Um dos grandes problemas da chamada mídia de opinião brasileira é ser pró-cíclica. Isto é, estimular e surfar nas ondas dos movimentos de opinião pública. Se o leitor quiser sangue, entrega sangue; se quiser ódio, ódio terá. Se quiser solidariedade, criança esperança.
Chamo de mídia de opinião aquela que aborda e influencia temas nacionais. As demais classificações são de mídia sensacionalista, regional, alternativa etc.
O período de ódio que vai de 2005 até a eleição de Bolsonaro se deveu a dois vetores. O primeiro, as estratégias da mídia para ganhar relevância política e eleger aliados que barrassem os avanços dos grupos globais. Usaram as FARCs de álibi para barrar o Google e o Facebook.
O segundo, a percepção de que estava se formando um bom mercado de grupos de direita. Ambos os fatores foram inspirado em Rupert Murdoch, o australiano que saiu pelo mundo valendo-se da ampla liquidez existente para adquirir jornais em vários países e, nos Estados Unidos, tornou a Fox News o porta-voz da direita.
Esse mesmo fenômeno ocorreu no Brasil. Veja inaugurou o modelo, mas o novo mercado se esparramou por outros meios. Houve uma parceria entre a Editora Record e a revista para lançamento de autores de ódio. E emissoras de rádio, como a Jovem Pan, entenderam o potencial de mercado do discurso de ódio.
Assim como os gabinetes de ódio de agora, os primeiros porta-vozes do ódio – como Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi – foram beber direto na fonte Olavo de Carvalho. Emularam o estilo, a adjetivação pesada (“canalhas”), as implicâncias (Marilena Chauí), as citações filosóficas (Schopenhauer), as preferências literárias e a delação em larga escala.
Duas professoras da psicologia da Universidade de São Paulo foram acusadas por Azevedo de estimular o tráfico, por seus estudos sobre redução de danos. O anauê jornalístico ecoava tanto essas delações que a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) quase cedeu às pressões e cortou as bolsas de estudos de ambas. Outras delações motivaram inquéritos que, até hoje, correm contra professores do Colégio Pedro Segundo, no Rio de Janeiro. Apenas dois exemplos, em um oceano de macarthismo.
O ovo da serpente foi gerado ali. E o macarthismo foi utilizado para toda sorte de jogadas comerciais, para afastar editoras de livros didáticos das competições, para inviabilizar concorrentes da Abril na área de cursos apostilados. Enfim, um enorme acervo de chantagens que transformaram Veja na maior máquina de assassinar reputações da história do jornalismo brasileiro, liquidando com o maior fenômeno jornalistico pós anos-70, ao lado do Jornal Nacional.
Em países de mídia desenvolvida, há uma diversidade de mercado. Nos EUA, o advento da Fox News fortaleceu o contraponto da CNN. E os jornais tradicionais, como New York Times e Washington Post, mantiveram-se na defesa das informações e de uma concepção mais liberal de política.
No Brasil, isso não ocorreu. Períodos de grandes transformações políticas ou econômicas são espaços abertos para estratégias inovadoras. Mas a crise da mídia a partir de 1999, a ascensão de uma nova geração de proprietários, temerosos, inseguros, e a falta de conhecimento sobre as novas mídias que surgiam, provocaram uma movimentação em massa em direção ao mesmo discurso de ódio. Não apareceu nenhum veículo com coragem e discernimento para fazer o contraponto – como a Folha dos anos 80 apostando nas diretas. Todas as mídias entraram na onda do discurso de ódio.
O jornalismo da Globo, por exemplo, não sujava as mãos. Mas toda 5a feira o Jornal Nacional divulgava o esgoto que Veja lançaria na sua próxima capa. E, no final de semana, os jornais diários davam a devida repercussão, na vã tentativa de que, apenas repercutindo a revista, não sujariam suas mãos de lama. Ledo engano!
As consequências estão aí. A estratégia das fake news como estilo jornalístico, inaugurada pela Veja e repetida pelos demais veículos, encontrou nas redes sociais seu melhor meio de expressão. E, com o bolsonarismo e o lavajatismo ganhou vida própria, deixou de depender dos veículos-mães, cortou o cordão umbilical. As hostes do ódio, criadas e alimentadas pela mídia tradicional, ganharam autonomia e ao delenda PT vieram se somar, agora, o delenda Globo, delenda Folha, em um desdobramento natural dos períodos carbonários.
Dou essa volta enorme para chegar ao quadro atual.
A mídia de opinião tenta o duro reencontro com o jornalismo. Nesses tempos de informações online, ela levou 15 anos para perceber o óbvio: a única forma de diferenciação com as redes de ódio é a prática do jornalismo, o respeito à informação, e a defesa dos valores fundamentais da civilização,
É nesse contexto que surge a CNN Brasil reinaugurando o óbvio e trazendo seu estilo de colocar a equipe inteira para levantar informações contextualizados, peças de um quebra cabeças que vai sendo organizando em tempo real. Em muitos anos, é o fato novo no jornalismo brasileiro.
Junto, traz um valor totalmente abandonado pela mídia nos últimos anos: a diversidade de opiniões, com algumas restrições. Nesse sentido, criou um quadro que, segundo a publicidade do canal, é o maior sucesso nos Estados Unidos.
O modelo consiste em pegar um comentarista de direita e outro de centro. Um comentarista consistente de cada lado proporcionaria um debate enriquecedor. Mas optou-se por contrapor o discurso fake news e o discurso racional e a emissora ficando de fora.
Com isso, abriu-se espaço para discursos totalmente irresponsáveis, como o deputado Osmar Terra, o homem que propagou a “gripezinha” e as 800 mortes pelo COVID.
Ocorre que a discussão pela TV é tão rápida e quase tão superficial quanto a discussão pelas redes sociais. O espectador se prende muito mais aos bordões de ambos os lados, e não à consistência dos argumentos. É por isso que a praga do opinionismo grassa pelo jornalismo televisivo.
Ao colocar um Osmar Terra no ar, ou contrapor as afirmações vazias de um Caio Coppola aos argumentos técnicos de um contendor qualificado, a CNN iguala a ambos. E cada espectador sai com a mesma convicção com que entrou. Isso significa abandonar todos os filtros do jornalismo.
Essa mesma confusão é utilizada pelos gabinetes do ódio para tratar fake news como direito à opinião, ou por juízes de 1a instância, ideológicos, para punir opinião como se fosse fake news
É nesse contexto que ganha relevância o aparte do âncora Rafael Colombo ao comentarista Alexandre Garcia, quando este passou a fazer a apologia da cloroquina. Foi apartado por Colombo que lembrou o óbvio: “Se a cloroquina funciona, é barata, e serviu como você falou na Amazônia para lúpus, malária e outros tipos de doença, por que o mundo teria deixado tanta gente morrer se tem um remédio barato à disposição? A troco de que tanta gente morreria se a cloroquina funciona?”.
Em um país em que a mídia pratica a invisibilidade em larga escala, criando um Brasil irreal e deixando de lado uma ampla gama de opiniões diversas, é meio paradoxal pedir critérios para expor o contraditório. Especialmente porque o instituto do âncora foi criado especialmente para refletir o pensamento médio do leitor comum.
De qualquer modo, que o gesto corajoso de Colombo sirva de exemplo.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
“É nesse contexto que surge a CNN Brasil reinaugurando o óbvio e trazendo seu estilo de colocar a equipe inteira para levantar informações contextualizados, peças de um quebra cabeças que vai sendo organizando em tempo real. Em muitos anos, é o fato novo no jornalismo brasileiro.”
Detesto a globo e quero mais é que se exploda.
Fez um mal irreparável ao Brasil transformando a maioria dos brasileiros em completos idiotas. Isto explica o bolsonarismo, a burrice incomparável da maioria dos brasileiros cultivada a décadas pela globo.
Mas, me desculpe. a CNN está conseguindo ser pior que a globonews. E isto é incrível e quase inacreditável.
Nenhuma empresa que tenha respeito por si mesma ou pelos seus clientes(expectadores, leitores, ouvintes, etccc) deveria por um COMPLETO IMBECIL como este Caio Copola a se meter a dar opinião.
Se querem dar opinião, que ponham pessoas QUE TENHAM OPINIÃO CIVILIZADA E ISENTA de ambos os lados e deixem que o cidadão decida.
O problema é: BURROS CONSEGUEM TOMAR DECISÕES?
O que uma boa CENSURA, um bom Controle da Mídia não faria na Liberdade de Informação, na Liberdade de Imprensa. Poderíamos continuar com 90 anos de Doutrinação do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Chateaubriand fez isto tão bem para o Fascista. Depois JK entregou a mordaça à RGT. Quase 1 século preservando e perpetuando a NecroPolítica. Mas estes Brasileiros querem a Democracia de Estado Republicano de Eleições Livres e Facultativas !!! Ah! Estes Brasileiros !! Não entendem nada do bom e absoluto porrete de Fucault e Marx !!!! Na Bélgica beste final de semana de praias cheias, o Povo Belga também mostrou sua revolta contra atitudes e governos que inflam a histeria para impor seus projetos absolutistas e ditatoriais. Liberdade, Liberdade…
Apenas um Zé seria capaz de escrever tanta asneira junta.
https://youtu.be/dZVPiR8fJB8
Conheço Rafael Colombo por acompanhá-lo no Jornal Gente. Era o único que tinha coragem ali de ir contra o que falava o José Paulo de Andrade quando esse saia do conservadorismo pro reacionarismo – e fazer uma contraposição ao estilo nefasto de Claúdio Humberto ( aliás, seria o porta-voz perfeito pra Bolsonaro) e à visão velha de mundo do jovem Pedro Prado. Seria, acho, o nome natural a pegar o bastão do jornal gente. Mas creio que Colombo acertou em sair da barca furada dos Saad. O estrago que fizeram na TV agora estão reproduzindo na bandeirantes 840 – e a última foi tirar o Você é curioso pra colocar Katia Fonseca, que eu nem sabia ainda estava com programa na TV.
A grande midia é hipócrita até a medula……..ou alguem acredita que a rede golpe defende a saude publica? Quando falaram em fortalecer o SUS? Ao contrario, vivem papagaiando esmolas de empresas para o povo, O POVO NÂO PRECISA DE ESMOLAS! essas empresas devem pagar impostos que devem ser revertidos para as necessidades básicas da população…..e de onde o cara de pau acredita que deveria sair o dinheiro para custear a saude publica? do rabo do tatu? Sim, porque eles são a favor do teto de gastos que já ROUBOU centenas de bilhões do SUS, ou seja, da saude publica…..ou são cinicos ou nos tem por imbecis……
Faltou lembrar da Miriam leitão e turba querendo desestabilizar a economia no período de lula ..ou mônica debolle tentando e conseguindo quebra-la na época de Dilma
Rafael Colombo teve uma atitude ousada e digna. Não permitiu que o farsante Alexandre Garcia (porta-voz de militar ditador e “abatedor de lebres”) confundisse FATOS com OPINIÃO. Essa confusão é semeada no meio jornalístico quando se diz que a variável “subjetividade” contamina qualquer abordagem jornalística, como se fosse a variável principal. Penso que contamina para aqueles que desejam “dominar os corações e mentes” (como dizia o falecido Clóvis Rossi).
“O filho de Eike dirigindo em alta velocidade atropelou e matou um ciclista”. Esta descrição de um FATO não tem nada a ver com OPINIÃO. Pode o jornalista de opinião relacionar o fato com a arrogância da elite decorrente da impunidade. Mas FATO é FATO e OPINIÃO é decorrente do fato.
Portanto, o fato é que a Cloroquina NÃO é remédio para o combate à Covid-19. Alexandre Garcia, um farsante, quis misturar FATO com Liberdade de Opinião e Rafael Colombo não permitiu,
Nassif, não sei como você consegue acreditar na CNN. É fumaça de jornalismo. São eles que contratam Coppola e Garcia. Porque querem, porque acham relevante o que eles dizem. Porque acreditam neles e acham que devem ganhar espaço.
FORA DE PAUTA
Já falei isso aqui algumas vezes,mas vale a pena ver de novo.Dizia Papai,um intelectual de altíssimo coturno,que deblaterava para a posteridade:”A esquerda brasileira só tem alguma chance,quando se tem uma carnificina na direita”.O Papai sabia das coisas.Como sabia.