Pesquisador de Harvard deixa Moro sem palavras na Brazil Conference

“Colocar Bolsonaro e Lula na mesma equivalência me parece uma grande distorção histórica”, disse Hussein Kalout ao ex-ministro e ex-juiz

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro voltou a fazer a referência dos extremos para comparar o presidente Jair Bolsonaro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao participar de um painel na Brazil Conference, realizada neste sábado nos Estados Unidos.

“É responsabilidade nossa, dos brasileiros, da classe política, das lideranças da sociedade civil, das lideranças empresariais, buscar um novo caminho. Isso é algo que tem me preocupado esse ano, essa polarização”, disse Moro.

“A maioria das pessoas que eu falo não está satisfeita com a perspectiva de ter que escolher entre dois extremos políticos, e não raramente o motivo da escolha de um dos extremos políticos é o repúdio ao outro”, ressaltou o ex-juiz.

Contudo, o que Moro não contava era com a intervenção do moderador do painel, o professor e pesquisador de Harvard Hussein Kalout, que refutou a colocação do presidenciável.

“Como cientista político, eu gostaria de dizer que, quando a gente fala de extremismo e colocar duas forças políticas como extremadas, talvez isso não reflita a realidade do terreno”, disse Kalout.

Segundo o pesquisador, “o presidente Bolsonaro mostrou-se ser um político extremista, mostrou-se ser um político radicalizado e procura fazer isso constantemente, no exercício da função pública, na condição de presidente da República”.

Kalout lembrou ainda que Moro reconheceu que Bolsonaro “aviltou as instituições, impediu a implementação de uma política anticorrupção nas instituições públicas brasileiras”.

Colocar Lula e Bolsonaro como extremos “é distorção histórica”

Sobre o ex-presidente Lula e o PT, Kalout disse, na condição de cientista político, que não é apropriado fazer uma avaliação colocando um governo, ou uma instituição partidária que venceu quatro eleições e ocupou o poder por 13 anos como “polo extremado” no exercício da política e que esse rótulo de extremismo “é um pouco perigoso”.

“Eu acho que, sim, pode haver críticas às políticas públicas. É importante, mas rotular de extremismo é um pouco perigoso, e é importante que isso seja dito”, disse Kalout, lembrando que o PT reconheceu o resultado jurídico do impeachment e fez uma transição pacífica de poder.

De acordo com Kalout, isso também pode ser dito sobre o ex-presidente Lula – que, quando teve sua prisão determinada por Moro, não desafiou e cumpriu e a decisão judicial.

“Eu acho que colocar Bolsonaro e Lula na mesma equivalência me parece uma grande distorção histórica – ainda que pode-se criticar o ex-presidente da República e todos os outros ex-presidentes, quem quer que esteja no poder”, disse o pesquisador.

“Não há uma simetria possível equivalente entre os dois lados no exercício do cargo público, no exercício da função pública e no respeito às instituições de Estado”, finalizou Hussein Kalout.

Leia Também

Será que Sérgio Moro sempre quis ser político?

Padilha sobre o flat de Moro em São Paulo: “Isso não é domicílio, é passagem para outros lugares”

Questionado por fraude em domicílio eleitoral, Moro diz à Justiça que mora em hotel em São Paulo

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador