Lugares reais podem ter inspirado a Terra-média de Tolkien

Por Frank Jacobs

Article Image

Terra-média. A mitologia criada por J. R. R. Tolkien centrava-se numa épica luta entre o Bem e o Mal, mas também incluiu uma elaborada história de fundo, um complexo de línguas, genealogias, culturas e povos — e um mapa.

Criado por Tolkien em algum momento durante a década de 1930, o mapa mostra as ‘terras mortais’ da Terra-média, a qual de acordo com o próprio Tolkien faz parte de nossa própria Terra, mas numa era anterior, mítica. Na época dos eventos descritos em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, a Terra-média encaminhava-se para o fim da sua Terceira Era, cerca de 6000 anos atrás.

Tolkien não criou a Terra-média ex nihilo: antigos mitos germânicos dividiam o universo em nove mundos, habitados por elfos, anões, gigantes, etc. O mundo dos homens situava-se ao meio, chamado Midgard, Middenheim ou Terra-média . Esse termo não descreve assim a totalidade do mundo elaborado por Tolkien. O termo correto para o mundo inteiro é Arda — provavelmente derivado do alemão Erde (“Terra”) e apenas mencionado pela primeira vez postumamente no Silmarillion (1977) — e Eä (para todo o universo).

Terra-Média

Os Hobbits são descritos como habitantes do ‘Noroeste do Velho Mundo, a leste do mar’, e, portanto, é tentador associar sua casa com o próprio Tolkien, na Inglaterra. No entanto, Tolkien mesmo escreveu que “com respeito ao relevo e forma do mundo da Terceira Idade, receio tê-los planejado de acordo com o drama da história, ao invés de geologicamente ou paleontologicamente.” Noutro texto, Tolkien admite que o “Condado” baseia-se Inglaterra rural, e não em qualquer outro país do mundo “.

Tolkien, pelo menos, compara o seu “Velho Mundo” com a Europa: “A ação da história acontece no Noroeste da Terra-média, equivalente em latitude às terras costeiras da Europa e as praias do norte do Mediterrâneo (…) Se a Vila dos Hobbits e Valfenda forem tomadas (como se pretende) como correspondentes à latitude de Oxford, então Minas Tirith, 600 milhas ao sul, fica aproximadamente na latitude de Florença. As Fozes do Anduin e a antiga cidade de Pelargir estariam aproximadamente na latitude da antiga Tróia. “

Mas, como Tolkien afirma no prólogo de “O Senhor dos Anéis”, seria inútil buscar correspondências geográficas, já que “aqueles dias, da Terceira Era da Terra-média, já se perderam no longo passado e a forma de todas as terras alterou-se…” E, no entanto, é exatamente isso que Peter Bird tenta fazer no mapa mostrado aqui. Bird, professor de Geofísica e Geologia da Universidade da Califórnia, sobrepôs o mapa da Terra Média a um mapa da Europa, o que o levou à identificação dos seguintes lugares:

• O Condado situa-se no Sudoeste da Inglaterra, que mais ao norte abriga também a Floresta Velha (Yorkshire?), as Colinas dos Túmulos (norte da Inglaterra), a cidade de Bri (em ou perto de Newcastle-upon-Tyne) e Amon Sûl (Terras Altas da Escócia).
• Os Portos Cinzentos estão situados na Irlanda.
• Eriador corresponde à Bretanha.
• Abismo de Helm situa-se próximo à tríplice fronteira franco-alemã-suíça, perto da cidade de Basel.
• A cadeia de montanhas Ered Nimrais corresponde aos Alpes.
• Gondor corresponde às planícies do Norte da Itália, estendidas em direção ao Mar Adriático ainda não formado.
• Mordor está situado na Transilvânia, com a Montanha da Perdição provavelmente na Romênia, Minas Morgul aproximadamente na Hungria e Minas Tirith mais ou menos na Áustria.
• Rohan fica no sul da Alemanha, com Edoras no sopé dos Alpes da Baviera. Também na Alemanha, mas para o norte, perto da atual Hamburgo, estaria Isengard. Fica perto da floresta de Fangorn.
• Para o norte encontra-se a Floresta das Trevas, mais a leste estão Rhovanion e as estepes de Rhûn, perto dos montes Urais.
• O Mar de Rhûn corresponde ao Mar Negro.
• Khand é a Turquia
• Haradwaith é a parte oriental do Norte de África; Umbar corresponde ao Magrebe, a parte ocidental do Norte de África.
• A Baía de Belfalas é a parte ocidental do Mediterrâneo.

Traduzido de http://bigthink.com/strange-maps/121-where-on-earth-was-middle-earth

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador