“O dilema do Brasil é muito simples: ser um país soberano ou não?”, aponta José Dirceu

Ex-ministro ressalta potenciais do País, mas defende a mobilização da esquerda para apoiar o governo e eleger prefeitos e vereadores em 2024.

Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O TVGGN 20H desta terça-feira (7) contou com a participação especial do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) para falar sobre a atual situação do País, oportunidades, desafios e eleições 2024. 

Um dos fundadores do PT, Dirceu se divide entre os sentimentos de otimismo e apreensão em relação ao cenário do Brasil, pois apesar da volta de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, o governo não tem maioria no Congresso. 

Ainda assim, o Brasil é uma potência em diversos aspectos, segundo o ex-ministro: população, base industrial, base tecnológica e mercado interno. Tais fatores fazem com que o País seja um dos únicos estados com condições de liderar uma organização sul-americana. 

“Para isso, precisamos primeiro de bancos públicos, como o BNDES. Precisamos que alguma renda nacional seja apropriada para o desenvolvimento. Se nós não cobramos imposto da agricultura e da mineração…. A renda do petróleo, que antes nós podíamos construir um fundo soberano, com a política de seis anos de Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), desconstituíram. Aí, sobra a estrutura tributária que está de ponta cabeça. Os que não podem pagar pagam, os que consomem bens e serviços, são os que mais pagam. E a renda, o patrimônio e a riqueza praticamente não pagam imposto”, avalia Dirceu. 

No entanto, ambos os cenários poderiam ser minimizados a partir da mobilização de uma frente ampla, que possa não só marcar presença em todo o território nacional, mas também seja capaz de apoiar o governo Lula. 

Oportunidade

O ex-chefe da Casa Civil também apontou como problemas estruturais do Brasil a alta taxa de juros e a escassez de investimentos. Porém, ele ressalta que somos o único país que pode reconstruir a indústria e integrar a América do Sul. 

Até porque o País conta com recursos que Europa e Estados Unidos buscam, como soberania alimentar, tecnológica e energética. 

Eleições municipais

Mesmo com todo este potencial, o governo deve enfrentar ainda grande dificuldade ao longo da gestão, tendo em vista o crescimento dos partidos de direita na eleição de 2022. Apenas o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 99 deputados federais no último pleito, o que representa quase um quinto do total de parlamentares da Casa.

Sem um trabalho de campo e estratégico da ala progressista, é provável que tal resultado se repita nas eleições municipais do próximo ano. 

“Há uma realidade no Brasil: uma direita militante, com capilaridade, com partidos que se assumem como tal, e estão se fortalecendo porque têm vereadores, têm prefeito, têm governadores, têm bancadas fortes, têm fundo partidário e fundo eleitoral. Então, a esquerda tem de tomar consciência de que os partidos de precisam se reorganizar para esta nova etapa”, observa o ex-ministro.

Dirceu apontou ainda que a situação das esquerdas também não é boa, pois além do fortalecimento de partidos conservadores, a ala progressista costuma sofrer repressão, a exemplo dos casos do Mensalão e Lava Jato, que resultaram na prisão do ex-ministro e de Lula. O impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), acusada de cometer a prática de pedalada fiscal, foi outra injustiça que atingiu os políticos da esquerda.

Assista a entrevista completa no YouTube da TV GGN ou no link abaixo:

ASSISTA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa foi uma boa entrevista de José Dirceu, mas focalizou muito o passado do próprio entrevistado. Ao que parece, o envelhecido líder petista continua preso à uma ideia de soberania nacional que começou a ser minada pela internet, bombardeada pelas plataformas das Big Techs e que sofrerá um grande impacto da inteligência artificial. É preciso olhar para o futuro. Se quiser ser realmente soberano o Brasil terá que tomar cuidados tecnológicos que não está tomando nesse momento em que o sistema de justiça está mergulhando de cabeça na onda da inteligência artificial.
    https://www.linkedin.com/pulse/intelig%2525C3%2525AAncia-artificial-e-teoria-geral-do-estado-de-oliveira-ribeiro-i6z2f%3FtrackingId=no1yijyDRemOzDUCeQcS9g%253D%253D/?trackingId=no1yijyDRemOzDUCeQcS9g%3D%3D

  2. É firme a orientação do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a impenhorabilidade prevista no art. 649 do CPC/1973, com exceção do bem de família, deve ser arguida pelo devedor na primeira oportunidade, sob pena de preclusão.
    Ou seja, a impenhorabilidade do bem de família não deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos. O sujeito pode deixar o processo tramitar livremente, com a sua alegação de impenhorabilidade guardada na sua albgibeira, movimentando gratuitamente a máquina judiciária, esperando o momento mais conveniente e mais oportuno de suscitá-la. Pelamor. O direito socorre aos que dormem.

  3. Zé Dirceu se revela da esquerda eleitoral. Sr. Zé Dirceu, a Emma Goldman disse, com razão, que if voting changed anything, they’d make it illegal. Weapons are the way to freedom!

  4. Não esqueçamos que foi o José Dirceu que arrastou a esquerda empoderada para acordos espúrios com os “conservadores” que adubou a fétida extrema-direita. Quem te viu noutros carnavais, não te quer ver nesses carnavais. Agora “pousa” de sábio…

  5. O Brasil está sob ataque faz tempo,quando vendem.ativos estratégicos e essenciais para o desenvolvimento do País,lembrado q o filho de um ex pres. usou uma.camisa do mossad q foi o grande criador do Hamas e sem falar o Pai dele q é cúmplice de pais covarde matador de crianças inocentes o Btasil está sendo SABOTADO,fora feito um acordo por fora com a quadeilha bolso militares e Moro tem q cair !!!Obs.:Sem mais obg equipe ggn!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador