Reviravolta: STF mantém julgamento de HC de Lula na terça (25)

Com acréscimos

Jornal GGN – O Habeas Corpus (HC) que discute a suspeição de Sergio Moro e pode colocar Lula em liberdade será julgado pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal na terça (25), mesmo não havendo segurança sobre o resultado da votação. A informação foi confirmada pelo GGN junto à defesa do ex-presidente.

Na manhã desta segunda (24), a jornalista Mônica Bergamo informou que o julgamento seria adiado para agosto, porque a ministra Cármen Lúcia teria inserido o item no último lugar da lista com 12 ações para serem apreciadas pela turma. Segundo a jornalista, era um indicativo de que não haveria tempo hábil para concluir a discussão, já que apenas o voto de Gilmar Mendes tem mais de 40 páginas.

À tarde, a defesa de Lula peticionou ao STF requerendo prioridade para o HC, cujo julgamento começou em dezembro de 2018. Ele estava suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes, que devolveu o processo em 10 de junho – 1 dia após o Intercept iniciar a série de vazamentos contra a Lava Jato.

Após a repercussão da notícia de que o julgamento do HC de Lula seria adiado, a ministra Cármen Lúcia divulgou nota sustentando que não tinha competência para excluir o item da pauta. Além disso, segundo a magistrada, a divulgação da pauta não determina a ordem do chamamento dos processos durante a sessão.

O HC já foi rejeitado por Cármen Lúcia e Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Faltam votar os ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar.

Veja a nota completa abaixo.

Escolhida para a Presidência da Segunda Turma com exercício somente a partir de 25/06/2019, esclareço que:

1) não incluí nem excluí processos para a sessão de amanhã, sequer tendo assumido, ainda, o exercício da Presidência, nos termos regimentais;

2) em todas as sessões, é dada preferência e a prioridade aos habeas corpus determinada pelo Ministro Relator ou pelo Ministro Vistor;

3) a divulgação da pauta não orienta o chamamento de processos na sessão, seguindo a prioridade dos casos, a presença de advogados ou outro critério legal;

4) todo processo com paciente preso tem prioridade legal e regimental, especialmente quando já iniciado o julgamento, como nos casos de vista, independente da ordem divulgada.

Ministra Cármen Lúcia

***

Acréscimo – às 23 horas, GGN consultou o Ministro Gilmar Mendes, que garantiu que o tema não entra na pauta. Trocando em miúdos.

1. O tema entra na pauta.

2. Em seguida, o Ministro Gilmar Mendes provavelmente pedirá vista.

3. De qualquer modo, o caso será decidido ao vivo e em cores, e não mais de véspera. E Gilmar terá que se expor como responsável pelo adiamento, tirando o peso das costas de Carmen Lúcia.

 

Caros Leitores do GGN,

Estamos em campanha para financiar uma série de reportagens especiais e um documentário sobre Previdência Social, tomando o exemplo da capitalização no Chile como ponto de partida para discussão.

Abrir caminhos para privatizar a aposentadoria do povo é a principal agenda de Paulo Guedes na reforma da Previdência.

Para ajudar o GGN a contar essa história, clique aqui.

Redação

Redação

View Comments

  • Esse julgamento é a ultima estratégia dos golpistas. Dia 30 está marcado um ato de defesa de Moro. O MBL está articulando junto a outros movimentos. Agora somem os seguintes acontecimentos a favor de Lula: 1) O depoimento de Glenn na Câmara. 2) O não comparecimento de Moro na Câmara; 3) O não julgamento do HC de Lula. Isso tudo esvaziaria o movimento do dia 30 ou então potencializaria o contramovimento que poderia ocorrer na sequência. Ao votar o HC de Lula eles inflam o movimento do dia 30 e esvaziam o o contramovimento. Isto posto, 99,9% de chances de Lula ser libertado. O que também de certa forma fortalece o movimento do dia 30, que será sem efeito algum, haja vista que Glenn solta as noticias a conta-gotas. Por enquanto 3x0 para Glenn

    • Sou mais realista. Darão um jeito e manterão Lula onde está. Esse movimento de voltar atrás, na minha opinião, é apenas para ganhar tempo e se safar perante todos.

      • André Oliveira 25/06/2019 at 19:20 disse:
        Se Carmen permitiu levar a julgamento foi porque tinha três votos garantidos contra Lula.

    • Sou mais realista. Darão um jeito e manterão Lula onde está. Esse movimento de voltar atrás, na minha opinião, é apenas para ganhar tempo e se safar perante todos.

  • Eu tenho uma imensa vontade de escrever o que penso sobre grande parte do judiciário brasileiro, mas não o farei. Não o farei, por ter a coragem de não temer o que quero não ser e por não temer ter coragem de não me render. Então, não o farei, para cuidar de não nivelar. Porém, a minha luta não será menos intensa, não será menos constante, não será menos patriótica e será sim, bem mais alva que os alvos a serem combatidos. A energia que alimentará a resistência e a esperança virá com a renovação restauradora, purificadora e fortalecedora. Virá com a renovação curativa das estruturas gravemente abaladas pelos insanos desvios, pelos ilegais desmandos e pelas repulsivas traições.

    • resumindo ..vou deixar os outros baterem e se desgastarem, se exporem, irem pra batalha ..aí qdo eles "caírem" - pq não há mal que sempre dure - eu, se vivo, entro pra aproveitar o rescaldo

    • Meu caro amigo o momento não é para silenciar ao contrário temos mais é que colocar na mesa todas as peças do xadrez, se você tem algo, que de repente possa colaborar, abra o jogo. Não pode ficar é com um jogo de palavras que mais confunde do que esclarece. Sua revolta é a revolta de milhares de brasileiros.

  • Esse Moro é seus procuradores tem que ir pra cadeia,não sou PT e nunca votei em Lula,mas eu como advogado por mais de 27 anos tenho vergonha desse lixo que o ex Juiz Sérgio Moro se transformou,é,ainda enganava a opinião pública, sem vergonha,agora quero Lula livre ,LULA LUVRE

    • Concordo. Por ser uma corte política, os ministros percebem que o momento não favorece uma decisão como essa. A lava-jato ainda tem capital político. A imagem de Moro ainda precisa ser mais desgastada. Vai ser briga de narrativas esse resto de ano.

  • Bem...
    vou fazer de conta que não houve o dia 24/06/2019

    assim fica mais fácil de não ficar difícil entender o que acontece no Brasil

  • Òia.....só credito veno........

    Tem gente querendo nos fazer crer em jornal que disseminou o ódio por anos, em dono de emissora de tv ruralista arrependido agora que sua empresa foi para o espaço, e por fim, num poder cujo maior exemplo é o marreco ....ate o festejado está esquecido depois de ser pego pela maldição do impeachment. ........pois é lojistas. .o preço é alto.....

    Mas até amanhã inventam um trelele para manter Lula preso......

  • Estou confiando na sabedoria do ministro Celso de Melo. Para ser sincera, estou também rezando.
    É uma vergonha inominável termos um preso político no país.
    Bem, os inúmeros decretos presidenciais, as declaraçõesde todo tipo de absurdos, a continência para a bandeira norte americana, a venda da EMBRAEER, o desmonte da PETROBRÁS, o que vem acontecendo no Ministério da Educação, os médicos cubanos, as reservas indígenas e assim por diante ultrapassa qualquer ficção de terror.
    Mas, vamos nos concentrar em amanhã. Ministro CELSO.....LULA LIVRE

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

8 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

12 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

14 horas ago