Por Antonio Carlos Soares
Referente à publicação “Postalis, mais uma vítima do pacto com o PMDB”
Embora a questão de fundo aqui seja o aparelhamento político-partidário dos fundos de pensão, em especial do POSTALIS, é importante destacar que o POSTALIS é um caso à parte, que merece muita atenção, pelos danos imensos que foram causados aos participantes e assistidos e pela completa falta de fiscalização que essa verdadeira “festa” indica. A situação ali é muito mais grave do que em qualquer outro dos grandes fundos brasileiros (PETROS, PREVI e FUNCEF, por exemplo).
O Postalis tem um fundo (BD), com pouco mais de R$ 5 bilhoes de patrimonio. Em 2013 e 2014, teve perdas atuariais de 3 bilhoes de reais, ou 60% do patrimonio (apenas em dois anos!). Embora o registro dessas perdas tenha sido feito em 2013 e 2014, muita coisa disso deve se referir a “problemas” ocorridos no periodo do “Russo”, alem de outra parte que se deve à incompetência da direção seguinte de reverter a situação.
Em 2011 e 2012, esse fundo do POSTALIS ja tinha registrado perdas atuariais de R$ 1 bilhao, ou quase 20% do patrimônio.
Associações de empregados dos Correios, no desespero, ja pediram à PREVIC, desde agosto, intervenção no Postalis. E a PREVIC nada fez. De agosto a novembro, o fundo perdeu mais R$ 700 milhoes e, assim, vai caminhando para uma situação de insustentabilidade.
Mais de 90.000 famílias (e não 80.000) estão em risco muito sério de repetir a história do Aerus.
A questão aqui não é, portanto, entre PT, PMDB, PSDB ou qualquer coisa do gênero. Quem tentar reduzir a discussão a isso, colabora com a estratégia dos que se locupletam nesse caso.
A questão se refere à expropriação do patrimônio acumulado por mais de 90.000 trabalhadores com muito suor e sacrifício, por um conluio político que se apropriou do POSTALIS, amparado (ou liderado) por altos expoentes políticos.
Coitados dos Carteiros, que estão com suas complementações de aposentadoria em sério risco!
Estão mesmo sozinhos e desamparados nessa situação. E pagarão a conta!
Athos
24 de janeiro de 2015 6:13 pmNa boa, eles que se virem.
Na boa, eles que se virem. Isso nao e problema meu e NAO admito que usem dinheiro publico neste caso.
Os 90.000 que se virem. Alguem viu um deles nas ruas?
A.maior parte do patrimonio deste fundo, dos 90 mil, e de dinheiro publico locupletado por estes 90mil.
Ta na hora dos 90mil aprenderem a se virar sem o keu dinheiro. Se vira ai…. Va fazer uma greve….se vira!
Lucinei
24 de janeiro de 2015 7:12 pmConcordo.Criaram um fundo
Concordo.
Criaram um fundo próprio, próprio de previdencia. Então, que deem seu jeito. O bonus é proprio, e o ônus terá que ser de todos? Aaahhh….
E tem mais: quem fez lambança tem mais é que pagar! É tudo assunto privado!
Triste é saber que tudo vai virar chacrinha contra o governo eleito porque ele paga a parte do empregador…
ivomarn
25 de janeiro de 2015 6:24 amSe você não fosse tão burro
Se você não fosse tão burro ou cara-de-pau eu lhe explicaria que o fundo foi uma imposição da empresa.
Lucinei
25 de janeiro de 2015 10:24 pmPor favor não me elogie! Não
Por favor não me elogie! Não me elogie você que é “tããão” inteligente e que vai viver a vida inteira sem saber que isso foi demanda do movimento sindical!
Repetindo: não me elogie!
ivomarn
25 de janeiro de 2015 6:22 amNão me lembro de ter pedido
Não me lembro de ter pedido dinheiro a nenhum panaca.
Athos
28 de janeiro de 2015 6:15 pmVai pedir. E o panaca é O
Vai pedir. E o panaca é O Povo brasileiro!
Fernando J.
24 de janeiro de 2015 6:17 pmGovernança corporativa
Pelo que se vê, pela autonomia irresponsável que diretores detinham, faltou (ou nunca teve) governança corporativa por ali, limitações previstas em estatuto, essas coisas. Essa lambança jamais aconteceria na PREVI.
peregrino
24 de janeiro de 2015 6:49 pmme parece que funciona da seguinte forma…
colocam a pessoa certa, especialista em golpes financeiros, dão-se os golpes, dá-se a denúncia e, pasmem, abrem-se investigações para que todos fiquem dependendo dos resultados, incluindo os que são responsáveis pelo acompanhamento e controle dos fundos de pensão
nossas investigações não são punir, são para proteger os santos golpistas
nossa polícia e ministério da injustiça fazem tanta merda que parece que preparam para tudo seguir enrolado
ninguém percebeu ainda? só complicam para proteger chefes políticos
Ivan de Union
24 de janeiro de 2015 7:49 pm“Associações de empregados
“Associações de empregados dos Correios, no desespero, ja pediram à PREVIC, desde agosto, intervenção no Postalis”:
Fala pros empregados dos Correios que nos estamos todos na fila de assistir o “detestavel espirito de linchamento” deles. E que de outra maneira eles tao cagados.
Luiz Alberto Correios
25 de janeiro de 2015 1:37 amQuanta gente desinformada
Quanta gente desinformada (Sr. Athos, Sr. Fernando J. e Lucinei, que é um nome unisex e por isso não coloquei um Sr. ou Sra.
1 – O Postalis é o fundo de pensão dos Correios;
2 – Os Correios não recebem verba do Governo. Pelo contrário, a empresa sempre teve lucro e repassou os dividendos devidos ao seu único acionista: o Governo.
3 – Os Correios sempre foram reconhecidos pela excelência dos serviços prestados. Era um dos cinco melhores correios do mundo. E olhe que competir com o Correio Japonês (uma ilha com a melhor infra-estrutura disponivel não é fácil).
4 – no governo do sr. Lula, os Correios foram loteados politicamente. A ordem era a que hoje se vê: tirar dinheiro para financiar o PT, os partidos aliados e os políticos. Deu na CPI dos Correios, mensalão, alguns bandidos na cadeia.
5 – Os empregados dos Correios pensaram que, depois do escândalo, poderiam trabalhar sossegados, atendendo com qualidade toda a população brasileira (pois está em todos os municípios do Brasil). Puro engano. Como o maior vigarista do país conseguiu escapar (foi devidamente retirado do processo), fez pior: entregou a empresa ao PMDB (de porteira fechada, no jarção político).
6 – Em 2011, o PT assumiu o controle de toda a empresa. Aí está sendo o pior dos mundos. Operadores financeiros tomaram de assalto os Correios e o Postalis. A empresa perdeu qualidade e credibilidade, vendo sua lucratividade ser reduzida a zero (no ano passado, operou em prejuízo – fato inédito). Uma simples verificação nos balanços dos últimos dez anos comprovam o desastre.
7 – O Postalis está com um rombo (ou será roubo?) de mais de 5 bilhões. Interessante notar que os fundos foram dominados desde 2003 por companheiros do sindicato dos bancários de São Paulo. Os nomes são os mesmos, os golpes são os mesmos, os investimentos que deram prejuízos são os mesmos…
Por fim, quem paga a conta são os empregados que contribuíram durante toda uma vida de trabalho para ter uma aposentadoria mais tranquila.
Outra: Um comentarista falou da Previ. Desconhece que lá também aconteceram rombos parecidos. A diferença é que, como tem muito dinheiro, 5 bilhões fazem apenas cócegas.
Paulo Cezar
24 de março de 2015 2:31 pmO Lula é responsavel por tudo
O Lula é responsavel por tudo então ?
Onde fica o banco americano que teve bens bloqueados para pagar os prejuizos ?
O esquema foi descoberto depois do PMDB expurgado e o PT colocado nos correios , ou não ?
https://jornalggn.com.br/noticia/sec-identifica-fraudes-grosseiras-no-fundo-de-pensao-dos-correios
Luiz Alberto Correios
30 de abril de 2018 6:39 pmO L
Não. O Lula não é responsável por tudo. Apenas pelo que aconteceu durante o governo dele. Mas, como ele mesmo afirma: não sabia de nada.
Quanto ao PT e PMDB, eram sócios nas roubalheiras. Já está devodamente comprovado. Uniram-se para roubar o patrimônio do povo brasileiro. Depois, briga entre facções, a organização criminosa mais experiente desbancou a organização criminosa mais arrogante.
Siples assim!