Governo indiano nega liberação imediata de vacinas ao Brasil

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Anurag Srivastava, disse que é muito cedo para discutir as exportações de vacinas, já que o programa de imunização da Índia está programado para ser lançado no sábado.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participa do lançamento do Programa Genomas Brasil no Palácio do Planalto

Do Hindustan Times

O gabinete do presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou em 8 de janeiro que ele havia escrito uma carta ao seu homólogo indiano Narendra Modi para agilizar o embarque de dois milhões de doses da vacina Covishield da AstraZeneca produzida pelo Serum Institute of India. (FOTO REUTERS)

O Brasil parece ter se precipitado ao anunciar oficialmente o envio de uma aeronave para transportar dois milhões de doses da vacina Covid-19 da Índia, com Nova Delhi deixando claro na quinta-feira que as decisões sobre o fornecimento a países estrangeiros levarão mais tempo.

Um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil na quarta-feira disse que uma aeronave Airbus A330neo da Azul Airlines equipada com contêineres especiais estava programada para voar de volta de Mumbai com dois milhões de doses da vacina do Serum Institute of India e chegar ao país em 16 de janeiro.

Pessoas familiarizadas com os acontecimentos disseram, sob condição de anonimato, que todos os suprimentos contratados por países estrangeiros, incluindo o Brasil, seriam fornecidos pela Índia no devido tempo, embora um prazo para isso ainda não tenha sido finalizado.

“A Índia mantém seu compromisso de ajudar o mundo e todos os países receberão as vacinas”, disse uma das pessoas citadas acima.

O gabinete do presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou em 8 de janeiro que ele havia escrito uma carta ao seu homólogo indiano Narendra Modi para agilizar o embarque de dois milhões de doses da vacina Covishield da AstraZeneca produzida pelo Serum Institute of India. Bolsonaro está enfrentando pressão para lançar a vacina de rivais políticos, incluindo alguns que mostraram preferência pela vacina chinesa.

“Para [garantir] a implementação imediata do Programa Nacional Brasileiro de Imunização, agradeço muito seus bons ofícios em agilizar o embarque de dois milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto do Soro da Índia para o Brasil com urgência, mas desde que não impacta o programa de vacinação indígena ”, escreveu Bolsonaro na carta em português.

O comunicado da chancelaria brasileira, também em português, afirma que o Ministério da Saúde “comprou” as doses do Serum Institute of India e que a embaixada brasileira “fez acordos com as autoridades indianas e o Serum Institute of India, seguindo a carta do Presidente Jair Bolsonaro ao Primeiro Ministro Narendra Modi ”.

O comunicado também fala em planos de distribuição das vacinas aos estados brasileiros em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita. Descreveu também a “bem-sucedida aquisição de doses” da Índia como demonstração das “excelentes” relações Brasil-Índia.

Questionado sobre o assunto durante uma coletiva de imprensa semanal, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Anurag Srivastava, disse que é muito cedo para discutir as exportações de vacinas, já que o programa de imunização da Índia está programado para ser lançado no sábado.

“Você deve se lembrar que o primeiro-ministro já havia declarado que a capacidade de produção e distribuição de vacinas da Índia será usada para o benefício de toda a humanidade no combate a esta crise”, disse Srivastava.

“Como você deve saber, o processo de vacinação está apenas começando na Índia. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento para outros países, pois ainda estamos avaliando os cronogramas de produção e entrega. Tomaremos decisões a esse respeito no devido tempo, isso pode levar algum tempo. ”

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vergonha mundial alheia.
    O exercito brasileiro mostra ao mundo a expertisse do seu general de logística, fariam melhor se se mantivessem na caserna recebendo os grossos soldos sem se expor desse jeito.

    Com generais como esse qualquer pais fronteiriço se sente tentado a nos invadir, ainda bem que não temos por aqui um Solano Lopez ou um Leopoldo Gualtiere, mas é melhor não continuar dando mole.

    Ah, as FFAA se consideram a reserva moral do Brasil. Com essa qualidade de reserva moral não é de admirar a baixíssima qualidade da reserva política.

    “Pede prá sair generais”

  2. Se a Índia não liberar a quantidade de doses da vacina que o governo brasileiro solicitou, essa será uma desculpa, mais uma, para o incompetente que ocupa a presidência tirar de sobre seus ombros toda a ir(responsabilidade) que ele tem nessa tragédia que se debruça sobre nós. E aqueles 30% continuarão mugindo essa desculpa esfarrapada. Se a Índia liberar, o incompetente virará o herói na luta contra a Covid.

  3. Já fizeram mais matérias sobre esse avião que iria,foi,mas não foi,do que a incapacidade desse sujeito de governar.
    Em matéria de fumaça ele está ganhando de 2 milhões a zero.

  4. será que ente o teor da carta do presidente???? no final do sétimo parágrafo está escrito: …desde que não impacta o programa de vacinação indígena”. É isso mesmo? INÍGENA? Não seria indiana? fica aqui a dúvida. Peço auxílio aos “universitários” e aos especialistas em vernáculo.

  5. “FIZEMOS NOSSA PARTE”, diz o despresidente adolinquente.
    BozzoNada é sabidamente um mentiroso contumaz, um chutador de opiniões bizarras e, principalmente, um escapista das coisas que faz (delinquências) ou que NÃO faz e deveria fazer.
    Desde os tempos de sindicalista de quartel e sua “carreira” militar fracassada.
    Desde os tempos de seu terrorismo de banheiro e ameaças ao segundo maior sistema de tratamento águas do planeta (atrás do de Chicago) de uma grande metrópole.
    Desde os tempos de “emprego” parlamentar inútil, onde em 28 anos que custaram cerca de R$ 60 milhões (VP) de dinheiro público (oficialmente) só conseguiu aprovar 2 projetos, um exatamente para liberar um medicamento não aprovado pela ANVISA e o outro uma extensão de lei já existente para isenção de IPI.
    PoiZé, até a Venezuela poderá nos ajudar com o vital oxigênio,que não falta no braZil, mas não há planejamento logístico do general “especialista” Pau(mandado)zuello.
    Quem responde pelas abjetas mortes?

  6. “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?”
    Mas não adiantaria gritar isso para Bolsonaro no cercadinho das manhãs. Ele não sabe quem foi Catilina, menos ainda quem foi Cícero.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador