Lula busca destravar impasse da Margem Equatorial, no Amapá

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A visita reforça o interesse do governo em avançar na análise ambiental para liberar a exploração de petróleo na região.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula viajou ao Amapá nesta quinta-feira (15) com o objetivo de destravar a exploração de petróleo na Margem Equatorial. A visita reforça o interesse do governo em avançar na análise ambiental para liberar atividades na região, considerada uma das últimas fronteiras de petróleo do Brasil.

Região de interesse estratégico para o Brasil, a viagem de Lula ocorre para tentar destravar resistências de 2023, quando o Ibama negou a licença à Petrobras para perfuração na bacia da Foz do Amazonas, citando riscos ambientais.

A região abriga centenas de espécies nativas e ambientalistas apontam que a exploração de petróleo na costa do Amapá deve ter impactos ambientais de grandes proporções.

Na visita, Lula buscará mediar o impasse, alegando que o objetivo inicial é de mera pesquisa. “Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa, é isso que queremos”, anunciou o presidente, na véspera da viagem, em entrevista à rádio Diário do Amapá. “Se [a Petrobras] vai explorar, é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga”, continuou.

Ainda nesta quarta (12), a fala de Lula foi retirada de contexto por veículos de comunicação, como se fosse um ataque do presidente ao Ibama.

Desde 2020, a Petrobras tenta a licença do órgão para explorar a margem equatorial, que fica a 175 km da costa do Amapá e 500 km da foz do rio Amazonas. Em 2023, o Ibama rejeitou o pedido apontando que a petroleira não apresentou soluções para socorrer a fauna da região em caso de vazamentos de óleo.

A Petrobras reforçou os pedidos de estudo e defende a viabilidade do projeto. Em declarações antes da viagem, Lula reafirmou a necessidade da pesquisa, de averiguar se é possível e quais os riscos ambientais, antes de efetivamente iniciar a exploração.

“A gente não pode ser um país que, por preconceito, não quer explorar suas riquezas. A Margem Equatorial tem potencial gigantesco, e não podemos abrir mão disso enquanto ainda precisamos de petróleo”, disse Lula.

Além do petróleo, a visita de Lula ao Amapá tem como objetivo anunciar acordos de desenvolvimento regional, equilibrando a necessidade de crescimento econômico com políticas ambientais responsáveis.

O presidente irá anunciar também medidas de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura e educação. Nesta quinta (13), Lula participou de evento de doação da Gleba Cumaú, uma área do Amapá que foi entregue, definitivamente à regularização fundiária e urbanização, o que era uma demanda da população local há mais de 35 anos.

Leia mais:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. blitz da polícia militar.
    A polícia militar é uma atrevida.
    A polícia militar ofende as pessoas.
    A polícia militar ama oprimir as pessoas.
    A polícia militar fere os Direitos Civis.
    A polícia militar ofende os Empresários.
    A polícia militar é excessivamente corrupta.
    A polícia militar não é sensata.
    A polícia militar sempre esteve ao lado dos políticos.
    As pessoas sempre irão lamentar essa excessiva, corrupta, tendenciosa polícia militar.
    A polícia militar é uma mentira.
    A polícia militar é um lixo.

  2. Lula ao menos “acordou” o IBAMA.

    A depender do lobby das ONGs gringas que influenciam a mídia não se faz nada pois toda forma de energia tem custo e risco.

    Enquanto isto o Trump faz o drill, baby, drill.

    Meio-ambiente importa todavia.

  3. Trump e Musk querem ficar bilionarios com aquilo ali, e vao conseguir.
    , pois o povo brasileiro é, segundo pesquisa, o mais alienado do mundo: nâo conhece seu próprio dwrredor e muito menos sabe a riqueza que tem sob seus pes e, dai a facilidade com que espertalhoes internacionais usem funcionarios publicos pra tomar nossas riquezas ou destruir nossa economia, bem como impedir que o pais se torne forte e pertencente ao povo.
    
    A Lava Jato foi isso, pois eramos a 6a economia e, insatisfeito por ter o Brasil como concorrwnte no comercio exterior, o DOJ americano deu todo o suporte a Lava Jato e, no final do governo fantoche do Bozzo, haviamos caiso da 6a pra 13a economia, com o povo na fila do osso e o pais com o cofre arrombado, com joias e grana pra la e pra ca durante a privataria do Guedes que abocanhou por exemplo a carteira do BB, de forma que haviamos perdido as esperanças como pais

  4. luiz inácio
    O ex-presidente luiz inácio que nunca foi presidente denegriu à esfera da imagem do Brasil.
    O luiz inácio foi um atrevido.
    O luiz inácio, falaram que o mesmo possuiu o ensino fundamental completo.
    O ridículo luiz inácio foi um demente.
    O luiz inácio foi um asqueroso.
    O luiz inácio teve um apreço ao Labor.
    O luiz inácio nunca poderia ter sido sequer um candidato.
    O partido dos trabalhadores nunca se atreveram a trabalhar, ou seja, o partido dos trabalhadores jogou verde para roubar.
    O partido dos trabalhadores achou que as pessoas foram otários.
    O partido dos trabalhadores tiveram plena convicção que iriam mudar o regime.
    luiz inácio
    “A vida é o espaço de tempo entre o nascimento e a morte.”
    O partido dos trabalhadores ofendeu à Constituição Federal desde sua implementação.
    O partido dos trabalhadores ofendeu os Direitos.
    O partido dos trabalhadores ofendeu as Nações.
    O partido dos trabalhadores ameaçou as pessoas.
    O partido dos trabalhadores cometeu um crime no Código Penal DECRETO-LEI N. 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. O crime é o Artigo 28. (1).
    luiz inácio
    “Você foi aquela que o dinheiro simplesmente não pode comprar!”
    O partido dos trabalhadores ofendeu a Razão.
    luiz inácio
    “Você não conseguiu sentir a Paixão quando olhei em seus olhos!”
    O partido dos trabalhadores foi excessivamente corrupto.
    luiz inácio
    “Se você pensou que você pôde.”
    Você errou.
    O luiz inácio foi um mero vagabundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador