Pazuello se aproxima de estados, mas apagão de dados gera crise

Jornal GGN – O general Eduardo Pazuello mostrou alguns sinais duplos em seu primeiro mês como ministro interino da Saúde: embora tenha a simpatia de secretários estaduais para continuar na pasta, ele é um dos responsáveis pela crise de confiabilidade na gestão do coronavírus.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a falta de dados oficiais de sites do Ministério da Saúde gerou grande repercussão no Brasil e no exterior, levando o país a sumir do ranking elaborado por instituições como a Johns Hopkins.

Ao assumir o cargo no lugar de Nelson Teich, Pazuello ampliou a presença de militares em cargos e secretarias especializadas, além de atender as demandas do presidente ao contrário daquilo que é recomendado pelos pesquisadores  científicos, algo que os antecessores se recusaram a atender.

A maior crise da gestão Pazuello está na mudança do modelo de divulgação de dados da Covid-19: as coletivas de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia passaram a ocorrer com menos frequência, e com dados desatualizados. E integrantes da pasta chegaram a retirar o total de casos e mortes pela doença da plataforma oficial, priorizando apenas os dados de pacientes recuperados.

Um dos pontos positivos da gestão Pazuello é a tentativa de aproximação com secretários estaduais e municipais de Saúde, que se sentiam alijados das decisões da pasta e agora passaram a ter reuniões diárias com a equipe do ministério.

Entretanto, os militares já mostram sinais de preocupação com o impacto à imagem de ala moderada que estão tentando construir desde o início do governo de Jair Bolsonaro – embora tentem mostrar que foram eles que convenceram Bolsonaro a recuar pontualmente a forma como minimiza os efeitos da pandemia, a entrega da pasta a um militar colocou os planos por terra.

 

Leia Também
Coronavírus: Brasil pode ter 21 mil mortes a mais
Coronavírus: Governo Doria omite 11.000 casos da capital, destaca Revista
Pandemia está ‘acelerando’ em fase ‘perigosa’, alerta OMS
Redação

Redação

View Comments

  • O nosso canal das Médicas e Médicos pela Democracia transmitiu ao vivo os atos pelo Brasil neste domingo 21/6/20. Aqui em Alagoas nossa manifestação repercutiu na Globonews e no Fantástico. Gostaria que repercutisse e temos vídeos, inclusive com imagens aéreas muito bonitas. Visite nosso canal no YouTube.

  • Os militares bolsonaristas são os principais responsáveis pelas dezenas de milhares de mortos pelo CoronaVírus. As Forças Armadas sabiam que Bolsonaro é um criminoso e, mesmo assim, apoiaram sua eleição. São cúmplices de toda a tragédia sanitária, econômica e política que vivemos.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

6 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

7 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

8 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

8 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

8 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

9 horas ago