No xadrez político, Teori inaugura a nova etapa do jogo

Vamos ao nosso balanço diário, em um dia extremamente conturbado. Para esta semana tínhamos previsto o protagonismo do STF (Supremo Tribunal Federal) e a eclosão de grandes bombas políticas. Aconteceram:

1.    Os votos de Luiz Fux e Rosa Weber contrários à concessão de habeas corpus contra decisões de Gilmar Mendes de sustar a nomeação de Lula para a Casa Civil e devolver os processos para Sérgio Moro.

2.    A nota do Procurador Geral da República Rodrigo Janot à sua tropa, recomendando menos partidarismo e criticando exageros da Lava Jato.

3.    A decisão do Ministro Teori Zavascki de puxar o processo de Lula de volta para si, acatando ação da AGU (Advocacia Geral da União) de sustar os efeitos da publicidade dos grampos.

4.    A informação de que a Odebrecht decidiu colaborar integralmente com a Justiça.

Aparentemente, houve uma ação concatenada entre o novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão, o PGR Rodrigo Janot e o Ministro Teori visando interromper a escalada de arbítrio da Lava Jato.

No dia 28 de fevereiro passado, no post “A Lava Jato vista do Supremo Tribunal Federal” (http://migre.me/tkhBp) cantamos a bola:

“Nas últimas semanas, Moro extrapolou com a perseguição desenfreada a Lula e a corrida para encontrar algo que incrimine a campanha de Dilma Rousseff. Ficou nítida sua estratégia com Gilmar Mendes, quando ofereceu delatores da Lava Jato para instruir o julgamento das contas de Dilma.

Pode estar aí seu erro.

No momento em que encaminhar as supostas provas, ficaria comprovado que seu alvo maior é a presidente da República.

Nessa hipótese, abrirá oportunidade do STF retirar-lhe toda a Lava Jato, já que a investigação sobre presidentes é prerrogativa do Supremo”.

O STF estava aguardando esse momento, que chegou com os abusos finais dos grampos na presidente.

O primeiro movimento foi do novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão, alertando a tropa da Polícia Federal para não continuar com os abusos. Levou tiros de procuradores através das redes sociais.

O segundo foi do PGR Rodrigo Janot, ontem, com sua nota aos procuradores, alertando para os excessos cometidos (http://migre.me/tkhDJ). Foi o primeiro movimento de Janot buscando conter os incendiários da sua tropa:

“Não podemos permitir que as paixões das ruas encontrem guarida entre as nossas hostes. Somos Ministério Público. A sociedade favoreceu-nos, na Constituição, com as prerrogativas necessárias para nos mantermos alheios aos interesses da política partidária e até para a defendermos de seus desatinos em certas ocasiões. Se não compreendermos isso, estaremos não só insuflando os sentimentos desordenados que fermentam as paixões do povo, como também traindo a nossa missão e a nossa própria essência”.

Ainda terá que dar mais demonstrações que pulou fora da conspiração, mas foi um bom precedente.

Finalmente, Teori dando o tiro e enquadrando a Lava Jato, mas por enquanto de forma restrita. O que ele fez foi requisitar o inquérito para apurar suspeitas contra quem dispõe de foro especial (no caso, a presidente da República). Depois de analisados os papéis, decide o que fica no STF e o que retornar para a primeira instância.

Na sua sentença, Teori critica a disseminação de escutas pela Lava Jato:

O exame dos autos revelou que houve sucessivas autorizações e ampliações das escutas, “sempre com motivação meramente remissiva, tornando praticamente impossível o controle, mesmo a posteriori, de interceptações de um sem número de ramais telefônicos”.

Embora a interpretação telefônica tenha sido “aparentemente” voltada a pessoas que não ostentavam prerrogativa de foro por função, o conteúdo das conversas – cujo sigilo, ao que consta, foi levantado incontinenti, sem nenhuma das cautelas exigidas em lei – passou por análise que evidentemente não competia ao juízo reclamado.

Em outro trecho, Teori desqualifica as gravações divulgadas.

“Embora nas conversas se falasse em influenciar autoridades do Ministério Público ou da Magistratura, não há nenhum indício nos diálogos ou for a deles de que estes citados teriam de fato procedido de forma inapropriada, e em alguns casos, sequer há informação se a intenção em influenciar ou obter intervenção chegou a ser efetivada”.

Teori aceitou o pedido para sustar os efeitos da decisão que suspendeu o sigilo das conversações, “primeiro, porque emitida por juízo que, no momento da sua prolação, era reconhecidamente incompetente para a causa; segundo, porque a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo”.

Não se sabe qual será a decisão final de Teori. De qualquer modo, ficando em Brasília ou em Curitiba, a ação contra o ex-presidente Lula deverá prosseguir em mãos severas, sem o histrionismo da Lava Jato.

Ou seja, não haverá mais tantos abusos por parte da Lava Jato, mas não há ainda nenhuma garantia de que Lula se livrará dos processos.

Reforça um dos cenários alternativos com os quais trabalhamos, de uma solução com Dilma e sem Lula.

Assim que foi divulgada a decisào de Teori, o Ministro foi alvo de ameaças explícitas de jornalista da Época, insuflando populares contra ele.

Outros jornalistas-blogueiros da Globo já haviam sugerido suicídio a Dilma e espalhado o boato de que Lula teria contratado um capanga para atingir Sérgio Moro.

Até agora esses abusos estavam blindados por um conceito algo torto de liberdade de imprensa. Não poderão passar em branco, sob pena de desmoralização da Justiça.

O fator Odebrecht

A decisão da Odebrecht de contar tudo é uma bomba de nêutron na política brasileira.

Se ficar no âmbito restrito da Lava Jato, as delações serão direcionadas exclusivamente contra o PT e o governo Dilma. Sem o facciosismo da Lava Jato, não sobrará partido político de pé.

A Lava Jato

Se o Ministro da Justiça Eugênio Aragão quiser acabar com a festa da Polícia Federal, bastará atuar em três frentes:

1.    Colocar um porta-voz oficial para as entrevistas com a imprensa. Uma das grandes distorções tem sido deixar a divulgação oficial nas mãos de delegados. Há uma corrida oportunista que acaba abrindo espaço político para os piores elementos da PF – como o deputado Francisquini, que se tornou político graças à visibilidade conquistada como porta-voz de operações. Os delegados da Lava Jato, no fundo, são os Francisquini de amanhã.

2.    Atuar no julgamento das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) contra a lei 13.047 (que ampliou desmedidamente as atribuições da PF http://migre.me/tkioS) e a Lei 12.830 (http://migre.me/tkiox). Esta lei concedeu poderes absolutos aos delegados, de se imiscuir em qualquer inquérito, mesmo de outros órgãos de fiscalização, como Receita e Ibama.

3.    Cartão corporativo: um controle estrito para evitar abusos nas diárias. É um dos motivos para os inquéritos de duração eterna.

Sobre as trapalhadas do governo Dilma com a PF, falarei em outro momento.

De qualquer modo, daqui para os próximos sete dias há um cenário imprevisível pela frente, depois de eclodir o fator Odebrecht.

87 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz todo sentido agora Emílio Odebrecht ter procurado a Globo
    O DESESPERO DE EMÍLIO ODEBRECHT. POR PAULO NOGUEIRA21/03/2016 – 09:16

    Paulo Nogueira diz não ter certeza da veracidade, mas considera factível. Sim, é plenamente factível, é o que um pai desesperado faria. O que sempre me intrigou é como um conglomerado empresarial como a Odebrech, com atuação gigantesca em todo o Brasil em diversos segmentos da Economia, e presença em 32 países não despertou a solidariedade corporativista dos demais empresários, que, unidos, pelo seu poder de fogo de anunciantes, poderiam forçar a a mídia a um recuo. Por que deixaram a Odebrecht no fogo?

     

    O DESESPERO DE EMÍLIO ODEBRECHT. POR PAULO NOGUEIRA

    por Paulo Nogueira20 de março de 2016

    Quem pode ajudar Emílio Odebrecht?

     

    Quem pode ajudar Emílio Odebrecht?

    Disse já mais de uma vez que tenho sido procurado por jornalistas da Globo revoltados com o que a empresa tem feito.

    Uma mensagem que me chegou ontem à noite me trouxe tristes memórias.

    Não tenho condições de confirmar. Então vou desde já avisando que o teor da carta pode ser falso.

    Mas, lamentavelmente, é uma situação factível.

    X – chamemos assim –me disse o seguinte. “Emílio Odebrecht procurou João Roberto Marinho em busca de ajuda para seu filho Marcelo, preso. E ouviu o seguinte: ‘Fala para o Marcelo entregar o Lula que a gente ajuda.’”

    De novo: pode ser invenção, e espero que seja. Não consigo acreditar que João Roberto Marinho fosse capaz de uma resposta daquelas. Convivi com JRM no Conselho Editorial da Globo quase três anos, entre 2006 e 2008, e guardei a lembrança de um homem equilibrado, sereno e sensato.

    Mas o mais importante é outra coisa.

    Neste momento, já não é surpresa se um pai desesperado recorrer à Globo na procura de ajuda para um filho preso.

    Se há alguém que pode efetivamente colaborar num quadro daqueles é a Globo, de cujo apoio Moro depende. Moro sabe que se a Globo se voltar contra ele por algum motivo, ele pode terminar na cadeia pelos abusos cometidos na Lava Jato.

    A mensagem de X me remeteu à ditadura militar.

    Pais de filhos desaparecidos tentavam de tudo para conseguir informações. Os donos de empresas jornalísticas, dada a sua proximidade com os generais, eram frequentemente procurados.

    O livro K, de Bernardo Kucinski, conta uma dessas histórias. É um livro autobiográfico. K é o pai de Kucinski. E o enredo gira em torno da enlouquecedora jornada de K para conseguir informações sobre sua filha, Ana Rosa, sequestrada (e morta) pela ditadura. Ana, irmã de Bernardo Kucinski, era uma jovem e brilhante professora de química da USP.

    K recorreu a um empresário de mídia não nomeado no livro, e judeu como ele. Mas nada obteve senão uma seca resposta de que não havia como fazer nada, visto que ela era comunista.

    A filha de K já estava morta enquanto ele ainda a procurava. Abutres chegavam a ele dizendo que tinham informações, e as dariam caso recebessem dinheiro.

    O que K faria hoje caso um filho fosse alcançado por Moro?

    Se tivesse acesso à Globo, como provavelmente Emílio Odebrecht tem, recorreria aos Marinhos.

    É a história, perturbadoramente, que se remete.

    Troque os generais por Moro. Foi dado a Moro um poder extraordinário de prender pessoas. Ninguém o fiscaliza, ninguém lhe cobra nada. O antigo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sempre se omitiu diante das evidências de abuso e partidarismo de Moro.

    Os juízes do STF, como notou com precisão Lula, se acovardaram. A imprensa, interessada no foco anti-PT dado por Moro, sempre o incentivou. Os primeiros e tímidos reparos apareceram apenas quando extrapolou como no caso da condução coercitiva de Lula.

    É apavorante a perspectiva de que retornemos ao ambiente da ditadura. Emílio Odebrecht, quer tenha ou não apelado para João Roberto Marinho, é um pai tão atormentado quanto K.

    E isto pode ser uma tragédia nacional.

     

    1. Os ricos sempre tem muito a

      Os ricos sempre tem muito a perder,(pobres só tem o que se conformar), para ficarem em cana enquanto os politicos os quais compram dia sim,dia não há décadas,estão a solta mesmo que enterrados até o pescoço na merda da roubalheira,decidindo quem será o novo gerente de plantão no palacio do planalto,e se sua megaempresa vai poder voltar a atividade já devidamente engraxada com uma boa e gorda bilionária verba do novo governo.

      A senha já foi dada para Emilio por Serra,vamos investir em infra-estrutura!hahahaha.

      Tirando como base esta especulação não confirmada desta matéria,é certo que Marcelo Oldebretch derrubará o governo e destruirá Lula ,com as benção de Moro e Globo,e voltará ao seu antigo trabalho de financiar os ladrões que assumirão o planalto,sem ser incomodado pelos holofotes da midia corporativa daí para adiante e ainda com o bolso cheio como agradecimento aos bons serviços de delação prestados.

      É inocente neste momento pensar que Marcelo vai incriminar a todos os partidos e politicos,o lógico e plausível é que termine o desmonte do PT como tem obsessão Moro e Globo,um acordo simples de nós esquecemos o que voce fez até agora,e se voltar a fazer para ajudar nossos capangas vamos nos fazer de cegos novamente.

      A bala de prata defiitiva,o governo acaba depois do feriado,o país entrará em convulsão e faço votos que os facistas vão as ruas e incendeiem tudo que estiver na sua frente,é preciso mais do que nunca que fique escancarado o quanto são incontroláveis e violentos.

      Aqui se trava o jogo da especulação infinita,então mais esta não fará diferença.

      1. E para os que acham que Janot

        E para os que acham que Janot virou republicano e legalista do dia para noite,a mensagem dele de “pacificação” surgiu pois já teve acesso a delação de Marcelo e já conta como certo que o jogo acabou.

        Não é preciso mais instigar seus cães,é hora de diminuir o ritimo para criar condições de governabilidade para o governo golpista que vai assumir.

  2. Necessário e muito bom!

    Muito boa análise, além de tempestiva! Neste cenário de sem-mídia que nos encontramos é muito bom encontrar alguém que analise o cenário de forma imparcial. Parabéns e continue assim! 

    Viva os jornalistas livres! Espero que o GGN e outras ocupações lhe deêm rendimentos suficientes para cumprir essa missão. Ninguém mais acredita na imprensa, isso é fato!

    Eu até me surpreendo com isso, mas boa parte da população, mesmo que seja influenciada, percebe que há muita mentira nas notícias.

    Parabéns pelo seu “xadrez”! Genial!

  3. Teori adverte

    O Juiz Moro deveria se preocupar bastante com esta parte da decisão:

    “Ainda assim, cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo quanto a eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal.”

  4. Algumas considerações:

     

    1) Essa hipótese de Dilma sem Lula não é crível em nenhum cenário realista. Especialmente no momento em que se prova que toda a força está com ele e não com ela. Se tiver alguém planejando isso não tá ponderando bem os fatores decisivos e vai se estrepar e arranjar ainda mais confusão;

    2) A razão para o ministro não ter decidido pelo envio definitivo do caso Lula para o STF é óbvia: sua condição de ministro ainda está pendente. Não há estratégia ou jogo de cena aí. Trata-se de uma decisão liminar. Se Lula for confirmado, o que depende muito também de Teori, é claro que o processo sobe com ele. Naturalmente.

    3) A decisão indica, sugere e quase afirma a necessidade de punição do Moro por ilegalidades flagrantes e até inconstitucionalidades (não só pela prerrogativa de foro, mas também pela violação do preceito constitucional de privacidade em geral). É uma violenta porrada nele;

    4) A citação sobre as ilegalidades do conteúdo dos grampos está fora de contexto: é uma citação da decisão de Moro não de Teori.

    5) Sim, o mais provável é que as bondades de Janot tenham a ver com o fato de que a delação do Odebrecht é o xeque-mate. Ele sabe o que quer do executivo e sabe que vai consegui-lo. Game Over para o governo e talvez também para Lula (esse último tenho dúvidas: relação pessoal c Marcelo é bem menor do q a imprensa quer fazer crer. Mas nunca se sabe). Daí o convite sonso para a pacificação. No caso do governo será a paz dos cemitérios. Veja bem, cabe pouca dúvida de que Janot seja golpista. E um dos chefes do golpismo. Por q eu afirmo isso? Por causa da delação do Delcídio. Ali, há muito que não interessa a nenhum processo de coleta de provas, há muito que é puro veneno e queimação, intriga mesmo. Normalmente essas partes de fofocas não entram na versão final da delação premiada por razões óbvias. Na verdade, normalmente não entra nada que não seja passível de comprovação cabal, como conversas particulares nos jardins do palácio por exemplo. Por que nesse caso entrou tudo? Ora, é claro que a intenção foi criar um fato político e provocar a queda do governo. E, no caso de Delcídio, não dá pra duvidar que a iniciativa tenha sido do PGR pessoalmente. Nesse episódio eu só tenho uma dúvida: Teori, que homologou esse monstrengo, está envolvido? E em que grau? Quanto ao protagonismo do PGR não tenho dúvida alguma.

     

    Concluindo: Se tivesse que apostar, eu diria que Moro vai perder a titularidade desse caso ou, no mínimo, que as ilegalidades constatadas em todo esse episódio dos grampos será motivo de pedir a nulidade de todo o processo (são muitos os motivos além desse), pelo menos contra Lula. Mas a probabilidade do governo cair no processo de impiti é alta; altíssima e bem concreta.

    Lula só conta em toda essa história pelo quanto pode enfraquecer ou fortalecer a posição do governo. E provavelmente será perseguido ou deixará de se-lo em função disso (se o governo cair em 20 dias como querem, ele pode ser deixado em paz numa espécie de pacto pela governabilidade). Como ele é o elemento mais poderoso, com potencial para virar o jogo, creio que ficará no centro da cena até lá. Dilma aí é que é descartável pelas mais óbvias razões.

    Enfim, o governo continua cercadíssimo e potencialmente morto pelo golpe Odebrecht. Mas o aceno do STF ao legalismo e as reações que estão pululando espontaneamente contra o golpe – e a Lava-Jato é o golpe! – dão alguma esperança, ainda que bem pequenina.

  5. Acompanho o Mouro desde os
    Acompanho o Mouro desde os tempis de UOL. Primeiro lendo. Depois humildemente comentando, por que só tinnha feras de alto gabarito. Já se vão anos! Passamos aqui nesta arena bons e maus momentos. Lutamos a boa luta, brigamos entre nós.. e ele deixava. Chegávamos, se esta Ave estiver errada, corrija-me Nassa, a posts com mais 200 comentários…e brigávamos…com ele inclusive, quando se finalizava um dia de “batalhas sangrentas” chegava com suas sínteses e prospecções que quando líamos fazíamos, os mais exaltados, aquela cara de “What?”. Aprendi a respeitá-lo, nem sempre concordando. Enfim, lá vai mais uma síntese, prospectiva e perspectiva supimpa! Há muito pano pra manga, mas se aprendi algo aqui é que “Lula é uma maravilhosa incognita” …mas não é ele lá agora e esse jogo se torna mais instigante. Você mudou muito nesses anos Nassa, ampliou sua visão de uma forma impar e se superanso a cada crise. Sim, a bola da vez é esgotar Marcelo Oderbrecht, pelo visto já esgotado. Então, no melhor estilo de Numero Zero de Umberto Eco, em que um personagem, não lembro qual, colixa como sugestão que todo figurão deve ter um dôssie para quem um dado momento não se precise mobilizar grupos para se ter informação. Então vamos a eles. Os cadaveres! E não se abismem sairão generais da Ditadura!

  6. Olha esse twitter do Diego

    Olha esse twitter do Diego Esgotoguy… incitando o ódio claramente, contra um ministro do Supremo. Esse pessoal está se achando e estão contando com o ovo no c… da galinha. Sem fatos novos, coxinha não sai para a rua. A sociedade já começou a se mobilizar contra o golpe. Dia 31 seremos muitos.

    1. Cada vez mais me convenço que

      Cada vez mais me convenço que o banho de sangue se aproxima. Que essas atitudes unam os bons ministros do STF no sentido que ou se refreia o Moro e p Golpe ou nosso pais ficara inabitável. Alias onde esta a policia para acabar com esse espetaculo de desrespeito na casa de um ministro do stf?

    2. Quer dizer que…

      Quer dizer que esses “manifestantes”(que pedem o direito de não ter direitos!) se sentem no “direito”(?) de invadir o espaço em torno da residência de uma autoridade por não concordarem com ela?!

      E os puliça onde estão?

    3. Quer dizer que…

      Quer dizer que esses “manifestantes”(que pedem o direito de não ter direitos!) se sentem no “direito”(?) de invadir o espaço em torno da residência de uma autoridade por não concordarem com ela?!

      E os puliça onde estão?

    4. Por isso que o Ciro saiu

      Por isso que o Ciro saiu pagando geral! isso é um absurdo. Imagina a gente na porta da casa de Gilmar Mendes  toda vez que votar contra o PT . Só acampando….

      Joga ovo podre  neles, min. Teori!

      Esse cara, Diogo escotesguy é  da  Globo ( Época), né? Pois é… a Globo pode tudo; até ameaçar min. do STF e família.

    5. De onde vem o dinheiro?

      Que disponibilidade a dessa malta! Parece até que os importunadores são pagos, disponibilidade só se consegue pagando. Coisas como esta custam dinheiro, requerem organização e não são baratas. De onde vem o dinheiro?

    6. Se Teori e seus colegas

      Se Teori e seus colegas quisessem teriam evitado isso há pelo menos quase um ano e meio, em outubro, quando Aécio e quadrilha encontraram guarida para suas pretensões golpistas. Acrescente-se ainda o famigerado Moro que fez e desfez de ilicitudes sem quaisquer questionamentos da “Suprema Corte”.

      É muito mais fácil acreditar que o que faz hoje Teori não passa de um jogo de cena, partindo-se do pressuposto que a maior corrupção no país sedia-se no Judiciário. É ele que permite Cunhas, Serras, Aécios e Alckimins livres e soltos para defenestrarem o PT e o governo da vida nacional. Se não o quisesse já teria botado o freio. As provas para a incriminaação destes personagens sempre foram fartas, mas o Judiciário não as considera, jamais.

      Que me desculpe Nassif, é ingenuidade acreditar, nestas alturas do campeonato, em boas vontades vindas do Judiciário. Pelo contrário, acho que Teori apenas encena ética para amanhã dar a estocada que julga faltar para se abater o governo Dilma e aniquilar o PT e Lula.

      A corrupção maior do País reside no Judiciário, que vilipendiou a Constituição.

  7. Acompanho o Mouro desde os
    Acompanho o Mouro desde os tempos de UOL. Primeiro lendo. Depois humildemente comentando, por que só tinnham feras de alto gabarito. Já se vão anos! Passamos aqui nesta arena bons e maus momentos. Lutamos a boa luta, brigamos entre nós.. e ele deixava. Chegávamos, se esta Ave estiver errada, corrija-me, Nassa, a posts com mais de 200 comentários…e brigávamos…com ele, inclusive, quando se finalizava um dia de “batalhas sangrentas” e chegava com suas sínteses e prospecções que quando líamos fazíamos, os mais exaltados, aquela cara de “What?”. Aprendi a respeitá-lo, nem sempre concordando. Enfim, lá vai mais uma síntese, prospectiva e perspectiva supimpa! Há muito pano pra manga, mas se aprendi algo aqui é que “Lula é uma maravilhosa incognita” …mas não é ele lá agora e esse jogo se torna mais instigante. Você mudou muito nesses anos Nassa, ampliou sua visão de uma forma impar e se superando a cada crise. Sim, a bola da vez é esgotar Marcelo Oderbrecht, pelo visto já esgotado. Então, no melhor estilo de Numero Zero de Umberto Eco, em que um personagem, não lembro qual, coloca como sugestão que todo figurão deve ter um dôssie para que em um dado momento não se precise mobilizar grupos para se obter informação. Então vamos a eles. Os cadaveres! E não se abismem sairão generais da Ditadura!

    1. Generais de braços dados com
      Generais de braços dados com o dr. Roberto na casa da Maria a Louca, praça XV, Rio? Sendo assim a gargalhada seria ampla, geral e irrestrita.

  8. salvo engano, parece que o

    salvo engano, parece que o teori iinsinuou retirar a lava-jata da república do paraná…

    ou incriminar o moro…

    mas o mais interessante ocorreu na própria UFPR, onde moro  dá aula…

    ontem alunos e professores e o público dos movimentos sociais pediam:

    FORA MORO!

    deve ser humilhante para moro  conviver agora com essas pessoas,

    sem se desgastar… 

  9. Uma discussão atual.

    Uma discussão atual é a discussão de que a sociedade brasileira vai além dos meios de comunicação hegemônicos. 

    Hoje me surpreendi com a conversa com amigos da turma do 13 de março. 

    As pessoas estão dialogando sobre o tema do Golpe e fica claro que está enfraquecido o papel da velha mídia, porque ela não se atentou ao básico: as pessoas não querem a Justiça parcial, elas querem é que todos sejam punidos. 

    E foi surpreendente ver que dentro da Legalidade, com Processo, julgamento, recursos e assim por diante. 

    A sede ao pote da Rede Globo não combina com um País de pessoas alfabetizadas e tratadas como analfabetas. 

    O papel da Rede Globo & Cia. afeta o entendimento da Política, entendida como um antro de corrupção, mas não afeta todo mundo no sentido de que é justa a seletividade e perseguição a um só partido político, ao Lula e à Dilma.

    O papel da velha mídia foi o de tornar toda Política no mesmo patamar: o da corrupção, porém, não é capaz de criar um senso comum de punição sem provas só porque eu não sou ideologicamente aliado da pessoa ou partido A, B ou C. Este papel só exerce a extrema-direita, e que a velha mídia, também, cooptou para tentar o Golpe e acaba por enfraquecê-lo.

    E por ser tão radical a perseguição à Dilma e Lula e ao PT o Golpe nasceu para se perder no caminho, e não ser consumado. 

    Só a extrema-direita segurará a vela com a Rede Globo & Cia. por mais tempo.

    A vitória virá pela sensatez. Pelo diálogo que começa a servir de freio ao Golpe. 13 de março, continuo dizendo, foi um ato para além da Rede Globo, foi um ato contra a Política, porque as pessoas que foram lá, excetuando a extrema-direita creem que esta Política que está ai não está com nada. 

    Lembram que quarta-feira passada a Rede Globo convidou para irem à Av. Paulista protestar depois do JN? Pouquíssimos foram. Se houvesse o Poder que pensa ter de conclamar a classe média tradicional para a Av. Paulista lá estariam muitas pessoas, e não estavam mais de 300 pessoas, segundo relatos. Av. Paulista que é circundada pelos bairros de classe média e médio-alta paulistanos. Ali a Rede Globo pensou ser um transatlântico e não passou de um barco de lata. O vestido preto do dia seguinte é do zap e do Face; a Globo vem à-reboque. O preto é o Moro e o “combate à corrupção”.  

    Sabemos da honestidade de Dilma e da sua coragem de abrir os caminhos para investigação sem freios de todo mundo.

    A população já está se ligando que o Golpe é para não investigar mais ninguém. Temos que bater na tecla de o Golpe ser para por fim a Lava-Jato. Este mote pegou.

    A população está, também, se manifestando no Brasil inteiro contra o Golpe! E cada vez mais grupos de pessoas de diferentes categorias profissionais produzem e assinam manifestos contrários ao Golpe! 

    Venceremos os golpistas!

    Não vai ter Golpe! Uma próxima manifestação do pró-Golpe será bem menor, porque Kim Katiguri, Revoltados On Line, Lobão e etc. não representam ninguém!

    A população brasileira não quer o Golpe!

    Quer é uma Política de melhor qualidade com políticos melhores.

    Dentro de suas limitações de entendimento da Política, a tentativa de Golpe está sendo um aprendizado Político.

    E podemos dizer que o Brasil pode se fortalecer a partir deste episódio e ter uma população mais consciente e mais sabedora de em quem votar e sabedora do que representa a velha mídia, pouco afeita, pelo que mostra hoje, à Democracia e ao Estado Democrático de Direito. 

    1. muito bom. são textos assim

      muito bom. são textos assim que precisamos divulgar. incluvive acho que o Nassif poderia “promover” a post no site dele. abraço

  10. Nassif, vc está lendo ERRADO!
    A única coisa relevante disso tudo que vc escreveu é o fato Odebrecht. O golpe foi consumado!
    A Odebrecht procurou a CIA e não a Justiça! Quem é a CIA Nassif?

    Tanto faz o Judiciário. O Golpe se dará no Congresso! O Judiciário é só para manchetes, não é relevante. Apenas algo para se atingir O FIM que é a troca do regime.
    O que aconteceu No Congresso está semana além da reunião de Serra com Temer?
    Nada! Esta tudo certo!

  11. Será que agora vai?
    COMEQUIÉ? A SAÍDA É ENTREGAR LULA? Quer dizer então que a única saída que aparece no horizonte é entregar Lula à sanha da direita, já que depor Dilma ia pegar muito mal pra eles?  No post aí em cima, Nassif dá a entender que essa alternativa genial não é dele, mas “é por aí que deverão ser estruturadas as próximas ações anti-golpe”. ANTI-GOLPE, viram bem? Como se pegar Lula não fosse o cerne do golpe.Vamos recapitular o que Nassif tem proposto pra Lula ultimamente? MOMENTO 1: Moro tentou prender Lula, mas não conseguiu, por algum motivo que nossos briosos jornalistas, inclusive os progressistas, não conseguem descobrir – ou não podem nos dizer. O tiro saiu pela culatra, pois, uma vez liberado, Lula fez um excelente pronunciamento de quase meia hora que foi transmitido ao vivo pela TV aberta e teve um impacto extremamente positivo na militância.  Indignado, mas calmo, seguro e desafiador, Lula nos fez lembrar por que se tornou o maior líder popular deste país. De forma praticamente espontânea, as ruas se encheram de gente a protestar em seu favor. Ele continuava correndo o risco de ser preso pelo juizinho fascista de Curitiba, mas a reação era coisa certa. De certa forma, ele estava em vantagem. É justamente aí que começa a campanha para que Lula assuma um ministério, ideia que sempre me pareceu uma tremenda burrice, pois, com a mídia toda contra ele, terminaria prevalecendo a versão de que ele estava “fugindo de Moro”, o que, de fato aconteceu (prevaleceu essa versão negativa). Além disso, sua família ficaria ainda mais exposta à sanha do tribunal de exceção do Paraná.  Nassif, porém, foi um defensor entusiasta da ideia. Seria uam verdadeira panaceia. Lula não estava querendo, segundo Nassif, porque preferia ser preso pela direita e virar mito. Mas Nassif botava a faca nos peitos dele: em vez de querer ser mito, tenha coragem pra ser um estadista. (Este blog foi o primeiro lugar onde vi esse tipo de argumentação que desquqlificava Lula no caso dele não aceitar o ministério; depois vi em mais uns dois outros lugares). MOMENTO 2: Lula aceitou o ministério e deu tudo errado (aconteceu tudo de ruim que se imaginava e muito mais). Não deu certo, mas Nassif até agora não fez auto-crítica. Apareceu num hangout gozando Rodrigo Vianna por ter sugerido que Lula se refugiasse numa embaixada, embora eu não veja outro jeito dele não ser preso – e agora achincalhado, sem a situação de relativa vantagem que tinha logo depois da “condução coercitiva”. MOMENTO 3: No post de hoje Nassif desanca os lulistas. Pela falta de diplomacia com a impoluta Rosa Weber – como se ela fosse votar a favor do HC se “os lulistas” não tivessem levantado suas ligações com Moro e Aécio. Por agirem igual aos golpistas – com robôs e calúnias – só que com muuuuuito menos eficácia. (Além de escrotos, somos incompetentes.) Depois, de forma muito trivial, fala da saída que vem sendo desenhada pelos setores anti-Lula “preocupados com a institucionalidade”: entregar Lula à sanha do tribunal de exceção, não importando o fato de que NÃO HÁ PROVAS contra ele (enquanto que Moro cometeu crimes em flagrante). É o preço que teremos de pagar para que Dilma não seja deposta. Embora essas pessoas “preocupadas com a institucionalidade” queiram evitar a deposição só pq vai pegar mal no meio jurídico e no plano internacional. Então é isso, Nassif? Agora é fazer com Lula o que se fez com Dirceu? NÃO, NÃO E NÃO! FUI CONTRA QUNDO ERA DIRCEU E SOU MAIS CONTRA AINDA NO CASO DE LULA. DUVIDO QUE A MILITÂNCIA TROQUE LULA PELA CONTINUIDADE DO MANDATO DE DILMA.  EM DEFESA DE LULA!!! 

  12. situações extremas, medidas extremas

    1. nada é mais urgente do que impedir a queda final do Estado Democrático de Direito. nada é mais importante do que compreender que isto não basta. porque nossa frágil, limitada e insuficiente Democracia se demonstrou incapaz de resistir ao assalto de suas instituições;

    2. no Legislativo, Cunha e Renan. no Judiciário, Gilmar Mendes. no MP, Janot que autoriza a divulgação ilegal de um grampo ilegal, ameaçando a soberania nacional. na PF, uma corporação armada rebelada que prossegue com um grampo mesmo após a ordem do juiz-parceiro para interrompê-lo. na mídia, a pregação do ódio e da sublevação social;

    3. tem-se caracterizada a associação criminosa para a derrubada do Estado Democrático de Direito;

    4. já não é mais o caso de se perguntar como um juiz de 1ª. instância consegue desestabilizar o país. o que deve ser colocado claramente é: que Democracia é esta que uma investigação conduzida por um juiz de 1ª. instância consegue desestabilizar?

    5. STF é a última chance de reassegurar o primado da lei e do poder constituinte emanado do povo;

    .

     

  13. Panos quentes tardios

    A decisão do ministro Teori, embora dura, muito dura, com relação a atuação de Sérgio Moro veio tarde, muito tarde.

    Moro será afastado e responderá pelo crime – ou crimes – que praticou, mas, agora é tarde, muito tarde.

    Os ministros do STF – e me permitam generalizar, neste momento agudo – desde sempre, nesta tal operação lava jato – , atuaram com extrema preocupação jurídica, ignorando que a coisa sempre foi, desde o início, política.

    Existe um brocardo jurídico que dita que o que não está nos autos de um processo não está no mundo. Significa que o juíz deve ignorar tudo que não consta dos autos no seu proceder de julgar as causas que se lhe apresentam.

    O Supremo Tribuna Federal – e não escrevi por extenso à toa – constitui-se muito mais do que uma corte jurídica. Mais que isso, é sobretudo uma corte política. Não em termos de política partidária, mais, bem mais que isso, uma corte que deve tratar a política como uma ciência profunda da qual cada qual opta por um determinado lado ou pedaço e, daí, a denominação de “partidos” políticos.

    Ao ter até o presente momento se portado como uma corte juridica, extremamente jurídica, o STF está se omitindo de exercer a sua principal tarefa de guardião da constituição. 

    Como uma corte política, acima dos partidos, o STF teve diversas oportunidades para agir, mas, preferiu se acomodar no juridicismo, prefiriu se omitir, dar uma de João-sem-braço.

    De nada adiantará, agora, tentar afirmar, o STF, que João agora encontrou o braço. Braço perdido, perdido está.   

    Os ministros do STF igonoraram que os autos que julgam estão no mundo.

    Mundo mundo vasto mundo,
    se eu me chamasse Raimundo
    seria uma rima, não seria uma solução.
    Mundo mundo vasto mundo,
    mais vasto é meu coração.

    Agora é necessária uma intervenção maior, das forças armadas, pontual, rápida e eficiente.

    Trata-se da única força com alguma credibilidade. É lamentável este estado de coisas, mas é, ao meu ver, a única forma de pacificação da sociedade. 

  14. 500 Bilhões de Dólares e a Espada de Occan
    500 bilhões de Dólares. Os batedores de carteira querem a grana, assim só lhes interessa o impeachment.
    Todo o resto é biombo, jogo de espelhos.

    1. Acredito que se o impedimento

      Acredito que se o impedimento ganhar força, o ultimo gesto de Dilma deveria ser convocar uma rede de radio e tv e colocar os pingos nos is, esclarecer á população o que está em jogo e os interesses dos que a querem derrubar, com todas as letras sem as falas empoladas dos que escrevem discursos que a maioria tem dificuldade de entender, pre-sal, direitos trabalhistas, direitos sociais, valorização do salario minimo, etc; tem gente que não sabe que o pre-sal vale dezenas de trilhões de dolares e que já há centenas de anos de exploração garantidos, a ignorancia do povo e o que lhes dá força. A resistencia contra o golpe virá do povo sofrido e excluído organizados ou não, não do cabeça branca, do acovardado stf, da midia.

  15. Nassif,
    Vc lembra quando

    Nassif,

    Vc lembra quando Carlinhos Cachoeira foi grampeado, e as conversas que ele teve com Demóstenes Torres foram liberadas? Demóstenes tinha foro privilegiado no STF.

  16. Ainda há uma neblina  nisso

    Ainda há uma neblina  nisso tudo,  não dá pra dizer quanto do STF participa do golpe, quantos ministros estão ao lado de Gilmar? Mesmo com as declarações de Janot, duvido muito que os procuradores deixaram de vazar informações e atacar o governo quando se sentirem ameaçados por Dilma, acredito que foi jogo de cena para se parecer imparcial. Já o Ministro Teori não sei o que espera, creio que seja um legalista, porém  talvez queira ele mesmo colocar Lula atrás das grades e ser ovacionado pela mídia.

  17. O país já foi golpeado.

    E a Lava-Jato se virou para o caminho mais complexo e de difíceis previsões. 

    Se Lula caisse nas mãos do Moro: condenação na primeira e segunda instância e Lula seria carta fora do baralho. Nem prender seria necessário e até, pior, para não criar um novo Mandela. 

    Lula nas mãos do STF. 

    Agora é com o prevaricador Janot. Se apresenta denúncia no STF contra Lula terá que apresentar também, contra Aécio. Caso contrário, corre-se o risco de manchar de vez a operação Lava-Jato. A prisão de Lula precisa de legitimação. Este é o papel que sobrou para Aécio Neves. Se ferrou, play-boy. 

    Pelo que vimos até aqui, o STF terá um caminhão e meio de provas para fazer Aécio ver o sol nascer quadrado. E aí, Janot? Vai encarar?

    As delações da Odebrecht são a bola da vez. Servirão para turbinar o blefe do impeachment. O objetivo do processo é apenas paralizar o país e impedir o governo de reação fazendo com que ele chegue aos frangalhos em 2018.

    Acho que estão nos subestimando…

  18. Não vai ter Golpe

     Não vai ter golpe, se necessário defenderemos a força a constituição, apesar de que acredito que as Forças Armadas aprenderam a Lição, e que sua função é defender a Constituição e a Nação. Não irão apoiar esse golpe que tem claramente interesses particulares e internacionais, que são contrário e nocivos a Pátria.

     

  19. Será que foram todos os

    Será que foram todos os procedimentos relacionados ao Lula que estão nas “mani sporchi” de Moro?

    Decisão:

    “12. Ante o exposto, nos termos dos arts. 158 do RISTF e 989, II, do Código de Processo Civil, defiro a liminar para determinar a suspensão e a remessa a esta Corte do mencionado “Pedido de Quebra de Sigilo de Dados e/ou Telefônicos 5006205-98.2016.4.04.7000/PR” e demais procedimentos relacionados, neles incluídos o “processo 5006617- 29.2016.4.04.7000 e conexos” (referidos em ato de 21.3.2016), bem assim quaisquer outros aparelhados com o conteúdo da interceptação em tela, ficando determinada também a sustação dos efeitos da decisão que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas.

    Comunique-se com urgência à autoridade reclamada, a fim de que, uma vez tendo cumprido as providências ora deferidas, preste informações no prazo de até 10 (dez) dias.

    Com informações ou decorrido o prazo, abra-se vista dos autos ao Procurador-Geral da República (arts. 160 do RISTF e 991 do Código de Processo Civil) e voltem conclusos para julgamento.

    Junte-se cópia desta decisão nos autos de Pet 5.991, arquivando-se aqueles.

    Publique-se. Intime-se. Brasília, 22 de março de 2016

    Ministro TEORI ZAVASCKI Relator”

  20. Ainda resvalando no post

    Ainda resvalando no post sobre o Janot e comentando brevemente esse post. 

    Não compreendo a fala de Janot como uma tentativa de conter a turba violenta que foi liberada e é liderada pela polícia política. Trata-se de um prenúncio do que vira com as delações da Odebrecht e Cia Ltda. Vão inviabilizar o partido e pouco importa o “choro e ranger de dentes” da esquerda. Esse é o recado.

    E Temer e Aécio?Não são problemas para o Brasil.

  21. O Judiciário não entende política…

    Pois tiraram o Lula do anonimato e o colocaram dentro do campo. 

    A oposição não sabe pra onde corre, se é para o impeachment ou sei lá pra onde. Pois tem vários integrantes citados no esquema. 

    A presidenta Dilma não é o Collor. Tem um terço dos eleitores e várias organizações a seu favor.

    A solução será o STF retirar tudo do Moro e terminar a lava jato…. 

    Na atual conjuntura o único que perdeu já na primeira batalha foi o Aécio.

    1. Como é que fica ?

      E estes golpistas explicitos, Temer, Cerra, Sampaio, Paulinho…..cabe alguma punição judicial ( danos morais, quiça materiais a nação ) ? Não trabalham há meses para o povo. Ou preparar golpe é trabalho e merece pagamento ?

      Os juízes, procuradores e outros coxinhas explícitos pagos com o dinheiro público podem receber punições ?

      Em uma empresa privada, um coxinha se não trabalhar  recebe uma advertência ou demissão.

      Um Temer, fora o golpe (” Não Vai Ter Golpe”), vai ficar como ? Pode-se solicitar o seu afastamento do cargo de vice por incompatibilidade ética?

      E a Globo e o PIG, cabe alguma ajuizamento por danos ao Estado Constitucional ?

      E qual a razão de não se investigar quem banca os Golpistas – será que tem nota fiscal ou é igual ao jatinho sem dono da Marina ?

  22. Legal vai ser quando o

    Legal vai ser quando o Barroso, no Plenário, derrubar o Gilmar usando como argumentos os pŕoprios julgados do Gilmar demonstrando sua parcialidade política.

  23. O que tem de ser feito logo é levar o caso dos abusos da lava…

    O que tem de ser feito logo é levar o caso dos abusos da lava jato e do juiz moro para o CNJ, para que sejam apurados os vazamentos sistemáticos e os grampos ilegais do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

    Quanto ao impeachment, só gostaria de lembrar o Michel Temer e toda a cúpula do PMDB de que se a presidenta Dilma cair, eles vão ter que prestar contas aos 54 milhões de eleitores que votaram no atual governo.

  24. Teori tirou o palanque de

    Teori tirou o palanque de moro e afirmou a dignidade da justiça, só mesmo um cego pode achar que vai dar um golpe no país e tudo vai voltar ao normal no outro dia, provavelmente, vão decretar estado de sítio para contar os distúrbios e transformar um golpe civil em militar como costumam fazer.

    De outro lado, sou daqueles que defendem que Lula não deveria sair candidato em 2018, gostaria de ver o maior presidente que o Brasil já teve e maior líder progressista do planeta viver seus ultimos anos em paz, descansando e aproveitando sua família e amigos, o velhinho merece isso.

    Lula seria cabo eleitoral e um conselheiro da esquerda, o campo progressista precisa renovar seus quadros, rejuvenescer a política, passar o bastão para as novas gerações, como disse Lula o PT é uma ideía e não uma pessoa.

  25. O direcionamento e coerção da

    O direcionamento e coerção da mídia golpista na condução da lava jato vai custar muito caro a ela. Se não forem condenados  pela justiça , serão pela história. A população percebeu e já responde com o controle remoto. A população está de saco cheio e bolso esvaziando com esta pauta única que só interessa a eles.

    Não adianta eles não enxergarem povo nas manifestações do dia 18, somente na do dia 13. A reação pela legalidade tomará as ruas se preciso for. A diferença de discurso entre os grupos de apoio e oposição fica evidente a cada dia. Se de um lado há a defesa da legalidade, da democracia, do outro negativa de civilidade. O golpe não passará.

    Se o PMDB embarcar nesta canoa furada perderá a hegemonia no interior do Brasil à frente das prefeituras neste ano mesmo. 

  26. Acho que o acerto final do golpe é esse mesmo.

    O Odebretch implode o Governo Dilma e entrega a cabeça do Lula na delação , conforme suspeita do DCM , eles entregam o Moro e sem o Moro a Lavajato sobe para o STF e o restante dos golpistas do PMDB e PSDB escapam livremente , ou no máximo terão as investigações e julgamentos iguais ao mensalão do PSDB , só para inglês ver.

    Enquanto mais uma vez somente os petistas irão para a cadeia , provavelmente pelo domínio do fato de novo.

     

  27. E o que Renan disse não conta nessa nova fase?

    Você esqueceu de colocar a fala do Renan no contexto da sua análise Nassif.

    A fala do Renan dizendo que o se o PMDB contribuir para o golpe vai pagar a conta significa o quê nessa hora?

  28. O Golpe se Combate Com o Povo Nas Ruas e Cadeias de Rádio e TV

    Tudo muito bem, tudo muito bom, mas não percamos de vista que, nesse exato momento, o “impoluto e probo maestro suíço”, Eduardo Cunha, continua a reger a $infônica da Câmara, em “fuga” continuada, para abreviar a recita e empossar finalmente a elite do atraso no poder, em substituição a presidente Dilma, a ser retirada no bojo do golpe paraguaio.

    Portanto, não percamos de vista que a recita golpista se opera nesse momento na Câmara e para impedi-la resta-nos colocar o povo nas ruas e a presidente em cadeias de rádio e tv para, estabelecer o contraditório junto a população, aumentar a contra-pressão sobre os deputados e apontar o inimigo público número um do Brasil, sempre, a Central do Golpe, a Rede Globo, que energiza os golpistas em geral: Mídia, Judiciário, MP, PF, Parlamentares e Partidos fisiológicos, enfim, toda a Casa Grande & Adjacências Ilimitada.  

    Não esqueçamos: “QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA” e “POVO NA RUA GARANTE A DEMOCRACIA E EVITA A DITADURA”

    1. Plenamente de acordo, Fr@ncisco.

      E agora, quem vai “ressarcir” o prejuízo que esta ação deliberada causou?

      A Rede Bobo tem que ser processada como golpista.

      Acrescento ainda, a necessidade da Presidente convocar coletiva de imprensa com os correspondentes  estrangeiros e expor, diariamente, os passos e os intergrantes do golpe.

      E, vamos para a rua!

  29. ODEBRECHET

    Fiquei sabendo que  Odebrecht através de documento prestado, se comprometeu com a ONU a torna-se HONESTA, OU SEJA  nos processo licitatório EM todo o MUNDO. Se comprometeu com a CIA  e com a Globo, MAS NÃO SE COMPROMETEU COM OS RUSSO , nem com os GOVERNADORES e Prefeitos. Enfim, a  Odebrecht somente vai CAGUETAR o governo Dilma só DESSA VEZ!! 

  30. NASSIF !! Entregar o Rei para salvar a Dama ?!?

     Caro Nassif,

       por mais voltas que sejam dadas, isso não tem a tua cara.

    Deixa a tua veia de pensamento ser livre. Você pode trazer MUITAS mais contribuições para este momento

    Por Adorno e Horkheimer, o que você pubicou deve ser apenas uma parte, incompleta. Se essa é a Tese, falta a Antítese e a Síntese!!

    É muito básico, por favor completa a análise e nos entrega a SÍNTESE.

     

     

  31. Nassiff,
    Envio trecho de uma
    Nassiff,

    Envio trecho de uma reportagem publicada em um site do Canad sobre o financiamento dos protestos no Brasil. .

    Regime Change in Brazil? Right Wing Protest Movement Funded by US Billionaire Foundations, Training in US

    The Free Brazil Movement was founded by members and alums of another group that’s been spreading fast in this country: Estudantes Pela Liberdade, “Students for Liberty.” By liberty, they mean libertarian: they favor cutting government spending, privatizing state companies and reducing regulation.

    These policies are far from how Brazil is set up right now. Like many Latin American countries, Brazil is a social welfare state with universal healthcare and many companies that are partly government-owned.

    But for the last few decades, pro-market, anti-regulation think tanks have been growing in the region. Economist Bernardo Santoro is part of that movement in Brazil. He recalls attending an event in Rio de Janeiro state in 2012 that was organized in part by a group called Atlas Network.

    There, attendees talked about the future of libertarianism in Brazil, brainstorming “ideas for how the movement in Brazil would grow up, and bringing Estudantes Pela Liberdade — Students for Liberty — to Brazil was one of those ideas.”

    Both Atlas and Students for Liberty are based in the US, and both have received tens of thousands of dollars in funding in the last five years from American sources like the John Templeton Foundation and the Charles Koch Foundation, the billionaire-backed group known for supporting far-right causes.

    1. Nunca duvidei disso.

      Em 2013 já acusava o movimento “ChangeBrazil”  e as coincidências à época, com a propaganda do Itaú. A palavra chave era: MUDE !  Em semanas a aprovação do governo caiu mais de 30 pontos em decorrência daquelas manifestações que corriam o Brasil sem que atinássemos sobre o porquê.

  32. Não está na hora….

    Já não passou da hora de uma atitude mais drástica em relação ao golpismo explícito da Rede Globells  e assemelhados?

    Até quando a nação vai ser refém destes incendiários e criminosos?

    A AGU não pode processá-los?

    E, se forem sitiados?

    Sitiados, não invadidos.

  33. Odebrecht leaks

    Modestamente, eu acho que tanto a fala do Janot, quanto a decisão do Teori vão na mesma direção: menos sensacionalismo e menos vazamento.

    O esforço agora, inclusive do Ministro da Justiça, seria para evitar vazamentos, seletivos ou não, dos depoimentos e deixar o processo seguir dentro do estrito cumprimento da constituição.

    Fora disso, é enquadrar o moro, inclusive criminalmente por conta dos grampos e da interferência violenta na política.

  34. Se odebrecht delatar apenas

    Se odebrecht delatar apenas no ambito da lava jato, vai ser um dirceu2, ou marcos valerio 2.

    Quando estiver saindo da prisão daqui alguns anos, virão outros processos, e vai voltar para a cadeia reincidente.

    Ou o cara aproveita para fechar acordo e delatar tudo, e passar apenas 1 temporada na cadeia, ou a vida dele já era.

  35. As mudanças ocorrem agora

    As mudanças ocorrem agora porque estão vendo, todas essas autoridades, o que Ministro Marco Aurélio viu no dia 04, após aquela patacoada no aroporto de Congonhas. Depois daquele dia os ânimos vem se acirrandoc ada dia mais. Pod também terem levado em conta que o PT ainda tem muita bala na agulha, visto que as manifestações de sexta não deixaram nada a desejar, se comparadas as de domingo, 13. 

    Alertas para que se evitem mortes nas ruas tem sido dados por Marco Aurélio Mello, Veríssimo, etc. Ou seja, se hoje nada for feito para frear essa escalada de abusos, de intolerância e brutalidade, de fato o Brasil vai virar uma terra sem lei.

  36. Na verdade a nova etapa é a

    Na verdade a nova etapa é a delação do Marcelo Odebrecht. O goverbo Dilma acabou, em uma semana o PMDB pula fora do barco só pra deixar ainda mais claro. Lula é personagem secundário ou terciário nessa estória, o que acontece com ele é irrelevante.

  37. Íncrível os FASCISTAS já

    Íncrível os FASCISTAS já estão pressionando Teori e chamando-o de “TRAIDÔ!!”

    Traidor sim,DA CAUSA MAGNA DO GOLPE E DO RETALHAMENTO DA CONSTITUIÇÃO!!

    A distorção dos fatos é do ser humano,vide que à época da abolição da escravatura os

    SENHORES DE ESCRAVOS AINDA QUERIAM REPARAÇÃO DO ESTADO PELA PERDA DE SEUS NEGROS!!

    SE DEIXAR O FASCISMO VAI LONGE! TEORI ESTÁ DEFENDENDO AS LEIS e lógico há quem seja contra!!!

  38. Eu não me iludo com o “pito” público do PGR no MPF….

    O que ele está fazendo, na realidade,  é mudar  a  estratégia  já que a  anterior não apresentou os resultados desejados…

    Agora, a tática será  aquela usada nos presídios quando tudo está perdido: a ” Cavalo-doido” !!

  39. próximos lances no meu tabuleiro.

    Para mim tudo está ficando muito claro. Em agosto teremos Olimpiadas, algo que movimenta bilhões de grandes empresas do mundo todo. Isso significa que até lá, tudo tem que estar resolvido de uma forma ou de outra para não ‘atrapalhar os negócio$’. O Impechment está rolando na Câmara em ritmo acelerado (agosto tem olimpiadas, né?). Então a camara vota a favor do processo, Dilma é afastada e Temer assume. Aí a lava jato morre, porque a essa altura com tanta ilegalidade e arbitrariedade basta um sopro (do PMDB/e do ‘constitucionalista’ Temer) para acabar com ela. Me pergunto se o Juiz Sérgio Mouro cometeu todas as ilegalidades que cometeu conscientemente – as últimas às vesperas da instalação da comissão do impechment na camara – para que a lava jato acabe em um eventual governo pós-Dilma. Isso não afetaria o impechment, ja que as acusações em que ele se baseia não estão ligadas a lava jato. É sintomático a oposição aceitar retirar a delação (falsa ou verdadeira) de Delcídio da peça acusatória do impechment, não?. Achar que Temer/PMDB não se sustentam porque não são ‘limpinhos’ é pura ingenuidade politica,a pequena politica é sobre poder e dinheiro não tem nada a ver com ‘ética’, ao contrário da politica com P maísculo. Quem tem mais de 40 anos já houviu milhares de vezes que ‘agora vão acabar com a corrupção no Brasil”! A Globo vai tecer loas repetidamente sobre a ‘sobriedade’ e o ‘caráter democrático’ do ‘constitucionalista’ Temer – com enfase no ‘constitucionalista’, isto é, um representante da ‘ordem’. A Globo  só não vai falar que Temer é maçon, é claro. Afinal a familia Marinho também é da maçonaria….

    O  PMDB é o partido que está a trinta anos no poder, é o verdadeiro partido da classe dominante no Brasil, ‘ba$e politica’ é o que não falta. Assumiu na democracia o papel que as FA já tiveram; está sempre nos interstícios do poder, e em caso de crise politica toma a frente. Na presidencia Temer implanta a “Ponte para o Futuro”, o plano do PMDB que acaba com os direitos dos trabalhadores e termina de privatizar o Brasil. E o objetivo disso tudo é exatamente esse, não é sobre as palavras mágicas que infestam o debate politico hoje. Os grandes empresários do Brasil e estrangeiros que estão movendo tudo isso, ficam quietos pois obtem o que realmente querem. Como alguns dizem que Paulo SKaf já está cotado para um ministério em um hipotético governo Temer(segundo o EL Pais Brasil),  não vai ter mais lanchinho de Filé Mignon para o MBL na FIESP. Aliás, não vai ter mais protesto financiado e promovido pela FIESP, afinal ela vai estar no governo. Se alguns desavisados resolverem ir para a rua contra o ‘corrupto PMDB’, não só não vão ter o suporte das grande empresas como têm hoje, como vão ser enquadrados. Já terão cumprido sua função de massa de manobra, não serão mais ‘úteis’ e poderão ser ‘descartados’ como a SA foi por Hitler. O sinal disso já foi dado; na semana passada não teve coxinha tirando selfie com policial, teve policia jogando bomba de gás em coxinha. Parece que “O amor acabou”.

    E a reação nas ruas contra o golpe, dirão alguns? Ora, a Presidente Dilma, em um atitude desastrosa para a democracia, sancionou a lei antiterrorismo no dia 17 de março, uma lei que representa mais um passo na formação do Estado Policial no Brasil – um país onde nunca existiu terrorismo. Com a proximidade das Olimpiadas e Temer/PMDB no poder é fácil agora ‘invertar’ uma ameça terrorista, afinal a função da ‘lei antiterrorismo’ é essa. Plantar provas e infiltrar P2 é uma atitude comum das PMs de todo Brasil mesmo na suposta ‘democracia’. O PMDB do RJ já mostrou como se faz isso. Ainda mais se a esquerda que não é do PT entrar na parada. Aí mesmo que vão descer o cacete ‘democraticamente’`e ‘dentro da lei (antiterrorismo)’. Tudo isso sem qualquer intervenção das FA, um Estado policial como o que vivemos não precisa mais das FA na rua ou na politica. A história não se repete, mas continua….

    Tudo dentro da fachada democrática com o conteúdo autoritário, que interessa mais aos negócio$ que a ditadura escancarada.

    1. a sociedade tem que começar a cobrar coerência do PMDB

      ele tem sido governo desde o primeiro mandato da Dilma se abandonar o barco agora, com o impeachment para dar o golpe e pegar o governos inteiro é golpe, e TAMBÉM golpe no compate a corrupção !! Estarão fazendo isso apenas para se safar da LAVA JATO!!!

       

      Mais óbvio impossível!!!

      1. Mas está sendo coerente

        O PMDB é um partido que há muito tempo (época do FHC inclusive) só busca vantagem para si próprio. Fica em cima do muro, e pende para o lado onde vai levar vantagens financeiras.

         

        Não tem projeto de país, orientação ideológica. Aliás, tem sim orientação ideológica, a ideologia do dinheiro.

         

        E é o partido que melhor entendeu o jogo político no Brasil, tanto que é o partido mais influente no Legislativo.

  40. Se o STF “baixar a cabeça”

    Se o STF “baixar a cabeça” GLOBO e MORO “montam em cima” dito na linguagem das ruas!

    É SÓ VER ACIMA O Q FUNCIONÁRIO DA GLOBO ESCREVEU E OS ÁUDIOS ILÍCITOS MANDADOS AO STF

    POR MORO tipo dizendo; “fiz mesmo e toma as fitas para vcs agora!!!”

    STF ACUADO É A DERROCADA,ESFARELAMENTO DA DEMOCRACIA!!! E repito,não acredito ainda que

    UMA EMPRESA E UM JUIZ SUBJUGANDO UM PAÍS INTEIRO!!   I  N  C  R  Í  V  E  L !!!!!

  41. ÂNIMOS EXALTADOS/VERMELHO TREMULANDO

    Caro Nassif, o “DATAFALHA”, no parecer desse pacato cidadão (desde que não pisem no seu calo) está cometendo equívoco quando fala estatisticamente que de cada 10 brasileiros, 07 querem o Impedimento (linguajar mais popular/sem o “ingrês” made in USA) da nossa honesta e dignìssima Presidenta DILMA VANA ROUSSEF. Vivo na cidade bahiana mais “aecista” do Nordeste (se bem que frente aos acontecimentos, de repente, igual um passe de mágica, todos votaram na “MARINÉCIO” ). Percebo em minhas caminhadas matinais, o vermelho voltando a fazer parte do cotidiano das pessoas de Vitória da Conquista no Estado da Bahia. Lembro que o Partido dos Trabalhadores (PT) governa o “aecista” município a exatos 20 anos e até o momento  o povo (através do voto)  não aderiu a alternância de poder. Saliento que o principal oponente político é o PMDB e aliados da direita. NÃO VAI TER GOLPE!. Respeitem o meu voto!.

  42. Haverá de haver algum freio à imprensa golpista.

    Já passa da hora de se dar um basta às Organizações Globo e aos demais veículos de comunição que compõem a imprensa golpista deste país.

  43. Na minha opinião,como o moro

    Na minha opinião,como o moro esta sob suspeição,toda a lava jato deveria ser paralizada nesse momento,ate que sejam exclarecidas todas as duvidas em relação ao fato de moro poder continuar ou não nas investigações.

  44. Golpe

    Depois dessa tentativa de Golpe contra o Estado Democrático de Direito As Organizações Globo saem muito menor do que já eram, algo que parecia impossível, haja vista que para muitos de nós brasileiros, a Globo já havia alcançado o fundo do poço! No entanto, tentando mostrar que ainda continua mandando desmandando nesse país, buscaram desesperadamente instalar um Golpe Institucional rompendo com as regras da Constituição. Na verdade a Globo Nunca conseguiu conviver com a Democracia, com a Justiça e muito menos com Governos que tentam diminuir as desigualdades sociais. Nunca engoliram Lula, Dilma e O PT, muito menos o que eles representam. A Globo se apequenou, se desmoralizou, tornou-se minuscula. A Globo tentou com seu herói tupiniquim Moro emparedar e levar para clandestinidade o maior partido de esquerda da América Latina e seu Maior Ídolo. Como não poderia ser diferente levou um tiro no coração! Imaginando ser Lula um cadáver insepulto , tentou idealizar o Golpe. Encheu as ruas de fascista, neonazistas e coisas piores. Só não imaginou que não estamos mais 1964 e que esse país tem gente de bem. Nem todos os Ministros do STF são Gilmar Mende, Nem todos os advogados ou Juízes são Moro e sua trupe, não imaginou que temos movimentos sociais organizados, um Papa de esquerda e jovens sedentos pelo embate. Pobre Globo, além de ignorar tudo isso, ignorou o Principal : NÓS Amamos Lula e somos gratos por tudo que seus governos fizeram pelo nosso povo. Não somo ingratos como a Globo que abasteceu os seus cofres durante esses governos também. Mais entendemos que a natureza da Globo é golpista. O Sr. Roberto Marinho foi e sempre será conhecido como o eterno padrinho da ditadura. Seus herdeiros coitadas, além de não serem tão astutos como o pai também não encontram espaço nos governos de hoje, porque esses governos não compactuam com a natureza anti democrática e autoritária que insistem em nos impor. Mais ao terminar essa agonia que estamos vivenda a cada dia com certeza sairemos Grandes, Fortes, ao contrário da Globo que sairá destruída e ainda mais desacreditada e odiada pelo povo! Dia 31 /03 Todos Pela da Democracia e dia 1/4 todos à Globo!!!

  45. Golpe

    Depois dessa tentativa de Golpe contra o Estado Democrático de Direito As Organizações Globo saem muito menor do que já eram, algo que parecia impossível, haja vista que para muitos de nós brasileiros, a Globo já havia alcançado o fundo do poço! No entanto, tentando mostrar que ainda continua mandando desmandando nesse país, buscaram desesperadamente instalar um Golpe Institucional rompendo com as regras da Constituição. Na verdade a Globo Nunca conseguiu conviver com a Democracia, com a Justiça e muito menos com Governos que tentam diminuir as desigualdades sociais. Nunca engoliram Lula, Dilma e O PT, muito menos o que eles representam. A Globo se apequenou, se desmoralizou, tornou-se minuscula. A Globo tentou com seu herói tupiniquim Moro emparedar e levar para clandestinidade o maior partido de esquerda da América Latina e seu Maior Ídolo. Como não poderia ser diferente levou um tiro no coração! Imaginando ser Lula um cadáver insepulto , tentou idealizar o Golpe. Encheu as ruas de fascista, neonazistas e coisas piores. Só não imaginou que não estamos mais 1964 e que esse país tem gente de bem. Nem todos os Ministros do STF são Gilmar Mende, Nem todos os advogados ou Juízes são Moro e sua trupe, não imaginou que temos movimentos sociais organizados, um Papa de esquerda e jovens sedentos pelo embate. Pobre Globo, além de ignorar tudo isso, ignorou o Principal : NÓS Amamos Lula e somos gratos por tudo que seus governos fizeram pelo nosso povo. Não somo ingratos como a Globo que abasteceu os seus cofres durante esses governos também. Mais entendemos que a natureza da Globo é golpista. O Sr. Roberto Marinho foi e sempre será conhecido como o eterno padrinho da ditadura. Seus herdeiros coitadas, além de não serem tão astutos como o pai também não encontram espaço nos governos de hoje, porque esses governos não compactuam com a natureza anti democrática e autoritária que insistem em nos impor. Mais ao terminar essa agonia que estamos vivenda a cada dia com certeza sairemos Grandes, Fortes, ao contrário da Globo que sairá destruída e ainda mais desacreditada e odiada pelo povo! Dia 31 /03 Todos Pela da Democracia e dia 1/4 todos à Globo!!!

  46. Talvez seja o capítulo mais

    Talvez seja o capítulo mais importante de toda esta tentativa de golpe que sacudiu o país, a participação do órgão de classe dos industriais paulistas, sob o signo do refrão do “menos impostos”, como se fossemos uma província espoliada do Império Romano. É tão insustentável esta história de menos impostos, que qualquer um, basta consultar o Google, pode bem saber que nem de longe somos um país de muitos impostos. Isto, esta crença de que ninguém vai ao Google saber de nada, leva a crer que eles lá ainda estão mesmo com a cabeça em 1964, embora os próprios militares já tenham evoluído para o século XXI. Isto também faz suspeitar que o que eles lá querem não é apenas menos impostos: O que verdadeiramente querem é, como eles mesmo dizem, “seu país de volta”, a volta de um estado perfeitamente patrimonialista, como sempre do Brasil usufruíram ao longo dos séculos.

    Agora entendemos tudo com muito mais clareza. O que estamos presenciando no país, não é um simples golpe. Também não é uma revolução, porque não há re-evolução de coisa alguma, e sim, tentativa de re-involução. O que estamos presenciando é uma revolta, no estilo de muitas que já existiram no Brasil. Isso nos faz ficar muito mais tranqüilos. Tivemos muitas revoltas no Brasil, revoltas contra o progresso e a favor da permanência do atraso. Mas sempre eram revoltas populares contra as elites e o governo, quando o povo temia que mudanças pudessem ser nocivas para ele, como tradicionalmente eram. A Revolta do Quebra Quilo, por exemplo, foi uma reação do pequeno comércio contra as tentativas de modernização do governo imperial, que pretendia impor a padronização segundo o sistema métrico nas transações comerciais. Ou a Revolta do Ronco da Abelha, que foi reação popular à instituição do recenseamento e do registro civil de nascimento, casamento e óbito, que o povo temia que servisse para controlá-lo, levá-lo à guerra compulsoriamente ou reescravizar quem era livre.

    Mas a atual revolta é inédita! Raymundo Faoro precisava estar vivo para ver o fenômeno que estamos assistindo. Em lugar de populares ou pequenos burgueses, temos agora como revoltosas as próprias classes dominantes e sua periferia cortesã, a classe média alta e remediada. Eles estão lutando contra a democracia universal, que veio a bordo da Constituição de 88 e, ao virar o velho Brasil de ponta-cabeça, criou um outro país dentro do Brasil, um novo país que fugiu quase completamente a seu domínio. O que estamos vendo não é uma revolta do progresso contra o atraso, é o contrário. Uma revolta do atraso contra o progresso, como as anteriormente citadas, mas sendo o contrário delas! Não uma revolta popular e sim elitista! Isso nos deixa muito mais confortados. O país não está involuindo, está apenas assistindo a uma grande reação contra o progresso. Estamos diante de uma revolta patrimonialista, muito bem organizada, mas que não tem uma proposta de progresso que não seja o velho e empoeirado liberalismo que serve apenas às elites e deixa migalhas aos mais pobres. Se deixar. Ela está tentando espalhar o caos para depois refazer do caos a antiga ordem patrimonialista.

    A mídia, a despeito de pertencer material e espiritualmente aos ideais patrimonialistas, também é apenas um instrumento do golpe, ou revolta. A Lava Jato também é mero instrumento do golpe ou revolta, ou levante. E a participação estrangeira, embora tenha interesse em pontos importantes como o domínio das reservas de petróleo e o controle do Banco Central, é apenas marginal, não é fundamental. Quem é fundamental, quem está no centro da revolta ou golpe, quem está no olho do furacão, é ela, a FIESP! Faoro não pôde ver isso, é uma pena para o aprofundamento de nossos conhecimentos sobre nós mesmos. O nome mais apropriado historicamente para este golpe será “O Levante Patrimonialista.” E sua principal palavra de ordem, sem dúvida, é “Queremos nosso país de volta”.

  47. Torcendo

    Torço para que a delação dos diretores da Odebrecht realmente não poupe ninguém. Precisamos nos livrar deste jeito bandido de se fazer política que há no nosso país. Se caírem todos os partidos, que caiam todos e tenhamos novos. 

  48. A democracia começa a ser

    A democracia começa a ser respeitada. Queremos que a lava jato continui, mas não sob o comando do Moro. Sua parcialidade e com tantos vazamentos não tem sentido em tê-lo a frente dessa operação. Convoque-se 4 juízes que não se encantem com holofotes e nem aceitem pressões da mídia. A mesma coisa para os procuradores e delegados. Pode deixar os mesmos, agora acrescente mais uns 8 procuradores e delegados que investiguem de maneira imparcial e nada de holofotes. Tem que escolher gente que não tema a pressão da grande mídia. Que a investigação vá a todos os casos de maneira concreta, não se baseando em delações que são coisas duvidosas. Tem que se procurar provas concretas e não brindar ninguém. Caso apareça nome também de gente da mídia que se vá a fundo. Sem perseguição e imparcialidade. Que zelem pelo o Brasil e pela constituição. Graças a Deus, os homens de boa vontade estão ermergindo de maneira serena. Basta as atitudes alopradas que levou o país ao ódio entre pessoas.

  49. Não esquecer o ministro Lewandowsky

    Na final da terça-feira o ministro aparece em cena pedindo o pronunciamento do ministro Zawascky, o que se concretiza algumas horas após.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador