Treze de 16 cidades do Amapá estão sem energia há três dias

Relatos de moradores nas redes sociais mostram desabastecimento no comércio e dificuldades dos moradores da capital do estado, Macapá

População do Amapá deve seguir sem energia pelos próximos dias Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jornal GGN – Os moradores do Amapá estão há três dias sem energia elétrica devido a um incêndio em uma subestação da capital, Macapá, a única que conecta o estado ao sistema nacional, gerando um apagão em 13 das 16 cidades do estado. O incêndio atingiu também um segundo transformador em funcionamento.

Dentre os impactos gerados pelo apagão, estão a falta de energia em 13 dos 16 municípios do estado, incluindo toda a região metropolitana – em Macapá, apenas os serviços essenciais tem energia; falta água mineral, água encanada e gelo; internet e serviços telefônicos estão comprometidos; o abastecimento nos postos de gasolina está comprometido; e não é possível efetuar compras com cartão ou usar os caixas eletrônicos.

Moradores aproveitaram o restante das baterias de seus celulares para falarem da situação local, e hashtags como #SOSAmapa e #AmapaPedeSocorro ganharam força nas redes sociais. Veja alguns dos relatos abaixo:

https://twitter.com/enylielk/status/1324732573935915009

De acordo com a Agência Brasil, os amapaenses vão continuar ser energia elétrica pelo menos até a tarde desta sexta-feira. O novo prazo foi informado pelo Ministério de Minas e Energia nessa quinta-feira.

A segurança energética do estado só estará garantida, segundo o ministério, em um mês, com a montagem do terceiro equipamento enviado de Boa Vista, Roraima.

Na subestação incendiada, havia um terceiro transformador – que estava parado com defeito desde dezembro do ano passado. A manutenção dos equipamentos cabe à empresa de transmissão, a Isolux, contratada pelo governo federal.

Segundo o site do governo do Amapá, o abastecimento do estado é de responsabilidade da CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), empresa de sociedade de economia mista cujo acionista controlador é o Estado do Amapá. A Eletrobras assumiu a gestão em 2015 mediante Acordo de Acionistas.

Atualmente, a CEA é prestadora designada, continuando na prestação do serviço até que o Ministério de Minas e Energia (MME) defina – através de leilão – um novo concessionário.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E parece que são mais 10 dias para ajustar tudo. Se não tivessem “rompido” com a Venezuela que é mais próxima que Brasília, quem sabe algo pudesse ser atenuado? Pelo menos vai se ter um vislumbre do que pode ser futura crise no mundo, quando a briga for com relação a se a água (ou a natureza) é para todos ou para poucos. Sim, porque no Brasil, sem água, sem energia.

  2. Que vergonha mídia porcotariva nojenta, tão mais preocupados com a eleição no país dos outros, eleição que vai mudar pra continuar tudo na mesma, tomem vergonha na cara, seus maus brasileiros ….ou se mudem…

  3. Tá na cara que o objetivo é privatizar sucata. Se bobear ainda teremos de pagar para alguém aceitar essa companhia.
    Os bicudos emplumados fizeram escola.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador