Governo vai enviar à Câmara PEC da capitalização da aposentadoria

A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência

Foto: Agência Brasil

Da Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse no sábado (10) que o governo vai enviar “nas próximas semanas” à Câmara dos Deputados proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o modelo de capitalização no sistema previdenciário. A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência.

O GGN tem uma página especial mostrando as consequências da capitalização da Previdência no Chile, um modelo que inspira o governo Bolsonaro. Clique aqui.

Onyx afirmou que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está finalizando a proposta. “Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo” disse Onyx, antes de participar do evento Marcha para Jesus, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro afirmou ainda que defende a contribuição patronal na capitalização, mas destacou que a equipe econômica ainda está trabalhando na proposta. “Eu defendo, por exemplo, que tenhamos optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para a aposentadoria”, acrescentou. “É a Lei Áurea para o Brasil, na minha visão, do Brasil econômico a PEC da capitalização”.

O sistema de capitalização integrava a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal em fevereiro, mas o relator da PEC na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PMDB-SP), retirou esse item do seu parecer.

 

1 comentário

  1. Num país ideal, com a graça de deus e marchando para Jesus, não se terá garantias constitucionais nem de saúde, nem de previdência social, nem de moradia. A interferência do estado na sociedade não será necessária, porque para aquele que crê, tudo é possível e, em caso de necessidade, deus proverá!
    Estado pra quê?
    Para garantir a sustentabilidade do poder, a proteção aos poderosos e a arrecadação de tributos, (que ninguém é de ferro) e o povo precisa ter uma estrutura pra sustentar.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome