Ministério da Saúde decide que médicos deverão chamar polícia nos casos de aborto legal

Norma publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira também inclui oferta de ultrassom e listagem de complicações da interrupção da gravidez

Jornal GGN – Médicos e profissionais da saúde deverão notificar a polícia ao acolherem mulheres vítimas de estupro que desejarem realizar um aborto legal nas unidades de saúde, um processo permitido pela legislação brasileira.

A portaria assinada pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, e revoga portaria de 2005 que regulamentava o procedimento em situações em que a gravidez fosse decorrente de violência sexual, incluindo o relato do estupro aos profissionais de saúde e a emissão de parecer técnico pelos médicos.

Segundo o jornal O Globo, a norma estabelece que exista uma lista de riscos e desconfortos decorrentes do procedimento dentro do termo de consentimento assinado pelas vítimas. Os médicos também deverão informar as vítimas que elas poderão ver o feto ou embrião por meio de ultrassom antes da realização do procedimento.

O ato editado pelo Ministério da Saúde diz que a medida busca garantir “segurança jurídica” aos profissionais da saúde para que o processo de aborto possa ser feito nos casos previstos em lei.

 

Leia Também
Vacina contra Covid da Rússia será testada em pelo menos 10 mil brasileiros
Entidades preocupadas com Direitos Humanos nas Américas enviam carta à OEA
Quase 500 milhões de crianças sem acesso ao ensino remoto, diz relatório da ONU
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então, seja estuprada, fique quietinha ou damares te pega, tenha o bebê passe fome com ele e largue-o a propria sorte no crime para que o psl, o psc, e outras excrescências, berrem no horario eleitoral: “abaixo a maioridade penal. Foda-se o ECA. Lugar de criança pobre é na lavoura, nas carvoarias e nas olarias. Bandido bom é bandido morto. Nem tem pai é por isso que precisamos esterilizar os pobres”.
    Escrotidão pura!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador