Prisão de Jorge Zelada, indicado pelo PMDB, pode respingar em Cunha e Renan

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Zelada foi denunciado por superfaturar um dos contratos com a Samsung Heavy Industries. Eduardo Cunha e o PMDB também foram apontados em esquema de contrato de navios plataforma da empresa com a Petrobras
 
Jornal GGN – A Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quinta-feira (02). Denominada “Conexão Mônaco”, a equipe prendeu preventivamente o ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada, indicado pelo PMDB ao cargo.
 
A operação possivelmente respingará nos presidente da Câmara e do Senado – ambos apontados nas denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como “cabeças” do envolvimento do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras. E ocorre um dia após a “vitória” de Eduardo Cunha na Câmara, com a aprovação da redução da maioridade penal por crimes hediondos.
 
Leia mais: O suposto esquema de Cunha para não ser visto no caixa 2 de sua campanha
 
A imprensa divulgou a 15ª etapa da Lava Jato sem estabelecer as ligações de Zelada com o então diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró, entre 2003 e 2008, também indicado pelo PMDB e ambos com amplo acesso pelos mais influentes do partido.
 
Uma das motivações para a prisão de Zelada foi sua ligação com o consultor Raul Schmidt Felippe Júnior, que trabalhou para o estaleiro coreano Samsung, em um contrato em que surgiram indícios de pagamento de propina.
 
Autoridades de Mônaco investigaram Zelada e descobriram sua relação com Raul Schmidt, em negócios particulares. Schmidt também teria atuado em uma complexa operação financeira que resultou em um depósito de US$ 2 milhões para outro ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, em Mônaco, com a origem do dinheiro partindo da Samsung, beneficiada por um contrato que teria gerado propina de R$ 118 milhões. 
 
Sobre um episódio da relação da Samsung Heavy Industries com o esquema de corrupção da Petrobras, em delação premiada de outubro de 2014, o doleiro Alberto Youssef disse aos investigadores que Paulo Roberto Costa também intermediou o aluguel de um navio plataforma junto à área internacional, em contrato formalizado entre a Samsung e a Petrobras, com participação da Mitsue – empresa do lobista Julio Camargo – e que “para viabilizar a assinatura do contrato com a Samsung foi demandado que Julio Camargo repassasse para o PMDB um percentual de vantagem indevida a integrantes do partido PMDB, notadamente o deputado federal Eduardo Cunha”. 
 
 
Zelada foi preso sob suspeita de crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele assumiu o cargo após a saída de Cerveró, de 2008 a 2012. Ainda hoje, Jorge Zelada será levado para a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde se concentram as investigações da Justiça Federal do Paraná, sob o comando de Sergio Moro. 
 
Leia a petição protocolada pelo PGR ao STF, em que aponta os episódios da Samsung com Eduardo Cunha e membros do PMDB.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O FUTURO acordo de delacao

    O FUTURO acordo de delacao premiada alardeado nos jornais na semana passada era um aviso previo pra ESSE cara…

  2. O que o @MPF_PGR está

    O que o @MPF_PGR está esperando para pedir ao @STF_oficial a prisão do terrorista que transformou a @CamaraDeputados num puteiro evangélico?

    1. Infelizmente, a Constituição

      Infelizmente, a Constituição só permite a prisão em flagrante de congressistas, ficando de fora a preventiva.

  3. deixa-me ver se eu entendi

    o zelada foi colocado pelo pmdb, recebeu dinheiro da samsung, via contratos da petrobrás. a samsung foi achacada pelos manuscritos de cunha psicografados pela deputada. pois havia parado com a propina, após obter o contrato. e o cunha não tem nada com isso??

  4. Já passou da hora de ser

    Já passou da hora de ser pedido, no mínimo, o afastamento de Eduardo Cunha da presidencia da Camara dos Deputados.

  5. Mais um inocente preso

    Esse juiz é, mesmo, malvado. He, he, he.

    Ah, esqueci:

    Ele está mancomunado com interesses internacionais que desejam se apropriar do petróleo brasileiro.

    Nelson Rodrigues tinha razão: “o nacionalismo é o último refúgio dos canalhas”.

    Será que o comentário passa no controle social da mídia aparentemente  em teste aqui no blog?

    1. Se o Juiz prende o Duque,

      Se o Juiz prende o Duque, indicado pelo Dirceu, é um terorista.

      Se prende o Zelada, indicado pelo Renan, agora o bicho vai pegar.

      Mediocridade do apaixonado políico causa medo.

      1. Humm…
        Mostra aí o seu

        Humm…

        Mostra aí o seu currículo para provar que você não é medíocre. Porque o seu comentário não serve para atestar que você pode acusar alguém de medíocre.

         

    2. O missivista deve lembrar

      O missivista deve lembrar também que Nelson Rodrigues, um reacionário de carteirinha que aceitva passiva e pacificamente a ditadura militar, só tomou conhecimento dos horrores do regime quando o filho dele foi preso e torturado. Pinçar uma frase solta do dramaturgo e cronista e assim tentar colocá-lo como anti-nacionalista é o que a maltta sabe fazer. Fizeram e fazem isso também com Millôr Fernandes, usando uma frase dele (que não vou repetir aqui) como clichê e lema dos que reverenciam a imprensa brasileira. Mas Millôr, que escreveu um livro de crítica a imprensa, a classificou assim: “A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime”.

      Eu devolvo a provocação da seguinte forma: “o entreguismo e o desdém pelo que é nacional são o ponto culminante da ignorância, da covardia, da subserviência, do analfabetismo político e da má-fé”

      1. A imprensa brasileira é um lixo, obviamente

        E a Globo está num processo irreversível de perda de relevância. Tanto é que já perderam quatro eleições seguidas.

        A Globo não sobrevive em ambiente de concorrência. As novas gerações não assistem televisão. E na internet, a Globo dança.

        O site da BBC Brasil, por exemplo, ganha audiência a cada dia. O mesmo vale para o El País Brasil.

        A platinada será cada vez mais um retrato na parede. Quem ficou milionário com o monopólio já ficou. Quem não ficou, não fica mais.

        Jornalismo em crise, novelas em crise e futebol em crise. Dificilmente o Brasil se classifica para a Copa da Rússia. Quem está acompanhando a Copa América já percebeu. E aí não vai ter Copa …  para a Globo.

        Nem por isso dá para achar graça nesta bandalheira que fizeram na Petrobrás.

         

    3. Passa.E passa também no

      Passa.

      E passa também no controle social da mídia uma outra afirmação de Nelson Rodrigues: brasileiro não pode viajar. O brasileiro, a caminho do Galeão, já na Avenida Brasil, adquire automaticamente um descarado sotaque espiritual.Se não entendeu, ele esta falando do complexo de vira latas.

      Aquele complexo que o tal juiz malvado está aplicando para fazer voltar ao poder os honestos e puros que tiravam os sapatos para pisar no sagrado solo norte americano.

      1. Zero de complexo de viralatas

        Mas imaginar que esse juíz é um louco varrido, que está mandando prender quem ele não vai com a cara, isto sim é loucura.

        Aliás, a segunda instância está aí para ser acionada.

    4. Na manifestação do milhão vc

      Na manifestação do milhão vc foi com a camisa da seleção ou com a amarelinha do caiado mais a  bandeirinha dos EUA gritando “morram petralhas”?   hehehehe

    5. “Ele está mancomunado com

      “Ele está mancomunado com interesses internacionais que desejam se apropriar do petróleo brasileiro”:

      Mentira.  Os interesses internacionais que desejam se apropriar do petroleo brasileiro nao sao internacionais:  sao norte americanos.

      “Nelson Rodrigues tinha razão: “o nacionalismo é o último refúgio dos canalhas”:

      Mentira de novo.  Nelson Rodrigues NUNCA disse isso.

  6. As diferenças “inalcançáveis”

    a) não consigo “alcançar”, se esses caras são todos ex-diretores e, pelo que leio, foram demitidos em 2012, quando a Dilma, através da Graça, fez uma limpeza na Petrobrás, então, para que, agora, ficam prendendo a torto e a direito, sob a “alegação” de que eles poderiam “voltar a delinquir”? Estão fora da “área” há mais de 3 anos…

    b) os processos/investigações (????) nas “mãos” (des)moro(nadas) andam fossem carros da F1 e, no entanto, nada de novo no “reino” do Teori(a)? Parece que no STF o tempo não anda eou passa…

  7. Precaução

    Por precaução, os dois citados atacam o PT todo dia e usam os seus cargos para constranger o governo. Isso, nos tempos atuais, é um providencial habeas-corpus preventivo. 

  8. E o STF? Os ministros da

    E o STF? Os ministros da côrte vão se fingir de mortos, dar de ombros ou fingir que não é com eles? Para condenar José Dirceu, Rosa Weber sequer se deu ao trabalho de redigir o voto (pois tinha à disposição dela o juiz auxiliar Sérgio Moro – por coincidência o mesmo que transformou a prisão preventiva em tortura psicológica e coação, para obter, a fórceps uma “confissão” ou “delação” e que hoje conduz e julga as denúncias e processos oriundos da operação lava jato);  como não foi encontrada uma mísera prova contra JD, lançaram mão duma teoria (quer segundo o criador dela, o alemão Claus Roxin, jamais poderia ser aplicado a casos como o da AP-470), a do domínio do fato e, para “justificar” o voto lido por Rosa Weber, foi elaborada a pérola: “não tenhos provas contra José Dirceu, mas a literatura juridica me permite condená-lo” .

    A mesma ministra do STF se acovardou e não concedeu liminar aos 63 deputados que entraram com ação no STF, para anular a votação em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, usou de golpe regimental e recolocou em votação, no dia seguinte, uma PEC que fora rejeitada em plenário. Essa PEC é a que institucionaliza a corrupção, a compra de partidos e candidatos a cargos políticos, por meio de “doações” realizadas por empresas (pessoas jurídicas). No golpe regimental, Eduardo Cunha desrespeitou flagrantemente o ART. 60 da Constituição Federal. E o que fez Rosa Weber? Covardemente, ela entubou a manobra de Eduardo Cunha e não concedeu a liminar. Vale lembrar que outro ministro do STF, Gilmar (tucano) Mendes há mais de um ano colocou o traseiro em cima de uma ADIN, proposta pela OAB, proibindo o financiamento de partidos e candidatos por empresas.

    Depois dessas, não se deve ter muita experança de que o STF entre em ação e cumpra devidamente com o papel que lhe cabe. Lamentável, mas esta é a dura realidade.

  9. Depois de prenderem todos exceto os da oposição, vão legalizar o

    “LOBBY” no Brasil.

    Assim, os da oposição vão continuar a receber, sem incômodo, os seus bilionários capilés, mas aí então legalmente!

    (vai que um dia a justiça seja apenas justa!,,,)

    E esta então “legalidade” com a (pretensamente) possível posse das chaves do cofre e caneta das leis e decisões em 2018.

    (ou talvez antes?)

    E ao contrário do mote de JK teremos mais um período neoliberall fernandista de atrasar o país 40 anos em 4.

    Bra-zil-il-il-il-il-il !!!!

    1. Lobby é diferente de comprar deputados

      Comprar deputados é crime.

      O lobista é o profissional remunerado para defender  interesses. Para convencer congressistas a votar contra ou a favor de determinados projetos de leis.

      Defender interesses faz parte da democracia. E, evidentemente, congressistas devem votar de maneira coerente com as posições apresentadas às suas bases eleitorais.

  10. As prisões para prevenir “novos” crimes e destruição de provas

    De acordo com entrevista do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima à insuspeita shit, oops, sheet of SP, ele encerra referindo-se às prisões, especificamente a de Marcelo Odebrecht, com a seguinte frase:

    “Neste momento não falamos de provas, mas indícios”

    Ora, se as prisões preventivas (por meses) estão supostamente sendo feitas:

    a) Para impedir a “reincidência em crimes”, é porque eles já estariam “provados”. Pelo que sei, a lei especifica que isto acontece depois do devido processo legal (se hoje preciosos formos, quando transitado em julgado). Prender por INDÍCIOS?! Antes do processo legal (julgamento)?

    b) Para evitar “destruição de provas”. Então a lavajato, que tem mais de anos, está ainda prendendo gente que não teve este “tempo”? De meses e anos, devido exatamente à ampla publicidade da operação? Ou que destruirá registros de movimentações em instituições estrangeiras e similares? 

    Se alguém está incidindo em “continuidade de crimes”, das duas uma: ou ele já foi comprovadamente julgado e condenado ou o juiz está predefinindo o (pré)julgamento de culpa (pré condenando) antes do julgamento, ainda na fase de investigação. Se prejulga, ou já deve ter provas irefutáveis ou deverá estar impedido.

    O tal procurador declara na mesma entrevista que o ministério da Justiça (ele existe?) “não deve “questionar” a operação, mas prover os meios materiais de se “fazer justiça”.

    Alguém deve explicar para este “paladino” (e seus colegas) que “fazer justiça” NÃO é sinônimo de “condenar”, já que inclui (importantíssimamente) seu antônimo que é inocentar ou absolver. E só condenar com provas, após o devido contraditório em julgamento formal.

    Exatamente por aparentarem não saber disso é que passam a fazer apenas o papel de justiceiros.

    Medíocres e parciais, num processo que poderia ser importante sim para o fortalecimento institucional e o verdadeiro combate à corrupção. Cujo prejuízo causado aqui é imensamente maior do que o dos crimes cometidos há séculos, já que NÃO precisava ser assim.

    É só um circo onde o pretenso show é o de “domadores de feras”. Mas só as que eles não gostam.

    As demais (e mais perigosas) continuarão intocadas, à solta e pior, fora do circo!

     

    PS: A shit, oops, sheet of SP é tão ridícula que impede o copiar/colar de textos em seu site. Em sua meRdiocridade de moradores da Casa Grande, ainda supõem que os da Senzala não sabem ler e escrever. Aí vai o link, se não for só para “leitores credenciados”:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1650490-nao-existe-jesus-cristo-nem-judas-no-petrolao-diz-procurador-da-lava-jato.shtml

     

     

     

  11. a maior desgraça é que o

    a maior desgraça é que o acusado de vários crimes do cunha é apenas um expoente de uma legião de pilantras que ocupam vagas de parlamentares. mais desgraça ainda são os analfabetos políticos que votam nessas desgraças que vêm nos impondo uma agenda obscurantista. a cada dia que passa temos mais um direito estuprado por estas figuras do mau. até quando aguentaremos? e até onde vamos chegar?

    numa palavra/conceito, são sociopatas: mentem, roubam e não apresentam qualquer compaixão. e ainda têm foro privilegiado. para eles, quanto mais criminoso e inimputável, melhor e mais bajulado serão.

    quanta inversão ou somos todos uns imbecis mesmo.

  12. Zelada era afilhado de Eduardo Cunha
    É o que diz o Globo de 3 de julho último. A reportagem tem o seguinte título: Jorge Zelada era afilhado de Eduardo Cunha na Petrobras.
    Não adianta essas bravatas colloridas e pcfarianas de Eduardo Cunha para fazer cortina de fumaça jogando o governo e a nossa economia na lama de maneira irresponsável.
    Com Fernando Soares fazendo delação e Zelada se abrindo o presidente da Câmara estará, ao que tudo indica, em maus lençóis em muito pouco tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador