Spok: verdade e pós-verdade no Facebook

A única coisa que separa a pós-verdade da verdade é a possibilidade  da primeira ser facilmente desmascarada.

Hoje apareceu na minha time-line do Facebook um vídeo do History (página do History Chanel) creditando ao ator Leonard Nimoy a invenção do sinal característico dos vulcanos.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1750878134939132&id=118140234879605

Gosto da série Star Trek e sempre admirei o personagem Spok. Contudo, não pude deixar de notar a incorreção da informação divulgada pelo History.

Leonard Nimoy não pode ter inventado o sinal característico dos vulcanos. Aquele mesmo sinal foi usado em 1924 pelo ator que interpreta o rei dos hunos no filme A vingança de Kriemhild, de Fritz Lang. Esta informação já havia sido postada por mim no próprio Facebook em 16 de dezembro de 2013.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=715517968472034&set=pb.100000415136357.-2207520000.1490532739.&type=3&theater

Apesar de incorreta, a pós-verdade divulgada pelo History continuará a ser acessada e compartilhada pelos fãs de Star Trek. Muito mais acessada e compartilhada do que a verdade que pode ser vista no filme Friz Lang.

O abismo entre verdade e pós-verdade neste caso é inofensivo. A ficção (invenção do sinal dos vulcanos por Leonard Nimoy) não é capaz de produzir qualquer dano político, econômico ou social ao cotidiano das pessoas. Em outros casos, porém, o efeito da substituição da verdade pela pós-verdade pode ser economicamente devastador (como ficou evidente no caso da Operação Carne Fraca).

Não creio que os responsáveis pelo canal do History Chanel no Facebook tenham inventado e divulgado a pós-verdade sobre Leonard Nimoy. O mais provável é que eles não tenham visto o filme de Fritz Lang.

A ignorância daquele que divulga uma pós-verdade inofensiva pode ser perdoada. O mesmo não se pode dizer de quem maliciosamente oculta a verdade para causar dano a outrem  (como ocorreu no caso do suposto apoio à terceirização por Dilma Rousseff  que foi divulgada nas redes sociais pelos militantes MBL). A má fé que provoca dano moral pode resultar em indenização. Nestes casos até mesmo o Facebook pode ser responsabilizado se continuar a divulgar uma pós-verdade ofensiva depois de o ofendido ter pedido para a mesma não ser mais acessada e compartilhada.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Judaismo

    Caro colega, na verdade o gesto é originário da religião judáica, da qual o ator Leonard Nimoy era adepto e nunca negou tal fato:

    Tal informação pode ser encontrada com uma mera busca no google por “Spock (grafia correta do nome do personagem) gesto judaismo”.

    http://www.paulopes.com.br/2015/02/saudacao-de-spock-vem-do-rito-judaico.html#.WNvq8W_ysy4
    http://blogs.oglobo.globo.com/cat/post/saudacao-vulcana-de-spock-tem-origem-judaica-213045.html
    http://www.gospelenerd.com.br/2014/11/vida-longa-e-prospera-foi-inspirado-no.html
    http://www.onigirihardcore.com.br/2014/03/qual-o-significado-do-sinal-de-mao-do.html

    Aproveito o ensejo e lhe recomendo também um estudo sobre o seguinte tema: “utilização da expressão ‘o mesmo’ ao invés do pronome adequado”. Não que neste artigo você tenha utilizado a expressão de modo incorreto, mas noutro que li criticando o novo CPC foram por, no mínimo, três vezes.

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm

    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI4192,101048-O+mesmo

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/o-recorrente-uso-mesmo-uma-mesmice-linguistica.htm

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/utilizar-mesmo-mesmo-correto.htm

    Atenciosamente,

    1. Foda-se o judaísmo.Cá estou
      Foda-se o judaísmo.
      Cá estou falando de cinema, TV e da pós-verdade divulgada no Facebook. Muito antes de Leonard Nimoy nascer o mesmo sinal que ele usou na TV foi empregado por um ator no filme de Fritz Lang.
      Não discuto religião. Este tema irrelevante não me interessa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador