
A Ucrânia enfrenta um buraco de US$ 29 milhões de dólares no seu orçamento para 2024 sem a ajuda dos seus aliados ocidentais, disse o ministro das Finanças ucraniano, Sergei Marchenko, ao jornal Politico.
“A preservação da estabilidade macroeconômica é muito importante porque além do conflito teremos uma crise econômica”, disse. Para ele, a crise na Ucrânia “terá efeitos indiretos na União Europeia”.
Marchenko apelou para que os cerca de US$ 300 milhões em ativos russos congelados pelos países do G7 fossem transferidos para a Ucrânia. Compõe o grupo do sete Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada
A Rússia denuncia a ilegalidade do bloqueio dos seus ativos no estrangeiro.
O Kremlin alertou que consideram uma apreensão em favor da Ucrânia como “um roubo realmente direto”. Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que “roubar a propriedade de outras pessoas nunca beneficiou ninguém”.
Questão da corrupção
Embora Marchenko tenha dito que o seu país está aberto a novas reformas para fortalecer as agências anticorrupção, alertou que é urgentemente necessária ajuda. A corrupção tem sido uma justificativa usada pelos países ocidentais para secar as fontes de recursos, além do conflito no Oriente Médio.
“Estamos dispostos a discutir, mas não estamos dispostos a permitir que isso provoque um atraso no fornecimento de ajuda à Ucrânia. Precisamos de dinheiro a partir do início do próximo ano”, disse ele.
Efeito ‘spillover’
O ministro salientou inúmeras vezes na entrevista que as consequências de uma crise econômica seriam traumáticas não só para a Ucrânia, mas para toda a Europa, com efeitos imigração, devido ao efeito ‘spillover’ – evento econômico em um contexto que ocorre por causa de outro evento em um contexto aparentemente não relacionado.
Com informações da Agência RT
LEIA MAIS:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Bilhões
O que Zelensky realmente quer com isso é ampliar a guerra. Se ativos russos forem entregues nas mãos dele a Rússia será obrigada a tratar quem fizer isso como inimigo. Eu realmente não acredito que os europeus e norte-americanos sejam estúpidos o bastante para correr esse risco.