM MECANISMO DE RESISTÊNCIA AOS RAIOS ULTRAVIOLETA DO SOL, MAS A DUAS VITAMINAS PRESENTES NA PELE DE TODOS – A D E O ÁCIDO FÓLICO

      Foi só há 115 mil anos que os seres humanos começaram a se deslocar para latitudes acima do equador, em direção a terras onde o sol se tornava tão ameno que a pele escura não representava mais uma vantagem, mas um obstáculo à produção de vitamina D. Num processo de alguns milhares de anos, a pele “sintonizava” a exata quantidade de raios UV do ambiente e ajustava a melanina. E se grupos de pele já clareada voltassem a latitudes semelhantes às da origem ancestral, tornavam-se novamente escuros. Exemplo disso se deu com os aborígenes australianos, tão escuros quanto os africanos, mas geneticamente descendentes dos asiáticos, de pele clara.

      http://www.laborsaolucas.com.br/downloads/vitamina_d.pdf

      Grande parte da população apresenta níveis diminuídos de vitamina D devido à

      exposição reduzida ao sol e ao uso de filtros solares. Pessoas de pele negra requerem uma

      exposição maior para obter a mesma produção de vitamina D que pessoas com menor

      pigmentação cutânea. O mesmo acontece para as pessoas mais velhas em relação às mais

      jovens.

      1. Stanislau …
        Faz sentido
        Stanislau …

        Faz sentido essa explicação da melanina? Em princípio, pode até ser que sim.

        Significa isso que a causa foi exatamente essa? Claro que não!

        Algumas perguntas pertinentes: Por que só agora depois de 7 anos como campeão do UFC e mais uns 10 como atleta profissional é que a tal da melanina assassina resolveu atacar?

        E o Mike Tyson também quebrava a mão toda vez que dava um soco? Ou será que a melanina dele era menos potente? Claro que não…

        Mas principalmente: Não existem outras causas possíveis para um evento desses? Eu consigo pensar em várias, bem mais provaveis.

        Na boa … atletas desse nível controlam a composição corporal semanalmente, de modo que qualquer descalcificação seria muito fácil de detectar.

        Querer identificar uma causa assim no “pode ser… faz sentido” é charlatanismo. Um evento desse é muito mais complicado e merece mais que uma explicação de gaveta.

        Insistir nessa coisa mal fundamentada é sensacionalismo e não contribui em nada … só faz espuma.

        nada pessoal, mas qq pessoa com o mínimo de formação científica deveria saber disso. Eu não sei qual é a tua formação, mas me parece que teu conhecimento sobre o assunto é bastante limitado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador