Os termos de Declaração de Paulo Roberto Costa foram editados?

Quando se corrigem vinte ou trinta trabalhos individuais de alunos sobre o mesmo assunto aprende-se em 37 anos de experiência a verificar se um aluno copiou o trabalho do outro, com o tempo vai ficando automático e percebe-se que uma frase ou mesmo um parágrafo foi copiado um do outro, e sabe-se também que por mais memória que tem um aluno ele não consegue escrever quatro vezes a mesma frase exatamente com a mesma redação e a mesma pontuação.

Com esta experiência estava lendo as declarações de Paulo Roberto Costa feitas no dia 01 de setembro de 2014 para a polícia federal. Causou-me espécie que um texto se repetiu religiosamente igual em quatro declarações não sucessivas, o Termo de Colaboração nº8, o nº9, o nº10 e o nº12. Ou seja as frases:

; QUE, perguntado do porque teria uma certa autonomia na gestão dos recursos destinados a beneficiais políticos (um por cento) ao passo que as demais diretorias não o tinham, afirma que isso se dava em vista de sua indicação e permanência no cargo estar relacionada ao Partido dos Trabalhadores, ao Partido Progressista e ao PMDB; QUE, acrescenta ainda que possivelmente a Diretoria Internacional, ocupada por NESTOR CERVERO (indicado por DELCILIO AMARAL) e posteriormente por JORGE ZELADA (indicado por deputados do PMDB de Minas Gerais) também deveria possuir alguma autonomia em relação a alocação da verba destinada aos políticos, face a ligação a mais de um partido.

Para ficar mais claro coloco cópia de tela dos quatro depoimentos que segundo o documento ao fim de cada um eram guardados em envelope fechado e lacrado.

Agora qual é a importância disto?

É simples, conforme o que está escrito em todos os termos de declaração eles são preenchidos em duas vias assinadas em papel (não é uma degravação é um resumo) e serão no fim do ato entregues lacrados ao representante do ministério público que ficaria responsável pela guarda e pelo sigilo das informações, logo se assim fosse feito quando o depoente fizesse outro termo de declaração, nem ele nem qualquer outro saberiam EXATAMENTE AS FRAZES QUE FORAM PROFERIDAS, não haveria forma do depoente questionado em momentos diferentes dar EXATAMENTE A MESMA DECLARAÇÃO.

Conclui-se logo, que estas frases foram copiadas pelo meio digital de uma das declarações para as outras, ou seja, pode se supor que os TERMOS DE DECLARAÇÃO FORAM EDITADOS, logo completamente fora da declaração que é feita neles mesmo e na legislação.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador