Humanidade! em Paulo Freire

Acreditar sempre e nossas semelhanças chegam quando estamos desprevenidos. Como a filosofia, as letras e as artes.

Foro: Ponencias del área de Humanidades Xalapa

 

O Humanismo Social de Paulo Freire*

Rodrigo Marcos de Jesus**

Ementa: Apresentação do pensamento de Paulo Freire que desenvolve sua concepção da

educação a partir de uma antropologia fundada na liberdade e no respeito pelos saberes do

educando e por sua identidade cultural, mediante o diálogo, rejeitando qualquer discriminação

e confiando na capacidade de transformação e desenvolvimento dos seres humanos.

Apresentação

Proposta: Dialogar sobre e com o pensamento de Paulo Freire: principais ideias, implicações e

influências. Tomar o pensamento freireano como objeto sobre o qual exerceremos no ato

gnosiológico. O que significa: adentrar nas estruturas (no logos) desse pensamento e fazê-lo

mediatizador de nossa intercomunicação.

Paulo Freire NÃO É:

• simplesmente o método de alfabetização de adultos;

• uma proposta educativa “boazinha”, i.e., “adocicada”, de “conversa solta”, sem

objetividade, com os educandos;

• uma educação que permanece no senso comum, no saber dos educandos;

• uma educação salvacionista.

Paulo Freire É (sinteticamente) uma filosofia política da educação,

• que se ancora:

a) em uma antropologia filosófica;

b) em um humanismo libertador;

c) em uma concepção dialógica da educação, i.e., da educação como

situação gnosiológica.

• que implica um método adequado às finalidades pedagógico-políticas.

continua aqui: http://www.tjmg.jus.br/data/files/5B/61/F4/1C/469D8310DACF8D83180808FF/pal032010.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=98n2k67QCf8]

[video:http://www.youtube.com/watch?v=Dt-Yx1ylhag

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador