Republicanos bloqueiam pedido de testemunhas em impeachment de Trump

Votação no Senado foi de 51 votos contra a convocação e 49 a favor; votação sinaliza virada para absolvição

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Senado dos Estados Unidos votou pelo bloqueio da convocação de novas testemunhas no julgamento de impeachment do presidente Donald Trump, em uma votação apertada: foram 51 votos pelo bloqueio, contra 49 pela convocação.

De acordo com informações do jornal The New York Times, a votação sinalizou um ponto de virada para uma absolvição quase certa dentro de alguns dias, mas após a finalização do processo houve alguma confusão sobre o cronograma do final do julgamento – que ninguém sabe ao certo quando vai acontecer.

“Os senadores agora se reunirão com os gerentes da Câmara e com o conselho do presidente para determinar os próximos passos enquanto nos preparamos para concluir o julgamento nos próximos dias”, disse o senador Mitch McConnell, senador republicano e líder da maioria da bancada. Os únicos senadores republicanos que votaram pela convocação de testemunhas foram Mitt Romney e Susan Collins.

O debate sobre a convocação de novas testemunhas havia ganhado força após a divulgação de informações sobre o livro do ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, que afirmou que Trump exerceu influência direta na retenção de recursos de segurança à Ucrânia para obter benefício político.

Donald Trump foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso, ao reter US$ 391 milhões em ajuda militar à Ucrânia, na tentativa de pressionar o presidente do país, Volodymyr Zelensky a anunciar uma investigação de corrupção contra o rival político democrata de Trump, Joe Biden.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora