Direita da Venezuela pede impeachment do autoproclamado presidente Guaidó

Declarações de líder opositor vêm após uma investigação divulgada no último domingo revelar denúncias de corrupção contra aliados de Guaidó

Declarações de líder opositor vêm após uma investigação divulgada no último domingo revelar denúncias de corrupção contra aliados de Guaidó. | Foto: Reprodução/AN

do Opera Mundi

Direita da Venezuela pede impeachment do autoproclamado presidente Guaidó

O presidente do partido venezuelano opositor Grande Aliança Nacional (GANA), Enrique Aristeguieta Gramcko, exigiu nesta terça-feira (03/12) a renúncia do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, por perder “legitimidade no exercício de suas funções”.

As declarações de Aristeguieta vêm após uma investigação divulgada no último domingo (01/12) revelar denúncias de corrupção contra aliados de Guaidó. 

Para o líder do GANA, o autoproclamado “permitia escândalos de corrupção em seu entorno”. “Embora Guaidó tenha legitimidade de origem, ele perdeu essa legitimidade no exercício de suas funções; primeiro, porque abandonou seu papel de presidente interino para se tornar candidato”, disse.

Aristeguieta ainda afirmou que “uma vez que Guaidó renuncie, a Assembleia Nacional deve nomear um novo presidente, que imediatamente passaria a ocupar a presidência interina da República”.

“O próximo presidente interino não deve cometer os mesmos erros de Guaidó”, disse o opositor.
Corrupção
A investigação jornalística publicada pelo site Armando.Info aponta o envolvimento de nove deputados da oposição – alguns da Comissão de Controladoria do Parlamento – em manobras em favor do empresário colombiano Carlos Lizcano, apontado como “subalterno” de Alex Saab e Álvaro Pulido, acusados pelos Estados Unidos de lavagem de dinheiro na compra de alimentos no exterior para as lojas Clap, que fazem parte da rede de abastecimento alimentar do país.
Os legisladores, de acordo com a investigação, teriam enviado pedidos de “indulgência” para Lizcano às autoridades da Colômbia e dos Estados Unidos, afirmando que ele não estaria envolvido nos crimes supostamente cometidos por Saab e Pulido. Os deputados negam que teriam feito um pedido para “aliviar” a situação para Liszcano e dizem que há uma “guerra suja” em curso.
Após a denúncia, Guaidó, como presidente do Legislativo, suspendeu os parlamentares. Além disso, os principais partidos da oposição – Vontade Popular e Primeiro Justiça – excluíram de suas bancadas legislativas cinco dos deputados que aparecem no relatório do Armando.Info. As legendas também anunciaram investigações internas para determinar “responsabilidades” e possíveis “sanções”.
*Com Diário do Centro do Mundo

8 comentários

  1. Piada pronta…….impecheament “virtual” de um autoproclamado presidente “virtual”……a que ponto chegamos no ridículo.

  2. Nassif: será que demora muito para que o “proclamado” (pelo TemploDoBras, VerdeSauvas, QuerênciaDeCruzAlta, AgulhasNegras, PraiaVemelha, GrandeMídia, EmpresáriosCorruptos e PobresDeDireita) Presidente do Brasil também passar por este perrengue? Mas antes tem que encanar os Gogoboy, os doDelcídio, os Sabujos do PríncipeParisiense, os TogaSujas e o Guedes. Pro safado Congresso deixa que damos um jeito.

  3. Parece-me que ser político nos dias de hoje, seja onde for, passou a ser uma condição de “ignômio” em uma “ignominiocracia”, porque, dentro das “idiocracias” estabelecidas mundo afora, o bom senso, a vergonha na cara e o conhecimento, passaram a ser “inqualidades”. Impeachmente de um presidente que nunca o foi. A farra dos imbecis e o “Bumba meu Boi” (quero dizer no ato de ir e vir, tresloucadamente. A dança folclórica em si, é belíssima) Essa é a verdadeira tônica dos mandatários mundo afora, principalmente por aqui, nas Américas. Os Bolsonaros, Trump’s e Guaidós que o digam. Quer saber… acho que vou rir.

  4. Este imbecil do Guaido é a viúva Porcina, a que Foi Sem Nunca Ter Sido.
    Mas nao se iludam, certamente desde o começo todos sabiam que este mané é só mais um corrupto, mas resolveram “amarrar a lata” nele pois tem se mostrado ineficiente no golpe.
    Entrará outro corrupto com um novo vies, talvez mais afim de sangue.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parafraseando o Benvindo: “só dói quando eu rio, mas eu rio assim mesmo”

  6. A briga para administrar o dinheiro da petroleira Venezuelana bloqueado pelos EUA é ferrenha.
    Que os bozoloides mais ignorantes não se enganem.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome