Pesquisas colocam Biden com 9,3 pontos de vantagem sobre Trump

Eleição norte-americana ocorre dentro de 27 dias; nunca um candidato com tamanha desvantagem conseguiu virar e vencer disputa

Jornal GGN – O candidato à reeleição Donald Trump precisará de uma reviravolta muito grande para seguir presidente dos Estados Unidos, segundo as últimas pesquisas eleitorais divulgadas no país.

A menos de um mês das eleições (programadas para 03 de novembro), a compilação elaborada pelo site especializado FiveThirtyEight coloca o democrata Joe Biden 9,3 pontos percentuais à frente de Trump (51,6% contra 42,3%). Nunca um candidato reverteu desvantagem tão grande em tão pouco tempo – considerando o início das metodologias científicas aplicadas a pesquisas eleitorais, nos anos 30.

Ainda que Trump consiga repetir o desempenho de 2016 e reduza sua diferença como fez com Hillary Clinton, provavelmente isso não será suficiente para garantir sua reeleição.

Isso acontece devido ao Colégio Eleitoral – cada estado tem um número de votos no Colégio Eleitoral proporcional à sua população. O candidato que vence a eleição em um estado leva todos os votos dele, exceto nos estados do Nebraska e Maine, que dividem os votos de maneira um pouco mais proporcional.  O vencedor da disputa é aquele que conquistar mais da metade dos votos no Colégio Eleitoral (pelo menos 270 votos dos 538 possíveis).

A virada dentro do Colégio Eleitoral é possível, mas para isso será necessário que o republicano reduza a vantagem de Biden de forma mais intensa do que há quatro anos: para ter chances, Trump deveria reduzir a vantagem contra o democrata para algo abaixo de três pontos percentuais. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

 

Leia Também
Na Grécia, partido neofascista é considerado culpado de operar uma gangue criminosa
“Eleja Joe Biden, América”, diz New York Times em editorial
Fundos ingleses exigem que empresas do FTSE contratem diretor não branco até 2022
Em vídeo, Michelle Obama classifica Donald Trump como “racista”

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador