
Acreditar sempre e nossas semelhanças chegam quando estamos desprevenidos. Como a filosofia, as letras e as artes.
O Humanismo Social de Paulo Freire*
Rodrigo Marcos de Jesus**
Ementa: Apresentação do pensamento de Paulo Freire que desenvolve sua concepção da
educação a partir de uma antropologia fundada na liberdade e no respeito pelos saberes do
educando e por sua identidade cultural, mediante o diálogo, rejeitando qualquer discriminação
e confiando na capacidade de transformação e desenvolvimento dos seres humanos.
Apresentação
Proposta: Dialogar sobre e com o pensamento de Paulo Freire: principais ideias, implicações e
influências. Tomar o pensamento freireano como objeto sobre o qual exerceremos no ato
gnosiológico. O que significa: adentrar nas estruturas (no logos) desse pensamento e fazê-lo
mediatizador de nossa intercomunicação.
Paulo Freire NÃO É:
• simplesmente o método de alfabetização de adultos;
• uma proposta educativa “boazinha”, i.e., “adocicada”, de “conversa solta”, sem
objetividade, com os educandos;
• uma educação que permanece no senso comum, no saber dos educandos;
• uma educação salvacionista.
Paulo Freire É (sinteticamente) uma filosofia política da educação,
• que se ancora:
a) em uma antropologia filosófica;
b) em um humanismo libertador;
c) em uma concepção dialógica da educação, i.e., da educação como
situação gnosiológica.
• que implica um método adequado às finalidades pedagógico-políticas.
continua aqui: http://www.tjmg.jus.br/data/files/5B/61/F4/1C/469D8310DACF8D83180808FF/pal032010.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=98n2k67QCf8]
[video:http://www.youtube.com/watch?v=Dt-Yx1ylhag

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