Jornal GGN – O GGN vem recebendo, desde domingo (30), uma série de manifestações públicas em solidariedade à censura imposta por um juiz do Rio de Janeiro, que determinou a retirada de 11 reportagens e artigos exclusivos, assinados por Luis Nassif e a repórter Patrícia Faermann, que citam negócios do banco BTG Pactual. O jornal vai recorrer da decisão.
A decisão sustenta que na democracia a imprensa é livre, mas não pode “causar danos à imagem de quem quer que seja”. O GGN, segundo o juiz da 32ª Vara Cível, “transbordou os limites da liberdade de expressão”. Sem entrar no mérito das denúncias levantadas pela redação, a decisão diz que todo o conteúdo deve ser censurado porque pode causar prejuízo financeiro aos acionistas do banco.
Ex-juiz, o governador Flávio Dino escreveu no Twitter: “Minha solidariedade ao @JornalGGN, editado por @luisnassif, alvo de censura genérica, desproporcional e, portanto, inconstitucional. Creio que esse grave erro judicial será cassado em instâncias superiores.”
A ex-presidente Dilma Rousseff também afirmou que a decisão é inconstitucional e desrespeita o direito à informação [veja aqui].
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, também se pronunciou: “Toda solidariedade ao @luisnassif
e equipe. Será que o juiz que censurou as matérias sobre o poderoso banco BTG, chamando o GGN de “jornal pequeno”, seria tão valente para tratar as mentiras da Globo sem Lula e o PT? O Brasil precisa de mais justiça e menos censura.”
“O cerceamento do jornalismo independente é inaceitável”, tuitou a deputada federal Jandira Feghali.
O deputado federal Ivan Valente, do PSOL, afirmou: “É inaceitável qualquer tipo de Censura. Banqueiro acobertado pela Justiça, GGN não poder falar do BTG Pactual. Toda solidariedade a Luis Nassif e à equipe do Jornal GGN.”
Guilherme Boulos, do PSOL, endossou: “O que dizer quando um juiz censura o jornalista que publicou denúncias sobre o banco fundado pelo atual Ministro da Economia? Minha solidariedade ao @luisnassif e à equipe do @JornalGGN.”
O deputado federal Lindbergh Farias postou: “Minha solidariedade a @luisnassif e à equipe do @JornalGGN, censurados por um juiz a pedido do banco BTG Pactual pela publicação de reportagens sobre a compra de carteiras de crédito do Banco do Brasil. Uma agressão à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão se informar.”
Os jornalistas José Trajano, Xico Sá, Bob Fernandes também manifestaram apoio contra a censura ao jornalismo do GGN. A jornalista Bárbara Gancia tentou chamar a grande mídia à responsabilidade de defender a liberdade de imprensa.
“É muito sério o ataque contra Luis Nassif, jornalista q sempre incomodou o poder e está sofrendo nítida tentativa de destruição p/ parte do poder público. Parece q ninguém se incomoda c isso. A começar pelos colegas da imprensa, que deveriam estar botando a boca no trombone!”, escreveu ela.
O jornalista Marcelo Lins, da GloboNews, comentou: “A compra da carteira de crédito do BB pelo BTG Pactual não é digna de um debate sério e adulto sobre esse tipo de transação, envolvendo um banco que tem a maior parte das ações em poder do governo, ou seja, do Estado, do país ? Me parece que sim. Isso é notícia ? Precisa ser.”
Além de intelectuais e juristas, o GGN recebeu apoio da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e de sites da mídia alternativa, como Blog do Marcelo Auler, Jornalistas Livres, Diário do Centro do Mundo, Brasil 247, Revista Fórum, Viomundo, entre outros.
Confira, abaixo, algumas manifestações.
1 Solidariedade ao @JornalGGN, de @luisnassif, que está sendo vítima de censura. Nenhum poder, nem o poder judiciário, tem autoridade para censurar a informação e a opinião e interditar um dos direitos humanos mais fundamentais, que é a liberdade de expressão e de imprensa (…)
— Dilma Rousseff (@dilmabr) August 30, 2020
O juiz da 32ª Vara Cível do RJ, Leonardo G. F. Chaves, determinou q o Jornal GGN, editado por Luis Nassif, retire as reportagens sobre a venda, pelo BB, de carteira de crédito de R$ 3 bi por R$300 mi ao BTG Pactual ligado ao ministro Guedes.
Isso é CENSURA
O “CALA BOCA JÁ MORREU” pic.twitter.com/Yq7t4gkk2i— Vanessa Grazziotin (@vanessa_grazz) August 30, 2020
Meu caro @luisnassif, minha integral solidariedade. Censura e Ditadura nunca mais deveriam existir. #DitaduraNuncaMais #CensuraNuncaMais
— José Guimarães (@guimaraes13PT) August 30, 2020
Solidariedade com o GGN! Apoio o Luis Nassif!
Juiz ordena que GGN tire do ar todas as matérias sobre o BTG https://t.co/18m8xt7fAe via @jornalggn— Laerte Coutinho (@LaerteCoutinho1) August 30, 2020
Toda a nossa solidariedade ao grande jornalista @luisnassif, vítima de odiosa perseguição e censura de poderosos incomodados com suas opiniões. Jornalismo crítico e engajado não é crime, atentar contra ele, sim.
— Orlando Silva (@orlandosilva) August 30, 2020
Um juiz determinar que o jornal GGN ,não publique nada ,sobre esta operação de compra de títulos do BB ,extremamente suspeita, é inacreditável. A justiça a serviço do crime?
— Roberto Requião (@requiaopmdb) August 30, 2020
Hoje é um bom dia para ver quem de fato defende a democracia. A turminha do “neoliberalismo progressista” paulistano, que adora defender a Folha, num silêncio constrangedor em relação ao ataque sofrido pelo @luisnassif.
— Rafael Valim (@RafaelValim7) August 30, 2020
Total solidariedade ao Luís Nassif , vítima de censura de um juiz da 32a Vara Cível do RJ , por ter publicado matéria a sobre a compra pelo BGT Pactual de carteiras de crédito do Banco do Brasil, transação envolvendo quase 3 bilhões de reais, assunto ignorado pela grande mídia. pic.twitter.com/0ycqZdCSfn
— Ultrajano (@ultrajano) August 30, 2020
@luisnassif me acordou para o cerco ao Lula logo que o petista assumiu o poder, através do seu blog. A série que fez sobre a Veja é histórica. Foi um dos que me inspiraram a criar um agregador de blogs independentes já em 2003 ou 2004.
— Viomundo (@VIOMUNDO) August 30, 2020
Nassif, estamos todos com você! Quanto mais eles se diminuem, mais cresce a admiração que lhe devotamos. Grande jornalista. @luisnassif
— Hildegard Angel (@hilde_angel) August 30, 2020
Toda solidariedade ao GGN e a @luisnassif. Questionar material jornalístico é coisa do dia-a-dia, é direito de qualquer um. Ordenar que um veículo retire do ar matérias que não agradam uma empresa é afronta absoluta à democracia e à Constituição. https://t.co/JXEkHz7SN5
— Andre Borges (@AndreBorges_JOR) August 30, 2020
É muito sério o ataque contra Luis Nassif, jornalista q sempre incomodou o poder e está sofrendo nítida tentativa de destruição p/ parte do poder público. Parece q ninguém se incomoda c isso. A começar pelos colegas da imprensa, que deveriam estar botando a boca no trombone! https://t.co/4BKSsfgy00
— Barbara Gancia (@barbaragancia) August 30, 2020
Expresso minha solidariedade a @luisnassif e ao @JornalGGN, vítimas de censura a pedido do BTG Pactual.
Siga firme, Nassif. TMJ!— Daniel Cara (@DanielCara) August 30, 2020
Minha solidariedade ao @JornalGGN, editado por @luisnassif, alvo de censura genérica, desproporcional e, portanto, inconstitucional. Creio que esse grave erro judicial será cassado em instâncias superiores.
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) August 30, 2020
Toda solidariedade ao @luisnassif e equipe. Será q o juiz q censurou as matérias s/ o poderoso banco BTG, chamando o GGN de “jornal pequeno”, seria tão valente p/ tratar as mentiras da Globo s/ Lula e o PT? O Brasil precisa de mais justiça e menos censura. https://t.co/KMsFipKHz1
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 30, 2020
Minha total solidariedade para com vc e o GGN, Nassif!
— Miguel Nicolelis (@MiguelNicolelis) August 30, 2020
Total apoio e solidariedade ao @luisnassif , vítima de inaceitável censura. Estamos juntos !
— Márcio Jerry ???? (@marciojerry) August 30, 2020
Se não fizermos nada a respeito – nós, usuários de rede, produtores de conteúdo, youtubers liberais, colunistas e jornalistas independentes – este processo de perseguição irá se alastrar e se voltar contra todos nós.https://t.co/7vtpkS1zLa
— Gustavo Conde ????? (@condegustavo) August 29, 2020