Notícia

Juiz Appio será demitido? É possível reverter seu afastamento da Lava Jato? Jurista responde dúvidas

Desde que Eduardo Appio foi afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba, leitores passaram a questionar se a decisão é reversível ou mesmo se o juiz – que estava colocando em marcha o trabalho de revisão dos desmandos da Lava Jato – pode ser expulso da magistratura.

Em condições normais de temperatura e pressão (é importante que se diga), Appio não deveria ser demitido do cargo por causa do telefonema que supostamente teria feito ao filho do desembargador Marcelo Malucelli. É o que avalia o jurista Cezar Roberto Bittencourt, em entrevista ao GGN [assista abaixo].

Professor e doutor em Direito, Bittencourt acredita, por outro lado, que Appio terá dificuldades em reverter o afastamento da Vara da Lava Jato, embora ainda disponha de recursos para tentar fazê-lo, tanto no âmbito dos tribunais superiores – STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal) – quanto na esfera administrativa – no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na entrevista ao GGN, Bittencourt explica quais são os recursos cabíveis no caso de Appio e avalia as chances de seu retorno à Lava Jato.

O que aconteceu com Appio?

Na última segunda (22), a maioria dos desembargadores que integram a Corte Especial Administrativa do TRF-4 – um colegiado que analisa questões administrativas – decidiu afastar Eduardo Appio da 13ª Vara, abriu prazo para defesa e notificou o CNJ.

Appio é suspeito de ter acessado o sistema interno da justiça federal indevidamente, buscando por um processo onde atuou a advogada Rosangela Moro, esposa de Sergio Moro. Daquele processo, Appio suspostamente extraiu o contato do sócio de Rosângela, o jovem advogado João Eduardo Malucelli.

Só que João Malucelli – além de sócio de Rosângela Moro, namorado da filha de Moro e advogado do suplente de Sergio Moro -, é também filho do desembargador Marcelo Malucelli. A intimidade dos Malucelli e Moro é alvo de reclamações ao CNJ.

Segundo narrou o corregedor do TRF-4, um dia depois de Marcello Malucelli ter dado andamento às correições parciais contra Appio, o novo juiz da Lava Jato, se passando por outra pessoa, teria ligado para o filho do desembargador e travado um diálogo na tentativa de confirmar sua filiação.

Além do acesso comprovado ao sistema, o TRF-4 dispõe de uma perícia feita pela Polícia Federal que aponta grande probabilidade de Appio ser o dono da voz que aparece na ligação para João Malucelli. O filho do desembargador ainda conseguiu gravar o momento em que recebeu o telefonema, e entregou o material a Sergio Moro, que, por sua vez, ajudou a denunciar Appio ao TRF-4.

Appio pode ser demitido?

O colegiado do TRF-4 entendeu que a suposta ação de Appio é uma infração disciplinar que fere o código de conduta da magistratura. Não pode um juiz abusar do cargo para obter informações sigilosos sobre outrem e, ainda por cima, ligar para o filho de um desembargador para, segundo o mesmo, fazer suposta ameaça ou tentar constrangê-lo.

“É um erro crasso. Se aquela voz é do Appio, dificilmente o TRF-4 vai deixá-lo voltar para essa Vara. Mas ele é magistrado. Não é qualquer coisa que pode retirá-lo. Podem retirá-lo dessa Vara para responder a um processo administrativo, e talvez chegue ao CNJ. Mas não vão demiti-lo, ele não vai perder o emprego nem nada disso. Mas se aconteceu, é ruim para a jurisdição e para a Justiça. É ruim porque é um juiz correto e agora é substituído por uma filhote do Moro.” – Cezar Roberto Bittencourt, advogado e professor de Direito

Com o afastamento de Appio, quem (re)assume os trabalhos na Lava Jato é a juíza substituta alinhada ao morismo, Gabriela Hardt.

“É há uma marcha a ré. Essa juíza já foi uma seguidora do Moro. Muito dura, no período em que andou substituindo. Me parece que ela também tinha o dom de agradar ao TRF-4. Vemos com muita atenção essa manipulação do julgador. Afastá-lo simplesmente do julgamento e retornar uma seguidora do Moro é muito sério.” – Cezar Roberto Bittencourt, advogado e professor de Direito

A decisão contra Appio pode ser anulada?

Conforme o GGN mostrou aqui, o afastamento de Appio e o recolhimento de seus aparelhos eletrônicos funcionais não foram decisões unânimes no TRF-4. Porém, a divergência aberta é insuficiente para reverter o afastamento do juiz, na visão de Bittencourt.

Apesar disso, Appio terá direito a recursos dentro do próprio TRF-4. “Tem um prazo legal para ele fazer sua defesa e mostrar que é inocente. E cabe recurso dentro da Corregedoria do próprio Tribunal, recurso administrativo. Se ele não conseguir o recurso administrativo no TRF-4, terá no CNJ“, explicou o jurista.

Além disso, Appio pode recorrer, ainda, ao STJ e STF para anular decisões do TRF-4 no campo jurisdicional, não administrativo, que é a competência do CNJ.

“A sentença poderá ser anulada ou reformada. Isso, claro, dentro do processo legal. Tem recursos dentro da próprio tribunal (agravos), e tem recursos para o STJ (recurso especial) e STF (recurso extraordinário). Isso vai longe.”

Veja o que foi publicado sobre o afastamento de Appio até agora:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Será que a descoberta de Appio foi causa para ele sofrer uma possível armadilha? Quem sabe uma grande traição? Parece que a outra parte já esperava a ligação e até que estaria preparado para a gravação.
    Eu imagino que possa ser possível sim. Afinal, além de ser uma atitude muita ingenuidade e bastante amadorismo para alguém com o nível intelectual dele. Fora que ainda existe o fato de que ele enfrenta poderosos envolvidos e patrocinadores de seus maliciosos adversários. Também penso que ele sabe que, se preciso for, seus desesperados e delinquentes adversários usarão de todo jogo pesado e de todas as armas sujas possíveis, para tentarem se livrar de suas culpas e dos seus crimes praticados.

  • Essa quadrilha encrustada no poder judiciário e no ministério público (poder executivo) dos Pinhais é mais burra do que pilantrovskies. Eles não sabem a diferença entre autos e processo. Só falta um deles pedir vista(s) do processo

  • Só existe uma coisa maior do que a $ujeira dos Lavajatistas dos Pinhais: a burrice deles. Ele nem sequer sabem a diferença entre processo e autos. Vão acabar pedindo vistas do processo.

  • Eu ia falar mas você já disse. Está com cheiro, cor e consistência de armação, flagrante preparado. Se analisado com calma não há, rigorosamente nenhuma possibilidade de que esse fato possa ser atribuído ao juiz Appio. Não há provas - há convicções. A voz não é dele (não há prova irrefutável) o número do telefone de origem não é dele ( não há prova de identidade), ele já sabia que o filho do Maluccelli é namorado da filha do Moro - é fato notório - O sistema jud da 4.a região pode ser acessado por qualquer dos acusadores,(há provas disso no caso do mandado de prisão do Tacla) mais até que o próprio Appio, que está sem funcionários. A gravação da conversa foi feita por terceiros que pareciam já estar na expectativa do fato, junto com o filho do Maluqueli. Qualquer um poderia ter feito aquela ligação. Só o MORO, sua cambada e o TRF4, entretanto, poderiam atribui-la criminosamente a algum desafeto. A lava-jato é o berço da calúnia. Parece improvável que o Appio tenha feito essa "ameaça" ao filhinho do Maluqueli ou mesmo que tenha bisbilhotado sua vida. Mas será bom para o Appio agora, esse afastamento. Sua vida corre perigo. Ele está mexendo com criaturas trevosas. As coisas se resolverão e a trempe de curitiba não ficará impune. O moro pode correr pra onde for, a conja , idem. Todos serão alcançados. A paciência do STF já acabou. No mais, o Appio deverá ter em conta que os suas demonstrações de predileção política não são compatíveis com a conduta do magistrado. Serão sempre uma fraqueza explorável.

Recent Posts

Rio Guaíba pode ter nova cheia esta semana, inundação atingiria mais áreas

O Rio Guaíba voltou a superar os níveis da enchente histórica de 1941, atingindo 4,78…

11 minutos ago

Parte da rede de saúde gaúcha precisa ser totalmente reconstruída

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que UBS's, postos de saúde e até hospitais dificilmente…

37 minutos ago

Manifestações pelo cessar-fogo crescem em Israel: “Libertem os reféns e acabem com a guerra”

Familiares de reféns estão convencendo a opinião pública de que apenas um acordo pelo fim…

42 minutos ago

A fragilidade de Roca Sales e Porto Alegre ensinada por Sartre, por Tarso Genro

Sartre se referia à categoria da “fragilidade” quando se indagava sobre os absurdos da destruição,…

45 minutos ago

Tremores sentidos na Serra Gaúcha não oferecem riscos à população

Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que o tremor foi causado pela acomodação de camadas…

2 horas ago

Quando a ideologia capitalista é a matriz de gestores, por Francisco Celso Calmon

Solidariedade não é passividade e nem imobilidade quanto às causas e os responsáveis da falta…

3 horas ago