Lilia Schwarcz: intelectuais, PT e PSDB têm responsabilidade na ascensão de Bolsonaro

"Acho que nós, uma parte da intelectualidade, não vimos esse movimento crescer. Também não atentamos para a realidade das igrejas evangélicas ou atentamos com muito preconceito"

Jornal GGN – Lilia Schwarcz, autora do livro “Sobre o Autoritarismo Brasileiro”, afirmou em entrevista ao UOL, divulgada nesta quinta (5), que PT e PSDB, além da elite intelectual brasileira, falharam em não perceber as mudanças, nos cenários nacional e internacional, que levaram ao poder um político de extrema-direita como Jair Bolsonaro.

Na visão da historiadora, Bolsonaro surfou num movimento de brasileiros que, de um lado, não acreditam na utopia da Constituição de 1988, e de outro, sempre foram autoritários graças a nossa tradição escravocrata. A questão é que antes não era moralmente aceitável exibir pensamentos reacionários, preconceituosos, individualistas.

“Acho que nós, uma parte da intelectualidade, não vimos esse movimento crescer. Também não atentamos para a realidade das igrejas evangélicas ou atentamos com muito preconceito. Veio então esse caldo de ressentimentos, inclusive com a Constituição de 88, com o direito das minorias”, apontou.

Eleito, Bolsonaro instaurou uma “democradura” com relativa facilidade, porque historicamente o brasileiro se volta para a direita quando entra em crise política. “(…) em momentos de crise os brasileiros votam em políticos mais autoritários e populistas porque prometem saídas fáceis e imaginárias em que tentemos acreditar”, comentou.

Lilia disse ao portal que Bolsonaro segue uma espécie de “manual do que acontece nessas democraduras. Veja Estados Unidos, Turquia, Venezuela. Você domina as redes, domina as suas informações e impede seus eleitores de entrar em contato com outras informações. Você constrói uma bolha autorreferida, uma bolha digital.”

Além de descredenciar narrativas e se reafirmar como o dono da verdade, Bolsonaro mistura público com privado porque se comporta como um patriarca, figura que acaba por empoderar também seus três filhos homens, Flávio, Eduardo e Carlos. Não à toa, os três protagonizam diversas crises que o governo já acumula nestes cinco meses de gestão.

“(…) me parece que Bolsonaro veste essa mesma indumentária política, a ideia de ser pai de uma família farta, com a prole por perto. E esse discurso legitima o que está acontecendo com os três filhos [Flávio, Carlos e Eduardo]. Ele se comporta como se fosse um imperador –é uma visão pequena e apequenada do que é a democracia. Ele parece acreditar que já é democrático porque ganhou a eleição. Veja que ele dá poderes aos seus três filhos homens, com poderes para os quais não foram eleitos. É uma contaminação das esferas pública e privada muito forte. Porque vem embrulhada nessa imagem, da qual os brasileiros não conseguem se desvencilhar, de que o presidente não é um contrato, mas é o grande pai.”

A historiadora lembrou que o Brasil vive uma “crise brutal”, do ponto de vista político, sobretudo, desde 2013, sem que a academia ou os grandes partidos antes no poder soubessem como lidar com as manifestações. Acabou que a maior parte da sociedade decidiu radicalizar “à direita” e “delegar poder para esses superpais, supergovernantes.”

Leia mais aqui.

 

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A esquerda teve oportunidade desde que os militares deixaram o poder em 1986 endividaram o país permitindo que “mecanismos de endividamento inconstitucionais fossem criados e mantidos até hoje pelo Banco Central”

    Agora é a vez de respeitar quem foi eleito

    “Ao contrário da propaganda terrorista na grande mídia – paga com dinheiro público – “que se a PEC não for feita o país quebra” – é justamente o contrário!!!! Se esta capitalização for aprovada – aí sim, o Brasil quebrará !!!! ? 16:42 https://www.youtube.com/watch?v=UOCvkU0jea4

    O pressuposto de qualquer dialética é a honestidade moral dos participantes ou seja, que todos estejam buscando a verdade.

  2. Estão corretas as observações da Senhora Lilia.Diria que corretissimas por sinal,com um pequenissimo senão:Entender que partidos politicos no Brasil(35 na ativa,uns 15 na fila),especialmente o PT,PSDB e intelectuais de plantão de todas as matizes,pensem alem do jardim,vem ser aquilo que costumo rotular de “me engana que eu adoro”.

    1. Dermeval Santos Lopes Júnior,
      Primeiro quero expressar uma percepção que me pareceu possível de se constatar nos seus comentários: você não não recebe estrelas como antigamente. Os céus nos são ingratos e nem sempre nos deixam cair estrelas para que possamos sentir como que iluminados.
      Segundo quero dizer que foi bem apropriada e talvez por isso coincidente com a minha análise o que você diz sobre a Lilia Schwarcz e eu podia dizer o contrário referindo primeiro a coincidência.
      Terceiro, creio que o que essa última eleição nos permitiu perceber o quão pequena é a esquerda. Querer muito desses partidos não me parece à altura de sua perspicácia.
      E por fim um conselho que já o tenho repetido à profusão. Que tal uma leitura do meu longo comentário junto ao post “Xadrez do fator é a economia, estúpido!, por Luís Nassif” de quarta-feira, 30/08/2017, aqui no blog de Luis Nassif no seguinte endereço:
      https://jornalggn.com.br/coluna-economica/xadrez-do-fator-e-a-economia-estupido-por-luis-nassif/
      O meu comentário foi enviado na quinta-feira, 07/09/2017 at 18:26, junto ao comentário de um iluminado por estrelas e que fora enviado quinta-feira, 31/08/2017, às 10:29. Se for aos links tem-se leitura por toda a vida.
      Clever Mendes de Oliveira
      BH, 07/06/2019

  3. Essa mocinha culpa o PT porque o vagabundo Aécio Neves fez o PSDB embarcar no golpe em 2014. De vítimas, Dilma Rousseff e o PT se tornam algozes em razão do PSDB não ter um candidato presidencial competitivo desde 2002. Os tucanos são uns bostas. Eles nunca fazem autocrítica.

  4. O PSDB, sim, ainda mais considerando que Aécio, o inconformado, era seu presidente, e que FHC, o invejoso, era considerado. Isso sem falar de entreguistas de carteirinha, Aloysio Nunes, Sérgio Moro etc.

    Mas o PT?! Culpar a moça pelo estupro não tá certo.

    Já os chamados “intelectuais”… não sei a quem Lilia se refere mas a nata do Direito, da Economia, das Ciências Sociais – História, Sociologia (salve Jessé de Souza!), Filosofia etc. -, das Comunicações, da Psicologia, do Jornalismo começou a denunciar o golpe lá atrás, antes mesmo do Aécio prometer que Dilma não governaria. E depois do dólar mostrar as garras e os dentes, aí é que as denúncias aumentaram.

    Não sei a que “intelectuais” a intelectual se refere mas certamente ela não foi a encontros, palestras, simpósios desses que acontecem até hoje.

    Por fim, o povo… ah, o povão não costuma dar muita atenção a intelectuais, mesmo. Prefere o “luxo”, como disse o carnavalesco, os exageros bregas, coloridos e regados a champagne. Nesse ponto, sim, o PT falhou: em vez de ensinar cidadania ensinou consumismo voraz, proto-capitalista. Mas já foi – e está sendo – penalizado por isso.

    1. Perfeito. Certos intelectuais e políticos sempre desculpam os reais responsáveis: os eleitores. Não houve ingenuidade. Ou a pessoa decidiu terceirar o cérebro ou se sente representada. A única falha do PT, ao meu ver, foi não ter aproveitado o prestígio dos primeiros 8 anos e feito uma revolução educacional de verdade. Valorizo demais o fato de Lula ter aberto as portas das universidades, mas faltou política para o ensino básico. Enfim, o negócio é parar de procurar culpados e se organizar pra tirar esse presidente antes que ele quebre de vez o país.

  5. Gostei do “uma parte da intelectualidade”. Minha antiga professora poderia ter sido mais explícita, mas de fato, conheço muitos intelectuais que em 2013 já diziam claramente que estava em curso um projeto de fascistização da sociedade. Afinal, o fenômeno chamado de “fascismo” (mas que é muito mais antigo do que a dominação de Mussolini na Itália) tem vastíssima bibliografia nas ciências sociais: conhece-se as causas, as características e até diversas maneiras de evitá-lo ou tentar controlá-lo.
    Ao contrário da professora, porém, não vejo a tal saída pela direita como peculiaridade brasileira. E se há algo que me deixa perplexo no Brasil é a total falta de atenção de “uma parte da intelectualidade” ao que ocorre ou ocorreu no resto do mundo ou mesmo da América Latina! Diziam que as instituições brasileiras seriam fortes e evitariam um “golpe paraguaio” e que por isso não havia problema com a embaixatriz americana, a qual nunca entraria nas tais “democraturas” como Venezuela, Turquia ou mesmo EUA. Chega de dourar a pílula, não se trata de discutir o passado e distribuir responsabilidade (além de PT e PSDB e os tais intelectuais, que tal citar também alguma embaixada, alguns órgãos da mídia, os militares, o judiciário, o famoso 2013, a CBF e sua camisa amarela, ou o livro do Gene Sharp que expõe o roteiro seguido várias partes do mundo) mas é fato que a democracia brasileira acabou em agosto de 2016 e que o Brasil corre seríssimo perigo de se meter numa guerra estúpida com graves consequências internas. “Uma parte da intelectualidade” tem bastante clareza sobre isso.

  6. “Essa mocinha…”.
    Menas, pfv. Em pleno século XXI de empoderamento feminino, ainda tem quem usa desses maneirismos ironicos e grotescos contra a mulher.
    Me desculpe.

  7. Maior parte da minoria da sociedade. Até o Haddad foi pouco votado. Muita gente sequer votou. Isso sem falar na notoria e excepcional fraude que foi o período eleitoral.

  8. Para uma tragédia como Bolsonaro acontecer, é evidente que TODOS os atores políticos erraram. A questão é que alguns erraram mais do que outros: a mídia e o PSDB, com seu discurso de ódio e instrumentalização destes grupelhos fascistas para atacarem o PT, com certeza, tem maiores responsabilidades nesta história.

  9. Em termos gerais a análise é lúcida, mas discordo em alguns pontos:
    1. A intelectualidade o PT tem culpa, sim. Mas por não se darem conta do que aconteceu em 2013: lawfare brutal, que a Lava Jato era Quinta Coluna e ali tinha início uma Hybrid War. Tenho viva na memória os diagnósticos infantis da intelectualidade e do PT na época. Todos ingênuos aos extremo;
    2. PSDB sempre quis o caos pra desgastar o PT. Nisso ela erra;
    3. Deve ficar mais atenta para Bolsonaro: nunca, antes um presidente encarnou tão bem nossa classe média: arrogante, preconceituosa, ignorante, obtusa e pueril. Sua base social vem dai.

  10. A parte visível deste golpe está descrita ao longo dos comentários. O discurso infame do Aécio, a inveja do fhc, as participações de entreguistas como Aloysio (representando parte do legislativo), moro (representando parte do judiciario), janot (hoje vibrando com expansão dos lucros com Complience), globo+estadão (representando parte hipocrita e venal da midia), etc. Sem nunca esquecer a culpa do executivo, que tratou golpe apenas com ações republicanas.
    Sim, tudo o que está acima são fatos históricos mas não a História, que nos julgará conforme previsto por Dilma.
    Para escrever a Historia de forma completa precisamos descortinar o fato historico ainda oculto; “Quais foram as forças que sustentaram Aecio (já na ocasião sabidamente corrupto e imoral), fhc e os entreguistas?”
    Foram os militares sob comando dos eua? Afinal, em paises com democracias hesitantes, um governo só é golpeado se subjugadas suas forças armadas.
    Foi o capitalismo de extrema direita?
    Foram ambos, capitalistas de extrema direita e militares?
    Só teremos a História completa quando incluirmos os fatos históricos desconhecidos aos conhecidos. E talvez a partir de então nos seja possivel consolidar nossa democracia.

  11. O bom intelectual tem que culpar a todos, no caso do Brasil as políticas e opções do PT. Parece que é um manual que todos seguem.
    Acho que está na hora desses intelectuais fazerem uma autocrítica. Eles t^em culpa pelo crescimento.

  12. Responsabilidade por Bolsonaro tem quem votou nele. A responsabilidade dos intelectuais do tipo dela é achar que a sociedade é infantil e precisa ser tutelada por eles, a vanguarda. Enquanto pensarem assim não entenderão nada.

  13. A esquerda errou feio em ignorar o poder de sedução que o astrólogo Olavo de Carvalho exercia na classe média patrimonialista e o papel que ele tinha e teve no empoderamento de caipiras iletrados, cujo melhor exemplo é sem dúvida o juiz Conje. Com uma linguagem clara, direta e sobretudo agradável, nos artigos publicados num jornaleco da Associação Comercial de SP, Olavo de Carvalho deu um verniz aos piores preconceitos alimentados por essa direita xucra, que tece loas à iniciativa privada, do alto de seus empregos públicos vitalícios. Comerciantes de quinquilharias da China como o dono da Havan, exploradores de oligopólios como supermercadistas e concessionários de veículos, profissionais liberais malformados em faculdades privadas do interior do Rio e São Paulo, industriais de produtos de baixa qualidade, entre outros limitados intelectualmente, que proferiam sentenças de ódio contra os Direitos Humanos, as políticas compensatórias (cotas para negros, Bolsa Família, Fome Zero, Minha Casa Minha Vida, ProUni, Fies etc), as pautas identitárias etc encontraram no astrólogo o guia que soube colocar em norma culta e padrões filosóficos os seus mais baixos preconceitos. Essa gente, que passava vergonha quando expunha suas opiniões rasas, que era motivo de deboche entre pessoas esclarecidas, sentiu-se autorizada e empoderada pelo astrólogo, que atua como um “evangelista” dos piores preconceitos, especialmente os de classe e de gênero. Como bem previu Nelson Rodrigues, graças a Olavo de Carvalho, os idiotas perderam a modéstia, o recato, a vergonha de expor sua limitação intelectual para as multidões. E como são tantos, elegeram à Presidência um semianalfabeto militarista e uma trupe de celerados e desqualificados.

  14. Enquanto Lula acha que não houve nada demais nas eleições de 2018 que justifiquem o FORA BOL$ONARO, está sendo protocolado no Congresso um requerimento de CPI das “fake news” que fraudaram as eleições presidenciais de 2018. Se esta CPI for implementada, será demonstrado o tamanho da fraude numa eleição que, além das “fake news”, afastou ilegalmente da disputa o candidato favorito, fato inédito no Brasil republicano:

    https://www.conversaafiada.com.br/politica/barrocal-camara-protocola-cpi-das-fake-news

    #LulaLivre

  15. Os trabalhos de Lilia Schwarcz são muito interessantes, mas não gostei da análise
    Eleito, Bolsonaro instaurou uma “democradura” com relativa facilidade, porque historicamente o brasileiro se volta para a direita quando entra em crise política. “(…) em momentos de crise os brasileiros votam em políticos mais autoritários e populistas porque prometem saídas fáceis e imaginárias em que tentamos acreditar”,

    Mas mais uma vez a culpa parece ser de um povo que tem um destino traçado e que se volta para a direita. Me parece que isto não foi tão fácil assim e desde que Lula assumiu a presidência uma campanha contrária se iniciou. Se inicia com o Mensalão que a direita achava que seria a bala de prata e continuou nos governos seguintes. Foi muito jogo de cintura e muita ação na economia do pais que manteve os governos de Lula e quando as primeiras dificuldades economicas surgiram, a campanha de esconder a realidade e recontar a história chegou ao ápice. Foi quase uma década de uma imprensa forjando realidades e escondendo a própria. Quando Lilia coloca culpa no PT e junta com o PSDB, me parece recontar a história. Quando se busca a origem disto tudo em erros do PT se esconde que o PSDB iniciou e capitaneou os ataques e as mentiras. Não esqueçamos que o autor da PEC do orçamento é Serra, não esqueçamos que os principais sustentaculos da tal luta contra a corrupção foram exatamente os tucanos. E foram eles que no desespero da derrota terceirizaram primeiro para Cunha e centrão o papel de capitão do mato. Sempre esperando controlar os terceirizados foram perdendo poder e em pouco tempo eram apenas o sustentaculo. Não esqueçamos que os interesses externos na destruição do estado brasileiro se inicia nos governos tucanos com a privataria. E que a guinada para a luta moral, que se tornou uma jornada auto destrutiva para tucanos, foi por eles incentivada. Apenas como exemplo foi toda a cupula tucana a defender a quebra institucional que foi o impeachment. E mais recentemente Tasso Jereissati se tornou um dos sustentaculos de Bolsonaro. Quanto aos intelectuais tucanos, os vimos quase que diariamente nos programas de televisão recontando a história E vimos o honrado ALlkmin dizer que valia tudo menos o PT. O ataque da Lava Jato às riquezas do país se transformou em vamos prender o Lula. Todos os cinicos sabem do absurdo deste condenação, mas continuam se solidarizando com Temer Azeredo e outros. E mais do que nunca a troupe tucana vai defendendo as reformas trabalhista, previdenciaria e a PEC do orçamento. Vão ainda dando músculo para exercito privatista. Afinal Parente era da família tucana. A tercerização do poder chegou agora a um beco sem saída, pois ao invés de seus economistas se tem Guedes. Mas o PSDB , criador de Dória, chamou para vice a Senadora Ana Amélia, a Ana do Relho. Era uma mensagem dizendo que nós pensamos como Bolsonaro. Afinal Ana Amélia é um Bolsonaro de saias. O PSDB vai continuar flertando com o fascismo acompanhado de todos os seus intelectuais.
    Pois é num fascista cheiroso, Dória, que o PSDB vai apostar, sempre na espera que esta lacuna de tempo no poder lhes dê tempo para a destruição do Estado. E terão o auxlilio de seus economistas e intelectuais.

  16. …“Acho que nós, uma parte da intelectualidade,”
    Acho que nós, quem, cara pálida?
    Ser intelectual de bolha é “facinho, facinho”.
    Ver o lado do povão é mais difícil.
    Pegar o mesmo busão, assistir a mesma novela, andar pela mesma rua esburacada, ir ao mesmo posto de saúde, frequentar a mesma escola, conversar com ele.
    De longe a terra é azul e é linda, miga!
    Assim, de longe, seria difícil considerar acertada a impressão que a intelectual em comento tem das razões que nos trouxeram a essa catástrofe política.
    Pode ser até que ela tenho feito parte dos motivos, em quanto intelectual de bolha, sem se aperceber disso.
    ET – Seria interessante que ela desse um “zap” pela TV aberta e parasse alguns segundos na programação de cada canal para sentir a glória de deus na veia e a missão do bozo nos destinos do país.

  17. [A historiadora lembrou que o Brasil vive uma “crise brutal”, do ponto de vista político, sobretudo, desde 2013, sem que a academia ou os grandes partidos antes no poder soubessem como lidar com as manifestações. Acabou que a maior parte da sociedade decidiu radicalizar “à direita” e “delegar poder para esses superpais, supergovernantes.”]

    Uma crise brutal do ponto de vista político? O judiciário se corrompe da ponta do dedão do pé (a primeira vara), até o último fio de cabelo (o STF, com tudo), e a crise é brutal do ponto de vista político. Até pode ser, se considerado que o Toffoli deveria tentar ser ministro da corte para onde foi nomeado, em vez de se apresentar como lider político de partido aliado de um presidente ilegítimo.
    Os partidos não souberam lidar com manifestações?
    Que manifestações? Aquelas conduzidas por tecnologias eletronicas em 2013 e 2014? Em que até a GLOBO foi pega de surpresa e atacou, no princípio, até ser avisada que os movimentos eras amigos e passou a pautá-los e dirigí-los?
    A maior parte da sociedade DECIDIU RADICALIZAR? Onde é que estão as evidencias de que a maior ou menor parte da sociedade decidiu porra nenhuma? Foi todo mundo conduzido como manadas por tecnologias aplicadas em 2013, 2014 e até chegar ao golpe de 2016 e as eleições de 2018. Será que essa dona já ouviu falar em GUERRA HÍBRIDA. Será que já ouviu falar em Naomi Klein e sobre Chock Doctrine? Parece que não. E outra coisa que ela não percebeu é que o PT esteve, está e continuará sendo alvo e se defendendo com a raça da militancia e de suas principais lideranças. A omissão do PT não foi causa de porra nenhuma. A ação é que deve ser questionada porque não agradou a quem tem o poder e que está agora dando as cartas porque a intelectualidade, essa sim é que não entendeu nada.

  18. Com certeza os partidos progressistas foram muito lenientes, enquanto uma turba se formava, e uma vez aglutinada, escondia seus reais interesses: de desconstruir o que estava posto, substituindo por isso que estamos vendo aí.
    O que parecia uma manifestação corriqueira nas cidades do mundo, sugerindo o não-aumento de passagens, foi sendo misturado com vários ingredientes, e o ovo nasceu, foi sendo esquentado, até surgir a serpente que hoje se arrasta em nossos pés, e que de tão grande, já nos imobiliza a todos.
    Antigamente dizia-se: Chamem a Justiça. Que justiça, se esta também faz parte da serpente? Chamem o Papa? Que papa, se Francisco, no alto de sua sabedoria, lá do Vaticano, foi quem mais viu esse mal se desenvolver, alertando o mundo para isso, sem ser ouvido nem mesmo pelos católicos.
    Resta saber se, ao invés de Dilma, fosse Lula o governante em 2013, e se a história seria a mesma que estamos vivendo agora.

  19. como é fácil criticsar o pt sendo tucanóide e
    direitista, enganando a torcida com a fajutice de que
    tem algo a ver com ciencias sociais…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador