The Guardian: Brasileiros pedem boicote a grandes empresas que apoiam Bolsonaro

Os brasileiros horrorizados com o fanatismo e o autoritarismo de Jair Bolsonaro estão pedindo boicotes às grandes empresas cujos fundadores ou proprietários apoiam o presidente de extrema direita.

Photograph: Adriano Machado/Reuters

no The Guardian

Brasileiros pedem boicote a grandes empresas que apoiam Bolsonaro

Boicotes seguem planos de manifestação contra as instituições democratas do Brasil, apoiadas por empresas

por Dom Phillips no Rio de Janeiro

Os brasileiros horrorizados com o fanatismo e o autoritarismo de Jair Bolsonaro estão pedindo boicotes às grandes empresas cujos fundadores ou proprietários apoiam o presidente de extrema direita.

Bolsonaro frequentemente ataca pessoas LBGT, indígenas e jornalistas e expressa admiração pela ditadura militar, mas o gatilho imediato dos boicotes foi uma manifestação planejada contra as instituições democráticas do país, apoiadas por alguns líderes empresariais – e pelo próprio presidente.

“Estou tentando combater um sentimento de impotência”, disse Edwin Carvalho, 39 anos, professor de jornalismo na cidade de Florianópolis, que postou uma mensagem em um grupo fechado do Facebook LGBT com 320.000 membros pedindo um boicote na América Latina a toda a cadeia de academias Smart Fit.

“Sou professor universitário, jornalista, gay”, disse Carvalho. “Sou tudo o que Bolsonaro mais detesta no mundo.”

A publicação de Carvalho foi motivada por relatos de que o fundador do Smart Fit, Edgard Corona, havia compartilhado vídeos atacando Rodrigo Maia, presidente da Câmara, no Congresso, no grupo WhatsApp do Brasil 200, uma poderosa organização empresarial.

Os apoiadores do presidente estão planejando protestos em todo o país em 15 de março e inundaram a mídia social com memes atacando o Congresso – e até propondo um retorno ao regime militar.

Vários membros do Brasil 200 – incluindo Luciano Hang, dono declaradamente pró-Bolsonaro da rede de lojas de departamentos Havan – manifestaram apoio às manifestações antidemocráticas.

Um investidor, Otavio Fakhoury, até se ofereceu para pagar por caminhões de som para a manifestação. O grupo disse que não está apoiando os protestos, mas deixando os membros decidirem se eles participarão.

As empresas alvo do boicote incluem Havan e outras marcas brasileiras conhecidas, como as lojas de roupas Riachuelo, as lojas de esportes Centauro e a cadeia de restaurantes Coco Bambu.

Pablo Corroche, 38 anos, professor em Porto Alegre, cancelou sua inscrição no Smart Fit e não mais visita a Havan. “Estamos passando por um momento antidemocrático no Brasil e não vou concordar com isso”, afirmou.

Em um e-mail, o Smart Fit disse: “O Smart Fit não suporta nenhum político ou partido. Nossa principal missão é tornar democrático o acesso ao fitness de alto padrão”. A empresa apoia a causa LGBTQIA +, acrescentou.

Isso não parece ter dissipado a raiva do cliente.

Luiz Pimentel, 44, funcionário público do Rio, disse que quando foi cancelar a inscrição no Smart Fit, o casal à sua frente estava fazendo o mesmo. “Os líderes empresariais estão defendendo seus próprios interesses e não as pessoas. Por isso escolhi boicotar não apenas o Smart Fit, mas também outras empresas”, afirmou.

Pedro Parente, 56, dono de uma empresa de informação em Fortaleza, também se juntou ao boicote. “É como descobrir que uma empresa está usando trabalho escravo”, disse ele. “Eu tenho o direito de não consumir seus produtos ou serviços.”

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Demorou para o povo acordar…..e ainda tá fraco….tem que ter uma campanha massiva contra quem financia o fascismo e a destruição dos direitos trabalhistas e sociais…..

  2. O boicote também tem de estender as lanchonetes MADERO. Além de apoiar e convocar para a manifestação fascista de 15/03, também se declara aficionado pela CAÇA “esportiva”!!!

  3. PERIGO É ISSO:
    Ao expulsar representantes diplomáticos da Venezuela esse bando de irresponsáveis e inconsequentes (e nisso inclui-se essas danosas e vagabundas forças armadas) preparam-se para agressão a Venezuela.
    A maior de todas as desgraças que podem ocorrer seguida de vergonhosa derrota será essa submissão total ao pentágono por milicos despreparados e alheios ao poderio militar Venezuelano além do fato de que a Venezuela não está só nessa pelea,existem soldados e armamentos Russos em solo Venezuelano.
    Se esse VAGABUNDO alçado fraudulentamente ao mais alto posto da Nação não for imediatamente deposto juntamente com todos os canalhas militares que enojam a tradição Brasileira de dialogo estaremos sendo dizimados por artilharia de longo alcance.
    Os EUA não tem peito para invadir Venezuela assim como não tem com Cuba por terem conhecimento dos misseis apontados pra sua janela que podem em minutos destruir metade de seu País.
    Imaginemos o que pode ocorrer no Brasil cujo armamento possui munição para duas horas segundo o próprio exército.
    O BRASIL PREPARA-SE PARA UMA AVENTURA DANTESCA E TODOS SEREMOS VÍTIMAS DE LOUCOS GENOCIDAS.
    É PRECISO DERRUBAR ESSE GOVERNO URGENTEMENTE!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador