22 de junho de 2026

O Postalis é um caso à parte

Por Antonio Carlos Soares

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Referente à publicação “Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB”
 

Embora a questão de fundo aqui seja o aparelhamento político-partidário dos fundos de pensão, em especial do POSTALIS, é importante destacar que o POSTALIS é um caso à parte, que merece muita atenção, pelos danos imensos que foram causados aos participantes e assistidos e pela completa falta de fiscalização que essa verdadeira “festa” indica. A situação ali é muito mais grave do que em qualquer outro dos grandes fundos brasileiros (PETROS, PREVI e FUNCEF, por exemplo).

O Postalis tem um fundo (BD), com pouco mais de R$ 5 bilhoes de patrimonio. Em 2013 e 2014, teve perdas atuariais de 3 bilhoes de reais, ou 60% do patrimonio (apenas em dois anos!). Embora o registro dessas perdas tenha sido feito em 2013 e 2014, muita coisa disso deve se referir a “problemas” ocorridos no periodo do “Russo”, alem de outra parte que se deve à incompetência da direção seguinte de reverter a situação.

Em 2011 e 2012, esse fundo do POSTALIS ja tinha registrado perdas atuariais de R$ 1 bilhao, ou quase 20% do patrimônio.

Associações de empregados dos Correios, no desespero, ja pediram à PREVIC, desde agosto, intervenção no Postalis. E a PREVIC nada fez. De agosto a novembro, o fundo perdeu mais R$ 700 milhoes e, assim, vai caminhando para uma situação de insustentabilidade.

Mais de 90.000 famílias (e não 80.000) estão em risco muito sério de repetir a história do Aerus.

A questão aqui não é, portanto, entre PT, PMDB, PSDB ou qualquer coisa do gênero. Quem tentar reduzir a discussão a isso, colabora com a estratégia dos que se locupletam nesse caso.

A questão se refere à expropriação do patrimônio acumulado por mais de 90.000 trabalhadores com muito suor e sacrifício, por um conluio político que se apropriou do POSTALIS, amparado (ou liderado) por altos expoentes políticos.

Coitados dos Carteiros, que estão com suas complementações de aposentadoria em sério risco!

Estão mesmo sozinhos e desamparados nessa situação. E pagarão a conta!
 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

12 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Athos

    24 de janeiro de 2015 6:13 pm

    Na boa, eles que se virem.

    Na boa, eles que se virem. Isso nao e problema meu e NAO admito que usem dinheiro publico neste caso.

    Os 90.000 que se virem. Alguem viu um deles nas ruas?

     

    A.maior parte do patrimonio deste fundo, dos 90 mil, e de dinheiro publico locupletado por estes 90mil.

    Ta na hora dos 90mil aprenderem a se virar sem o keu dinheiro. Se vira ai…. Va fazer uma greve….se vira!

    1. Lucinei

      24 de janeiro de 2015 7:12 pm

      Concordo.Criaram um fundo

      Concordo.

      Criaram um fundo próprio, próprio de previdencia. Então, que deem seu jeito. O bonus é proprio, e o ônus terá que ser de todos? Aaahhh….

      E tem mais: quem fez lambança tem mais é que pagar! É tudo assunto privado!

      Triste é saber que tudo vai virar chacrinha contra o governo eleito porque ele paga a parte do empregador…

      1. ivomarn

        25 de janeiro de 2015 6:24 am

        Se você  não fosse tão burro

        Se você  não fosse tão burro ou cara-de-pau eu lhe explicaria  que o  fundo foi uma imposição da empresa.

        1. Lucinei

          25 de janeiro de 2015 10:24 pm

          Por favor não me elogie! Não

          Por favor não me elogie! Não me elogie você que é “tããão” inteligente e que vai viver a vida inteira sem saber que isso foi demanda do movimento sindical!

          Repetindo: não me elogie!

    2. ivomarn

      25 de janeiro de 2015 6:22 am

      Não me lembro de ter pedido

      Não me lembro de ter pedido dinheiro a nenhum panaca.

      1. Athos

        28 de janeiro de 2015 6:15 pm

        Vai pedir. E o panaca é O

        Vai pedir. E o panaca é O Povo brasileiro!

  2. Fernando J.

    24 de janeiro de 2015 6:17 pm

    Governança corporativa

    Pelo que se vê, pela autonomia irresponsável que diretores detinham, faltou (ou nunca teve) governança corporativa por ali, limitações previstas em estatuto, essas coisas. Essa lambança jamais aconteceria na PREVI. 

  3. peregrino

    24 de janeiro de 2015 6:49 pm

    me parece que funciona da seguinte forma…

    colocam a pessoa certa, especialista em golpes financeiros, dão-se os golpes, dá-se a denúncia e, pasmem, abrem-se investigações para que todos fiquem dependendo dos resultados, incluindo os que são responsáveis pelo acompanhamento e controle dos fundos de pensão

    nossas investigações não são punir, são para proteger os santos golpistas

    nossa polícia e ministério da injustiça fazem tanta merda que parece que preparam para tudo seguir enrolado

    ninguém percebeu ainda? só complicam para proteger chefes políticos

  4. Ivan de Union

    24 de janeiro de 2015 7:49 pm

    “Associações de empregados

    “Associações de empregados dos Correios, no desespero, ja pediram à PREVIC, desde agosto, intervenção no Postalis”:

    Fala pros empregados dos Correios que nos estamos todos na fila de assistir o “detestavel espirito de linchamento” deles.  E que de outra maneira eles tao cagados.

  5. Luiz Alberto Correios

    25 de janeiro de 2015 1:37 am

    Quanta gente desinformada

    Quanta gente desinformada (Sr. Athos, Sr. Fernando J. e Lucinei, que é um nome unisex e por isso não coloquei um Sr. ou Sra.

    1 – O Postalis é o fundo de pensão dos Correios;

    2 – Os Correios não recebem verba do Governo. Pelo contrário, a empresa sempre teve lucro e repassou os dividendos devidos ao seu único acionista: o Governo.

    3 – Os Correios sempre foram reconhecidos pela excelência dos serviços prestados. Era um dos cinco melhores correios do mundo. E olhe que competir com o Correio Japonês (uma ilha com a melhor  infra-estrutura disponivel não é fácil).

    4 – no governo do sr. Lula, os Correios foram loteados politicamente. A ordem era a que hoje se vê: tirar dinheiro para financiar o PT, os partidos aliados e os políticos. Deu na CPI dos Correios, mensalão, alguns bandidos na cadeia.

    5 – Os empregados dos Correios pensaram que, depois do escândalo, poderiam trabalhar sossegados, atendendo com qualidade toda a população brasileira (pois está em todos os municípios do Brasil). Puro engano. Como o maior vigarista do país conseguiu escapar (foi devidamente retirado do processo), fez pior: entregou a empresa ao PMDB (de porteira fechada, no jarção político).

    6 – Em 2011, o PT assumiu o controle de toda a empresa. Aí está sendo o pior dos mundos. Operadores financeiros tomaram de assalto os Correios e o Postalis. A empresa perdeu qualidade e credibilidade, vendo sua lucratividade ser reduzida a zero (no ano passado, operou em prejuízo – fato inédito). Uma simples verificação nos balanços dos últimos dez anos comprovam o desastre.

    7 – O Postalis está com um rombo (ou será roubo?) de mais de 5 bilhões. Interessante notar que os fundos foram dominados desde 2003 por companheiros do sindicato dos bancários de São Paulo. Os nomes são os mesmos, os golpes são os mesmos, os investimentos que deram prejuízos são os mesmos…

    Por fim, quem paga a conta são os empregados que contribuíram durante toda uma vida de trabalho para ter uma aposentadoria mais tranquila.

    Outra: Um comentarista falou da Previ. Desconhece que lá também aconteceram rombos parecidos. A diferença é que, como tem muito dinheiro, 5 bilhões fazem apenas cócegas.

    1. Paulo Cezar

      24 de março de 2015 2:31 pm

      O Lula é responsavel por tudo

      O Lula é responsavel por tudo então ?

      Onde fica o banco americano que teve bens bloqueados para pagar os prejuizos ?

      O esquema foi descoberto depois do PMDB expurgado e o PT colocado nos correios , ou não ?

      https://jornalggn.com.br/noticia/sec-identifica-fraudes-grosseiras-no-fundo-de-pensao-dos-correios

      1. Luiz Alberto Correios

        30 de abril de 2018 6:39 pm

        O L

        Não. O Lula não é responsável por tudo. Apenas pelo que aconteceu durante o governo dele. Mas, como ele mesmo afirma: não sabia de nada.

        Quanto ao PT e PMDB, eram sócios nas roubalheiras. Já está devodamente comprovado. Uniram-se para roubar o patrimônio do povo brasileiro. Depois, briga entre facções, a organização criminosa mais experiente desbancou a organização criminosa mais arrogante.

        Siples assim!

Recomendados para você

Recomendados