Suspeição de Moro será julgada no começo de 2021, diz Gilmar Mendes

Ministro afirma a interlocutores que o julgamento é prioridade para quando a Corte retomar os trabalhos presenciais, hoje suspensos pela pandemia

Jornal GGN – A suspeição de Sergio Moro, que era aguardada para até o final desde ano, só será julgada pelo Supremo Tribunal Federal no começo de 2021. É o que informa o ministro Gilmar Mendes a seus interlocutores, segundo a jornalista Bela Megale.

De acordo com a apuração divulgada em O Globo desta quarta (14), Gilmar teria dito que a suspeição de Moro será um dos primeiros julgamentos do próximo ano, quando a Corte retomar os trabalhos presenciais – hoje suspensos em virtude da Covid-19.

Gilmar também teria afirmado que, neste ano, não há mais tempo para este julgamento, que está parado graças a um pedido de vistas do próprio ministro, de dezembro de 2018.

O caso está na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram contra o pedido para declarar Moro parcial nas ações contra Lula, mas podem rever o voto, embora a chance seja mínima. Faltam votar os ministros Gilmar e Ricardo Lewandowski, que tendem a reconhecer o habeas corpus da defesa do ex-presidente.

A incógnita fica por conta da aposentadoria do decano Celso de Mello, que ocorreu na terça (13/10). O indicado por Jair Bolsonaro para substituir o ministro, o desembargador Kassio Nunes, em tese, é garantista, mas não há como saber como ele se comportará no julgamento de Moro.

Há ainda a possibilidade de outro ministro da Primeira Turma do STF migrar para a Segunda Turma.

Lula precisa de, no mínimo, um empate para que a suspeição de Moro seja reconhecida e o caso triplex, anulado. A defesa ainda pede que eventual reconhecimento da suspeição se estenda para outras ações penais que tramitaram em Curitiba, sob a batuta de Moro.

Leia Mais:

Voto decisivo para Lula, Celso de Mello já declarou Moro suspeito no passado

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois de inventar o pretexto de julgamento presencial para empurrar com a barriga a conclusão do processo, deve, agora, aguardar que o todo poderoso FUX, que não respeita regra nenhuma para atingir os seus fins, leve o assunto para o plenário. Lula, o direito e a normalidade democrática não têm a mínima urgência.

    1. Sérgio: seguinte. O novato, mandado por Cavalão, será o primeiro a votar, por estar chegando à bagaça. Nem precisa imaginar em quem. Tres votos contra, os dois outros nem precisam se manifestar…

  2. Nada é prioridade em se tratando do presidente Lula e de seus direitos. Direitos que não são dele,são do povo brasileiro que se vê privado de ter uma democracia plena no país.

  3. Eles tem Lula na mão. Não estamos sob o domínio do manto da Lei no Brasil.
    Estamos sob o domínio da vontade de togados. Auxiliado pela imprensa.
    Julgam quando querem, absolvem ou condenam quem eles querem. Estamos sob a vontade deles.
    Não obedecem leis, direitos, nem princípio algum.
    Destruiram nossa Democracia e levou ao poder um dos piores
    despóstas do mundo. Um ser perigoso, maldoso e abjeto e odiado pelo mundo inteiro.
    Esse é o resultado dessa situação que vive esse país.
    Longe do manto do direito e dominado por essa ditadura da toga à mídia.

  4. emerson57 • 37 minutos atrás

    Tem razão o gilmau: “não há mais tempo para julgar suspeição de Moro em casos de Lula neste ano”

    Não há tempo nem vergonha na cara!

    Assim como çejumoro, gilmau é suspeito no caso do Lula. É só ver as decisões anti constitucionais do sinistro contra o mesmo paciente.

    1. Emerson57: me amarrei nos seus personas. Çejumoro (antes, TogaSuja) e Gilmau (também dito CarrascoDeDiamantino) são figunhas carimbadas no Gibi do Çupremu.

  5. Nassif: se for pra ferra o SapoBarbudo, tenha certeza que o Çupremu vai pela negação do HC, com risco de ainda sugerir o aumento da pena e retorno imediato à prisão. Serão capaz até de comparar NoveDedos ao celerado AndreDoRap. Principalmente, a MatriarcaDosAddams e FacãoCego, sem esquecer o show de Cabelera, Barrentão, Rosinha(MinhaCanoa), BonecoDeVentríluco, Mellinho316 e, com grande probabilidade, o novato (ainda inominado). Dizem até que o voto contrário do CarrascoDeDiamantino é só pra inglês ver. Sem contar que se chagam de medo do Cabo e do Sargento postados por Bananinha à porta da Casa. E agora que os AzulSauvas dispõem de TecoTecoSupersônico, são capazes de darem rasantes sobre a Corte, como da vez passada, quando notaram possiblidade do MelianteOperárioNordestino ser “inocentado” de alguma coisa. Isso se os VerdeSauvas (sempre aquele art. 142, lembra?) não fecharem a bagaça, na mais pura aplicação da filosofia JustoVeríssimo — “Pobre, tirando o voto, quero que se exploda”…

    Julgamento nesse ou no outro ano, nada a ver. Pode acreditar, Cavalão ainda é o preferido das Elites…

  6. Ou o Lula está sendo usado como moeda de troca pelo inominável juiz Gilmar Mendes (obedecendo aos seus patrões) para domar Bolsonaro ou estão esperando a prisão em segunda instância para matá-lo de vez. Isso não é um país, é um território de milícias plutocratas travestidas de empresários e banqueiros associadas a interesses internacionais.

  7. Ou o Lula está sendo usado como moeda de troca pelo Gilmar Mendes(obedecendo aos seus patrões) para domar Bolsonaro ou estão esperando a aprovação da prisão em segunda instância para matá-lo na prisão. Isso aqui não é um país, é um território de milícias compostas de empresários e banqueiros associados a interesses internacionais com capangas em altos postos do governo e da imprensa. PS. Ouvi esses dias o Nassif elogiando Gilmar Mendes como homem de estado. A primeira observação é que nos o pagamos para ser juiz. A segunda observação é que ele é funcionário do PSDB que obedece a interesses escusos de ladroes da nação brasileira, da sua história e do seu desenvolvimento social. Asco é o que me merecem.

  8. Creio que Gilmar está só ameaçando dificuldades para recolher facilidades. Sem falar no efeito que uma anulação teria sobre os demais processos da Lava Jato (e as condenações e os valores e tudo o que já não pode ser revertido sem uma enorme dificuldade) a sentença de Moro contra Lula foi revisada por três magistrados na segunda instância e cinco na terceira, sendo confirmada por unanimidade.

    Tentar anular tudo com uma jogada política no STF seria um tapa na cara de todo o Judiciário (que provavelmente teria consequências). E da sociedade, pois a culpa de Lula é indiscutível no caso. Só não vê quem decidiu não ver.

    1. Se TODOS os que o condenaram não conseguiram provar o motivo, você tem alguma prova? Se tem apresente. Os que condenaram estão até hoje loucos por uma. Prova concreta, objetiva. Convicção fajuta não vale.

      1. Não perde tempo com merda. Se Nassif não bloqueou este estrume por comentário tão imbecil é por que ele gosta de brigas de colegio tipo quem for homem cospe na minha mão, a mão entre os dois brigadores.

    2. O Lula é culpado de atribuirem a ele um apartamento no Guarujá sem registro em cartório. Então tá. Eu quero ser culpada de ter um apartamento atribuido também, você sabe em qual país eu consigo?

  9. Como este beiçudo mente. Ele não vai colocar a votação este ano porque se o Lula ganha por um milagre, isso daria força ao Pt nas eleições municipais e isso o gilmar não quer de jeito njenhum. Mas vou repetir o que escrevi no 247. Se vocês querem ver o beiçudo colocar a suspeição em votação, é só a Onu programar o pedido do Lula contra o Moro. Por exemplo, se a Onu programar pra amanhã, ele dá um feito de reunir a segunda turma e acabar com este embróglio ainda hoje. Isso porque, a única coisa que assusta o gilmar é a opinião la fora do seus atos. Para os daqui de dentro ele tá cagando e andando.

  10. Ontem forem eleitos novos países para a Comissão de Direitos Humanos da ONU e entre eesses estão Rússia e China, ou seja, tentar matar Lula dentro de uma cadeia é algo impossível de acontecer, a economia brasileira depende da China cada vez mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador