O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, garantiu que a segurança energética está garantida e não há previsão de racionamento este ano.
Em encontro com o ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Prichetto Fratin, Silveira adiantou ainda que o governo discute medidas para reduzir o impacto das tarifas ao consumidor.
“Esse ano não teremos problema energético. Não teremos racionamento, nós estamos com segurança energética garantida. O que se discute agora é medidas para que a gente continue tendo essa segurança energética e que ela tenha o menor impacto tarifário para o consumidor, porque é muito simples a gente ter 100% de segurança energética, basta você ter 100% de [energia] térmica no Brasil, só que isso tem um custo muito elevado”, afirmou.
Em 2025, porém, o Executivo vê com preocupação o cenário para os próximos anos, mas afirmou que não haverá negligência por parte do governo. Isso porque além dos leilões de energia térmica, o Planalto planeja dobrar o parque térmico até 2031.
“Infelizmente, temos de dobrar o parque térmico por causa dos efeitos climáticos, a temperatura está subindo. O Brasil nunca tinha consumido, antes de setembro deste ano [2024], 105 gigawatts em uma tarde de energia. A média é 85”, explicou.
*Com informações da Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
A solar deve estar bombando.
Não acredito numa vīrgula no que se publica sobre energia no Brasil.