Documento inédito fala em 20 mil prisões logo após golpe militar de 64

Até hoje, o único documento encontrado pela Comissão da Verdade que indicava um número de presos logo após o golpe era um comunicado aos EUA, que falava em 5 mil pessoas atingidas

Jornal GGN – O portal The Intercept Brasil publicou neste sábado (30) um documento inédito, encontrado no arquivo do Ministério do Exterior na Itália, que fala em 20 mil prisões logo após o golpe dos militares, em 31 de março de 1964. O material mostra que o número de presos nos primeiros dias depois da ruptura pode ser 4 vezes maior do que se estimava até hoje.

Isso porque, até hoje, o único documento encontrado pela Comissão Nacional da Verdade que indicava um número de presos logo após o golpe era um comunicado aos EUA, que falava em 5 mil pessoas atingidas.

“Como o regime militar sempre escondeu o número oficial de presos, o documento produzido pelos italianos se soma ao da embaixada dos Estados Unidos como únicos registros históricos conhecidos sobre as detenções nos dias que se seguiram ao golpe de estado de 1964″, anotou o portal.

“Vale lembrar que tanto a informação norte-americana quanto a italiana são estimativas porque não havia registro das prisões, elas eram feitas de maneira aleatória”, disse Pedro Dallari, ex-coordenador da Comissão Nacional da Verdade.

Leia mais no The Intercept Brasil.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cambada psicopata, desde sempre, a mandar neste país de merrecas.
    A decisão gilmauriana, por exemplo, sintetiza bem as razões para sermos esta inércia democrática.
    Ao dizer que houve excessos em ambos os lados, esquece – propositadamente – da verdade, pois, a reação de segmento da população, apenas, buscou ser ouvida, já que a ditadura que esses miliquentos tanto adoram, com os aplausos dos tofolicoisos, dos gilmaus, dos bozonazis, dos mourões-de-banhado, da dita grande mérdia e dos imbecis de sempre, fecharam todos os caminhos democráticos: demissões, exonerações, transferências compulsórias, prisões, a imposição do silêncio, a invasão no legislativo e judiciário, sem contar, a maldade exposta por vivandeiros por todo o país, a se vingarem de seus opositores.
    No Rio Grande do Sul, inclusive, para “botarem” o abostado do peracchi como governador, tiveram de cassar até mesmo 3 deputados da arena (Cândido Norberto, entre eles).
    Mas, a ignorância eternizada pelos poderosos de sempre não permite a livre manifestação popular, até hoje.
    Haja saco.

  2. Nassif: não se pode negar o progresso dos VerdeSauvas. Hoje são 91 milhões (que disseram não a eles nas urnas de 2018). Negros, pesando mais de 3,5 arroubas, serão os primeiros. Depois, índios, pobres, travesitis, prostitutas, minorias religiosas (essas serão enviadas a reeducação no Templo do Brás) e dai prá frente. Até que a estadia no Haiti valeu pra alguma coisa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador