“Eu quero investir na Bolsa de Valores, mas não sei como começar”

Esta é uma pergunta muito frequente entre aqueles que estão começando a se interessar pelo assunto. A falta de conhecimento é, de fato, um dos principais fatores que provocam o afastamento dos brasileiros do mundo dos investimentos.

O que impede milhares de pessoas no Brasil de investir em muitos casos também é a insegurança. O medo de fazer algo errado e perder tudo é real, mas não deve ser um obstáculo para alcançar uma vida financeira satisfatória.

Nesse sentido, uma das campeãs quando se fala em receio de investir é a Bolsa de Valores. Não se ouve normalmente pelas ruas alguém dizendo “eu quero investir na Bolsa”. Esse ambiente ainda é injustamente percebido como algo exclusivo de pessoas com alto poder aquisitivo.

Dessa forma, mesmo o grande potencial de rendimento dessa modalidade não é suficiente para convencer tantos investidores quanto em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, investir em ações é algo mais natural e popular.

Felizmente, a realidade está mudando pouco a pouco. A BM&F Bovespa divulgou, em março deste ano, dados que indicam que a participação de pessoas físicas na Bolsa brasileira está crescendo gradativamente.

Para se ter uma ideia: a quantidade de investidores em 2002 era de pouco mais de 85 mil pessoas e, em 2017, o número passou a ser de mais de 575 mil. Ou seja, nos últimos 15 anos, houve um crescimento de quase sete vezes.

Esse crescimento indica um movimento de que os indivíduos que assumiram “quero investir na Bolsa de Valores” estão cada vez mais numerosos. Se você faz parte desse time, mas ainda não sabe como começar. Continue lendo para entender os próximos passos.

Como funciona a Bolsa e onde comprar ações?

A Bolsa de Valores funciona da seguinte maneira: ela corresponde a um ambiente onde pessoas e empresas se relacionam a partir da negociação de ações e títulos. Tudo começa quando uma companhia decide ofertar publicamente, e pela primeira vez, parte de seu negócio em forma de ações.

Este processo é conhecido em português como Oferta Pública Inicial, ou Initial Public Offering (IPO) em inglês. Para a empresa que inicia o procedimento, o objetivo principal é angariar recursos para financiar suas atividades futuras e também novos empreendimentos, como expansões por exemplo.

Depois desse primeiro passo, que na verdade requer uma série de procedimentos legais, a  venda de ações na Bolsa de Valores será concretizada. A partir daí, as ações passarão a ser negociadas diariamente entre os investidores.

Dessa forma, a Bolsa se mostra como o lugar de encontro dos investidores que pretendem vender uma ação e os que têm interesse em comprá-la. Ela foi justamente criada com o intuito de organizar e intermediar essas negociações, oferecendo, assim, um ambiente seguro para tal. Assim, os valores devidos e os lucros conquistados são geridos pela instituição de maneira eficiente.

Não há como negar que a inovação tecnológica facilitou os investimentos. Isso porque as negociações há alguns anos não eram tão simples e ágeis. Quem pretendia comprar ações não poderia investir na Bolsa de Valores pela internet.

No passado, as transações de compra e venda de ativos eram realizadas através de um intermediário com acesso direto a uma mesa de operações. Ou seja, tudo era mais lento e mais burocrático. Todavia, esse cenário mudou radicalmente nos últimos anos.

Como investir na Bolsa de Valores pela Internet

Graças à tecnologia, hoje em dia está bem mais fácil e prático investir na Bolsa de Valores pela internet. Uma da inovações que surgiram são as plataformas online de investimentos, conhecidas como Home Broker.

Essas interfaces foram criadas com o propósito de permitir a negociação de ativos entre investidores de forma rápida e eficaz. Desse modo, com acesso à internet, é possível comprar e vender ações com poucos cliques.

Por isso mesmo, eleger um Home Broker não deve ser uma tarefa feita displicentemente. É preciso considerar diversos fatores, como segurança, custo benefício e agilidade. Afinal, o bom funcionamento da ferramenta será essencial para o investidor ter sucesso na Bolsa de Valores.

Para os investidores que buscam aplicar no curto prazo e no Day Trade, um Home Broker deve oferecer agilidade para aproveitar as melhores oportunidades. Já aqueles que preferem o médio ou o longo prazo para investir em ações de empresas, como a Petrobras (PETR4), é importante que a plataforma ofereça boas análises para ajudar o investidor a identificar as melhores possibilidades de negócio.

Independente do prazo de aplicação, é necessário que os iniciantes busquem conhecimento e ajuda especializada para não sofrer perdas. O estudo, a experiência e a disciplina são fatores primordiais para quem afirmou “eu quero investir” e espera trilhar um caminho bem-sucedido no mundo dos investimentos.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador