O que é o circuit breaker e como isso afeta a bolsa de valores

Mecanismo interrompe negociações do mercado de ações em dias de oscilações muito bruscas; operações não eram paralisadas desde 2017

Pregão da bolsa brasileira foi paralisado três vezes apenas nesta semana; último registro de circuit breaker havia sido feito em 2017

Jornal GGN – O mercado brasileiro acompanha o aumento da tensão global diante da pandemia de coronavírus, a ponto de a Bolsa de Valores de São Paulo acionar o mecanismo de circuit breaker por duas vezes em poucas horas de operação.

Na prática, o mecanismo de circuit breaker interrompe as negociações do mercado de ações quando os negócios apresentam uma oscilação muito brusca.

O circuit breaker na bolsa brasileira funciona da seguinte forma:

– o pregão é interrompido por 30 minutos caso o índice oficial de negociação atinja o limite de baixa de 10% em relação ao dia interior.

– o pregão é reaberto e, caso a queda do índice chegue a 15%, a interrupção é prolongada por uma hora.

– o pregão volta a reabrir.  Caso o índice registre queda de 20%, as operações são suspensas por tempo a ser definido pela Bolsa, em decisão que deve ser divulgada ao mercado. As operações só voltam a ocorrer na última meia hora de pregão.

Só nesta semana, o mecanismo de circuit breaker foi acionado por três vezes – duas apenas nesta quinta-feira (12/03). A última vez em que os negócios foram paralisados foi no dia 18 de maio de 2017 e por um período de 30 minutos, por conta da divulgação de um áudio entre o então presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, tratando de uma suposta compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB). O evento ficou conhecido como Joesley Day, levando o Ibovespa a fechar em queda de 8,8%.

 

Com informações do Infomoney

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador