O que pensam os presidenciáveis sobre educação integral?

Da redação do Centro de Referências em Educação Integral e Portal Aprendiz.

Uma breve passada pelo horário eleitoral gratuito é suficiente para perceber que a educação é tema recorrente nas propostas dos candidatos. Entre os presidenciáveis, o tema ganha maior relevância. Os principais candidatos à presidência do país têm apresentado como proposta para o setor a implementação da educação integral ou de tempo integral, muitas vezes misturando os dois conceitos.

Para contribuir com o debate político e buscando esclarecer as propostas trazidas pelos candidatos, o Centro de Referências em Educação Integral em parceria com o Portal Aprendiz entrou em contato com os candidatos à presidência da República e os questionou: Se eleito, como o senhor pretende implementar a educação integral no país?.

No sistema educacional brasileiro, estados e municípios são os maiores responsáveis pela educação básica. Ainda assim, o presidente tem um papel importante na efetivação dos programas de educação integral. Ao Governo Federal cabe garantir recursos para que os estados e municípios possam executar a proposta; articular junto ao Congresso Nacional a criação de um marco legal que ampare os programas de educação integral; monitorar as ações em diferentes níveis buscando garantir equidade e qualidade; e investir na gestão intersetorial em diálogo com os diferentes ministérios.

Confira aqui as respostas dos candidatos, em ordem alfabética. O Centro de Referências publica os textos na íntegra e sem edição. Entre os presidenciáveis consultados, não responderam aos questionamentos os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Levy Fidelix (PRTB).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador