TRF-4 mantém condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia

Tribunal sediado em Porto Alegre recusa recursos encaminhados pela defesa, que ainda poderá recorrer às cortes superiores antes de prisão

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre) rejeitou os recursos encaminhados pela defesa do ex-presidente Lula em sessão virtual, e manteve a condenação dele a 17 anos e um mês de prisão no caso do sítio de Atibaia (SP).

Os advogados tentaram adiar a sessão virtual, argumentando que os direitos poderiam ser cerceados sem a presença das defesas no julgamento. A decisão desfavorável a Lula foi tomada de maneira unânime pelos três juízes responsáveis. Também foram condenados, entre outros, os empresários Léo Pinheiro, da OAS, e Emílio Odebrecht.

A defesa de Lula afirmou que a decisão tem “caráter injusto e arbitrário” e reclamou da realização da sessão de modo virtual. Também disse que a condenação se baseia em depoimentos de delatores e que vai recorrer da decisão.

O ex-presidente é acusado de receber propina das empreiteiras OAS e Odebrecht por meio de reformas e benfeitorias no imóvel em Atibaia como contrapartida a benefícios em contratos na Petrobras quando foi presidente. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

Leia Também
Crimes da Lava Jato (I): acusações a quem investiga Bolsonaro, por Marcelo Auler
Como a democracia morre no Brasil, por Laurindo Lalo Leal Filho
Sergio Moro é a pauta do novo projeto jornalístico do GGN

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Apoio de Lula a Tatto despolitiza o Brasil, por Ion de Andrade

6 comentários

  1. Perguntar não ofende. Logo, quando no Brasil chegará o dia em que o crime grave de abuso do poder será punido? Quando voltarão a ser exigidas provas objetivas para configuração de crime, QUALQUER que seja o acusado? Enfim: quando a lei será, REALMENTE, cumprida imparcialmente? Será utopia?

  2. Pau que nasce torto morre torto! Vejo que o antigo dito popular pode se assentar perfeitamente, na percepção de que a existe uma nítida e implacável perseguição da turma do TRF4, contra Luiz Inácio LULA da Silva. Quanto mais a justiça usa a política para julgar, mais Lula é reconhecido, homenageado e laureado internacionalmente e isso parece ser como um chicote do mundo castigando algumas decisões que foram classificadas de ilegais. Não se pode deixar de lembrar, que algumas decisões deste tribunal, juntamente com as de outras instituições do poder judiciário, mesmo contestadas por grandes juristas brasileiros, foram de grande contribuição para alijar Lula do último pleito eleitoral, fato que culminou com a eleição do atual presidente, que por ironia do destino é hoje o principal responsável não apenas pela degradação da sociedade e do país, mas também responsável pelas constantes desavenças, que denigrem e degradam vergonhosamente a imagem e a credibilidade do executivo e do judiciário. Ainda que o nome e sobrenome dos responsáveis por toda a tragédia, que se abate pelo país, fiquem registrados na memória do povo e manchados nos arquivos da história, a perda maior recairá sobre a instituição do poder Judicário.

  3. Agora que o sujomoro perdeu a boquinha arranjada em troca de bons serviços, os 3 patetas estão querendo o que? Será que ainda querem aparecer, arrumar alguma coisa e depois levar um pé na bunda também?

  4. GOLPE É GOLPE. Eles não podem voltar atrás. Como sempre falei, essa ditadura disfarçada deve durar de 15 a 25 anos(2015 a 2040). Os “mericano” não podem fazer por menos pois custou caro pagar essa gentalha toda para TIRAR Lula e o PT do caminho. Vem aí muita FOME , MISÉRIA E ANALFABETISMO, como na ditadura anterior. Como nas DEMOCRACIAS AMERICANAS de PARTIDO ÚNICO COM DOIS NOMES E SEM OPOSIÇÃO, Povo não vota , só os “DELEGADOS”.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome