Relato Pessoal: como com Ministros/STF, para nós questionamentos também começam em casa

(Reproduzo abaixo mensagem enviada ao Luis Nassif, que tão bem me acolheu em seu blog, desde o momento em que resolvi ser mais ativo na luta atual. Obrigado, Nassif)

************

Dureza, Nassif.

Meu pai há dias tem apelado para que eu pare de escrever. Diz que teme que eu nunca mais arranje emprego no Brasil, que eu destrua minha carreira, etc.

Se é assim com um simples advogado que posta em um blog, que nem no Brasil vive, o que não sofrerá um Min. do STF?

Sempre mando meus posts pra ele, em particular. Lá em casa sempre foi um “pega pra capar”. Minha mãe brizolista histórica e meu pai tucano. Cresci vendo e ouvindo embates sobre política que não raro chegavam aos gritos e portas batidas. Certamente essa politização precoce em muito influiu – benza, Deus – na pessoa que sou hoje.

Meu pai, muito envergonhadamente diga-se em seu “favor”, apoia o golpe (na linha “instituições estão funcionando normalmente”… aff…) e inclusive postou foto no Facebook naquela última passeata pró-golpe em Copacabana.

Por isso tenho sempre marcado ele nos meus posts. Temos um dialogo franco, mas ele é incapaz de dizer o mínimo que eu quero ouvir: “é um golpe sim, mas eu o apoio”. Como filho só quero a sua sinceridade, não o convencer.

O constrangimento dele aumentou muito ultimamente, registro. Nos primeiros posts ele sempre retorquia na linha “instituições estão funcionando normalmente”. De uns 15 dias para cá (penso que desde que Moro vazou os áudios Dilma/Lula) não fala mais nada. Eu o marco nas publicações e ele nada responde.

Só manda apelos cada vez mais frequentes pelo whatsapp pedindo que eu pare des escrever, “como preocupação de pai que ama e se preocupa com o futuro de seu filho”. Ele é sincero e sua preocupação me comove.

Mas felizmente estou muito bem aqui na Suíça. Quantos no Brasil não estarão tão confortáveis para expressas publicamente suas visões? De forma que, gozando da liberdade dos Alpes, não pretendo parar de escrever não.

Hoje me emocionei um pouco.

Conversava com pessoas próximas que temiam como eu me sentiria se no final desse tudo errado, já que estava “tão engajado”. E eu falei: pois é justamente estar engajado agora que me permitirá me sentir menos mal depois, caso o pior ocorra.

Eu fiz a minha parte (mínima que seja) e não me omiti. Emocionei-me fazendo um paralelo (muito inadequado, é verdade, pela dimensão diferente dos sacrifícios pessoais) entre aqueles que se levantaram contra o arbítrio em 70 e nós, que o fazemos hoje em 2016.

Pensava eu com olhos marejados ao responder a esses que se preocupavam comigo:

– talvez a jovem Dilma Roussef, tivesse nascido como eu nos anos 80, estivesse hoje louca da vida gritando em um blog ou em tweets e mais tweets.

Ela certamente pagou – e está pagando agora – um preço muito maior do que eu jamais irei pagar. E tem a minha TOTAL solidariedade, apesar de qualquer crítica que eu eventualmente lhe dirija.

(impossível conter o marejar dos olhos novamente ao escrever essas últimas linhas)

Apesar do caráter pessoal dessa mensagem, vou eu tomar a iniciativa – agora tão corriqueira – de “vazá-la” eu mesmo no meu blog. Pode fazer o mesmo se quiser.

Creio que muitos que frequentam o seu blog hão de se sentir assim também. E da mesma forma devem estar enfrentando questionamentos em casa de quem os ama.

Abraço e vamos em frente.

Não vai ter golpe. No pasarán.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Romulo, muito bonito seu

    Romulo, muito bonito seu texto.

    Vou tentar fazer apenas um contraponto. E falo sinceramente de quem sempre defendeu esse Govenro perante amigos e familiares.

    O grande problema é que 90% ou mais da população não está nem ai para isso. Como o País não está em uma boa situação, querem que a Dilma saia e pronto, não estão ai para pirncípios.

    Outro ponto é que o Governo, de fato, errou muito. Que o outro lado é golplista eu não tenho a menor dúvida, mas o Governo deu muitos motivos, economicos, políticos, etc,, etc, Muita gente acredita nisso de maneira sincera e por isso também apoia a saida dela. Independente dos erros dos outros, itpo Cunha.

    O que está havendo ? Pegaram um erro que ela cometeu de muitos e estão tentando tirá-la do Poder politicamente por isso.

    Isso é golpe ? Sinceramente não tenho esas certeza.

    Creio que devamos ficar tranquilos. Não esperar nada desse parlamento. Caso Dilma saia tavelz seja mesmo o melhor para acalmar a socieadde.

    O que irão dizer quando Temer assumir ? Que todos os problema acabaram ? Ou vão chamar Temer de comunista também se ele manter o bolsa família e o Mais médicos ?

    Talvez seja importante para a sociedade brasileira que passe por isso.

    E um aprendizado para Governos mais a esquerda. O Governo atual sequer tem um porta-voz para se dirigir a nação. São muito amadores. Se ela não cair, creio que será só porque o outro lado não tem bem definido um chefe.

    1. Simples assim

      Caro,

      Desulpe discordar da sua falta de certeza.

      É como digo com o meu pai: não questiono mais o apoio (quem tinha que tomar lado ja tomou) à saìda de Dilma. Nem quero convencer ninguém. No ambiente radicalizado atual não há mais espaço para isso.

      Ficaria satisfeito com que pessoas cujas opinões respeito – e apioam a saída de Dilma custe o que custar “pelo bem, da economia, do país, etc.” – admititam que isso está sendo tantado através de um golpe sim.

      O que é golpe? Passar por cima das regras do jogo para atingir os fins que dentro das regras não se consegue.

      Impeachment sem crime é golpe.

      Simples assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador