Meritocracia, como pode ela tornar alguém reacionário?

Meritocracia, como pode ela tornar alguém reacionário?

De Renato Souza.

Vai um comentário de Lilian e Renato, com meus comentários.

1 –  Lilian VV    qui, 31/10/2013 – 10:22

Ai ai, será que alguns comentaristas esqueceram-se de ler este pedaço do texto essencial para se entender que o autor não desvaloriza a meritocracia como valor pessoal e sim como fundamento de organização coletiva.

“A meritocracia é uma forma de justificação das posições sociais de poder com base no merecimento, normalmente calcado em valências individuais, como inteligência, habilidade e esforço. Supostamente, portanto, uma sociedade meritocrática se sustentaria na ética do merecimento, algo aceitável para os nossos padrões morais.

Aliás, tenho certeza de que todos nós educamos nossos filhos e tentamos agir no dia a dia com base na valorização do mérito. Nós valorizamos o esforço e a responsabilidade, educamos nossas crianças para serem independentes, para fazerem por merecer suas conquistas, motivamo-as para o estudo, para terem uma carreira honrosa e digna, para buscarem por méritos próprios o seu lugar na sociedade.

Então, o que há de errado com a meritocracia, como pode ela tornar alguém reacionário?

Bem, como o mérito está fundado em valências individuais, ele serve para apreciações individuais e não sociais. A menos que se pense, é claro, que uma sociedade seja apenas um agregado de pessoas. Então, uma coisa é a valorização do mérito como princípio educativo e formativo individual, e como juízo de conduta pessoal, outra bem diferente é tê-lo como plano de governo, como fundamento ético de uma organização social. Neste plano é que se situa a meritocracia, como um fundamento de organização coletiva, e aí é que ela se torna reacionária e perversa.”

Será que não percebem que a partir do momento que se coloca a meritocracia como justificativa para ‘colocar as pessoas em seus devidos lugares’ se está criando empecilhos para quem não teve oportunidades continue não tendo e quem teve sorte de nascer com todas as oportunidades possíveis assuma automaticamente o seu espaço confortável na sociedade (mesmo não merecendo nada, na verdade, como no exemplo Quintana x Coelho). A meritocracia funciona bem em termos pessoais, mas em termos de coletividade ela serve apenas para manter o status exatamente como está, e é disso que o texto está falando!

 

Lilian VV   

2 – No meu texto está escrito:

“A meritocracia esconde, por trás de uma aparente e aceitável ética do merecimento, uma perversa ética do desempenho”.

“Numa sociedade de condições desiguais, pautada por lógicas mercantis e formada por pessoas que tem não só características diferentes mas também condições diversas, merecimento e desempenho podem tomar rumos muito distantes”. “No mundo da meritocracia – que mais deveria se chamar “desempenhocracia” – se confunde merecimento com desempenho, com larga vantagem para este último como medida de mérito”.

“A meritocracia escamoteia as reais operações de poder… tanto os indicadores de avaliação como os meios que levam a bons desempenhos são moldados por relações de poder; e o são decisivamente… por trás da cortina de fumaça da meritocracia repousa toda a estrutura de poder da sociedade”.

Tentei deixar clara a minha visão no texto, de que na meritocracia não é o merecimento e sim o desempenho que conta, e este é pautado não só pelas condições diversas de cada um, mas também pelas estruturas de poder na sociedade.

 

Renato Souza

 

3 –  Estudos, pensamentos e entendimentos.

.Meritocracia é um sistema politico aplicado no Brasil. Atenção!  Renato na sua tese coloca a diferenciação fundamental.

Meritocracia Individual e social. Aqui com a politica da meritocracia que se forja ao sistema de filosofia de politicas.

Hipocritamente aplicado na estrutura de todas as politicas brasileira.

. Muito cuidado é pouco, seguindo a tese do Renato, a meritocracia na politica brasileira geral e especifica precisa investigação cuidadosa e definindo o que exatamente do que aplica a meritocracia individual e social das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. A história das associações políticas entre os brasileiros é a história do próprio Brasil. E ele, em seu conceito, foi voluntariamente para “A meritocracia escamoteia as reais operações de poder”, o perverso e reacionário. Tal afirmação envolveu várias questões e comentaristas sobre a nossa própria condição humana e brasileira, a posição, atitude e postura.  Politica partidária, politica ideológica, politica social e outras não são analises da meritocracia abrangente que Renato Fala, são particulares e merecem analise dentro do contesto geral.  Muita das respostas a essas apontam para questões éticas, para aspiração de uma posição comum tentando e se localizando entre individuo e as sociedades brasileiras.

. Mexeu, deslocando o centro de gravidade e desbalanceado nossa concepção individual, politica e social. Mexeu na casa grande e senzala!

Talvez enxergando a necessidade de uma relação íntima entre a ética – as atitudes dos governos, dos poderes e das justiças em relação a certos assuntos e aos problemas de interesse público: política financeira, política educacional, política social, política economica e financeira, etc. tenha na sua conceituação a normativa do preconceito subjetivo de si e do plural em sua estima e atitude. Como e quando Renato relata e aplica a meritocracia no corporativismo médico, pensei, há a própria contradição Mérito verso ética.

. Os textos e os vídeos de Marilena sempre colocam que esta inclusão social recente na mudança de rendimentos ela chama de novos trabalhadores, classe em minha opinião.

. Não considero as condições da vida e custo, politica do PT porque assim estaria negando a tese Renato, penso que todo processo da conjuntura atual e da sociedade na meritocracia esta fora de cálculo ainda e em estresse. Por exemplo, “Padrão FIFA” verso “transporte coletivo”, Passagem de Avião verso Aeroporto, e ai vão. BNDES e as campeãs. Mais casas e saneamento básico. Quando esta questão do mérito chegando à sociedade e a individualidade percebe que não deixa espaço de avançar, há uma erupção pela reação de fazer e querer não funcionar. Penso que existe méritos entre, o capital e a sociedade. Mais será que toda nossa sociedade foi manuseada pela meritocracia do poder e ate hoje por Dilma. No período Lula não creio ate que pensando bem quando ele falou em marola eu inicialmente me calei assustado.

. A meritocracia brasileira é muito maior do que uma analise simples.

. Na meritocracia exposto por Renato acabou, ele passa a régua nas classes com o mérito e depois passou o rodo desconstruindo as classes por esta hipocrisia na meritocracia brasileira.

 

joao

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador