PT denuncia Damares à PGR por prevaricação em caso de crianças abusadas e pede impugnação do diploma

Os deputados federais Reginaldo Lopes (MG), Alencar Santana (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF) ingressaram na terça-feira (11) com uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Damares é acusada pela bancada petista pelo crime de prevaricação, após afirmar em culto evangélico que teria tomado conhecido de caso de estupro de crianças enquanto ministra. A Polícia Federal e outros órgãos responsáveis disseram ao jornal O Globo que não receberam nenhum pedido de investigação por parte da Pasta de Damares.

A representação alcança também a atual ministra da Mulher, Cristiane Britto. Os deputados solicitam que ambas sejam investigadas pelo crime de omissão e prevaricação. Além disso, a bancada pede ainda ainda que a PGR remeta o caso à Justiça Eleitoral porque a fala de Damares, segundo eles, visa interferir no processo eleitoral, o que poderia ensejar a impugnação de sua diplomação como senadora.

“No caso em questão, preferiu a ex-ministra representada publicizar os terríveis fatos sobre os quais teve conhecimento no exercício da função apenas no momento eleitoral em contexto ameaçador para angariar votos para seu candidato e presidente da República. Preferiu atender a esse interesse pessoal à proteger crianças e perquirir processos de responsabilização de criminosos, afastando-se do interesse público e do cumprimento digno da função pública que exerce”, afirma a representação.

Guerra santa

Ao falar em um culto evangélico em Goiás, a senadora Damares disse que a eleição de 2022, com Lula versus Bolsonaro, não é uma eleição comum, mas sim uma guerra espiritual onde os que se dizem cristãos não podem se omitir.

No evento religioso cheio de crianças, Damares disparou: “Fomos para a Ilha do Marajó e descobrimos que nossas crianças estavam sendo traficadas por lá, e que essas crianças comem comida pastosa para o intestino ficar livre na hora do sexo anal”.

Damares disse que teria provas. “Nós temos imagens de crianças nossas, brasileiras, de 4 anos, 3 anos, que quando cruzam as fronteiras, sequestradas, os seus dentinhos são arrancados para elas não morderem na hora do sexo oral”, afirmou.

O Ministério Público Federal já intimou o Ministério a prestar esclarecimentos. A bancada do PT pede que a PGR investigue se Damares inventou os escândalos para obter ganhos políticos. “Isso para compreender se as suas declarações foram realizadas com a intenção de ludibriar, mentir e enganar a população, com fins eleitoreiros, em flagrante incidência na prática de crime eleitoral, disseminando e fortalecendo as redes de falsas notícias (fake news)”, alertam.

Leia também:

Redação

Redação

View Comments

  • Absurda a fala da senadora eleita , se verdade , prevaricou , se mentira , foi irresponsável.
    Ela não é a tia do "zap" que pode falar qualquer coisa.
    Mas não vai dar em nada.

Recent Posts

Como ajudar o RS: uma lista confiável de movimentos da sociedade civil

Uma mobilização para socorrer e abrigar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul…

34 minutos ago

Brasil registra mais 38.909 infecções prováveis de dengue

O Ministério da Saúde aponta 2.465 mortes causadas pela doença, desde janeiro. São Paulo é…

36 minutos ago

PF prende mais dois acusados de participar de assassinato de Marielle

Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF e nem pelo STF, que informou…

2 horas ago

Rio Grande do Sul vai precisar de pelo menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído, diz Eduardo Leite

Governador promete detalhar ainda nesta quinta (9) as ações projetadas para a reconstrução do Estado…

2 horas ago

Tragédia no RS afeta 425 municípios e mais de 1,4 milhão de pessoas

Número de mortos chegou a 107. Além disso, 136 seguem desaparecidas. Desde a semana passada,…

2 horas ago

Cresce índice de brasileiros que acham que ação humana não é a única causa de tragédias naturais, aponta Quaest

Em meio a tragédia no RS, muitos internautas religiosos têm relacionado os eventos climáticos a…

3 horas ago