Toffoli suspende inquérito contra Aécio

Decisão cautelar é válida até que o ministro tenha acesso as informações do inquérito

Foto: AFP/ANDRESSA ANHOLETE

Jornal GGN – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu nesta terça-feira, 28 de julho, a tramitação de inquérito contra o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que apura desvios de recursos públicos na construção da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais. 

A decisão cautelar é válida até que o ministro tenha acesso às informações do inquérito, como as delações dos diretores da OAS e da empreiteira Santa Bárbara.

Toffoli atendeu pedido da defesa do deputado, que alegou ilegalidades na investigação, argumentou que não teve acesso aos autos do processo e solicitou uma decisão liminar porque Aécio tinha uma oitiva marcada para 6 de agosto. O ministro também suspendeu o depoimento.

“Após extenso arrazoado requer a suspensão do andamento do inquérito policial citado, especialmente da oitiva do reclamante — agendada para o dia 6/8/2020 — até o julgamento final da reclamação”, disse Toffoli no despacho.

A investigação apura suposto pagamento de propina à Aécio, quando era governador de Minas, para favorecer a AOS e a Santa Bárbara na construção da Cidade Administrativa.  

O relator do caso no STF é o ministro Alexandre de Moraes, mas o presidente Corte responde aos pedidos durante o recesso do Judiciário. Tofolli deu 48 horas para que a Vara de Inquéritos Policiais da Comarca de Belo Horizonte se manifeste sobre o caso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Rede pede ao STF que estados e municípios possam ter planos próprios de vacinação

3 comentários

  1. Minha geração está perdida…
    O golpe não acabará nunca…
    Os vícios vão se perpetuar no judiciário…
    E num pais com judiciário com 2 pesos e 2 medidas
    é uma avenida para corrupção…
    Tudo poderá ser contornado…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome