Sebastião Melo enfrenta Maria do Rosário no segundo turno das eleições gaúchas

Pesquisas chegaram a apontar empate técnico, mas Melo recebeu 49,72% dos votos, seguido por Maria do Rosário, com 26,27%

Arte: GGN

Com 99,84% das urnas apuradas, o atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), disputará o segundo turno das eleições contra a candidata petista Maria do Rosário.

Depois de diversas pesquisas que apontavam empate técnico, Melo se sobressaiu no pleito ao receber 49,72% dos votos, seguido por Maria do Rosário, com 26,27% da preferência do eleitorado.

Juliana Brizola, do PDT, recebeu 19,69% dos votos, seguida por Felipe Camozzato, do Novo (3,83% dos votos). Cesar Pontes (PCO), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Carlos Alan (PRTB) tiveram menos de 0,25% dos votos.

Propostas

Sebastião Melo (MDB)

Em sabatina no Jornal do Almoço, promovido pela RBS TV, Sebastião Melo defendeu investimentos em uma série de obras para a prevenção de cheias na capital gaúcha, que assim como a maior parte do Estado, sofreu com cheias sem precedentes.

O prefeito apontou a necessidade de altear as bombas e trocar as comportas para conter inundações.

Já em relação ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), o chefe do Executivo municial nega a intenção de privatizar, mas admite a possibilidade de entregar parte da operação a uma concessionária.

Na saúde, a ideia é promover mutirões mensais, pois 40% dos pacientes são de outras cidades da região metropolitana que buscam atendimentos na capital.

Na educação, a proposta é gerar três mil vagas nas creches, especialmente a partir da compra de vagas em escolas privadas.

Confira o plano de governo de Sebastião Melo:

Maria do Rosário (PT)

Deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Maria do Rosário tem longa atuação política e defende, no seu plano de governo, uma gestão participativa.

Entre as principais propostas da deputada estão a manutenção do sistema anticheias a capital gaúcha, a partir de obras estruturais e limpeza de bueiros. Rosário defende ainda a recriação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul na busca por soluções para a contenção de enchentes.

Contrária a privatizações, a deputada federal aposta em parcerias público-privadas. ELa também almeja implementar a tarifa zero no transporte público, criação de vagas em creches a partir do aluguel de imóveis e investimento em policlínicas para por fim às filas na área da saúde.

Confira o plano de governo completo da deputada federal:

*Em atualização.

Nos termos da Lei nº 4.737 – Código Eleitoral, o Jornal GGN resguarda espaço para proporcionalidade e direito de resposta a candidatos e/ou partidos políticos que se sentirem ofendidos ou que queiram se manifestar. Entre em contato com [email protected] e responderemos ao seu pedido.

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador